Translate

sábado, 12 de fevereiro de 2022

NUNCA PEÇA PARA O DIA DE AMANHÃ

 





Os haitianos têm o seguinte provérbio: “Atrás de uma montanha está outra montanha.”


Talvez esse dito indique uma maneira prática de encarar os obstáculos que necessitam ser suplantados no futuro. No entanto, há muita gente que sente uma certa preocupação de encarar os obstáculos e até mesmo medo de nunca ser capaz de se libertar deles e não conseguir progredir.

Quando nos sentimos assoberbados, às vezes temos a tentação de adiar as questões, dizendo para nós mesmos: “Tratarei disso amanhã”, com a vaga esperança de que a passagem do tempo facilite de algum modo a resolução dum determinado problema.

São atitudes como essas que pretendem impedir-nos de reconhecer o bem sempre presente. 

Na minha vida muitas vezes fui movida a mudar de perspectiva, adotando uma visão espiritual que me ajuda a ver mais facilmente a incessante e invariável continuidade do bem.

Poderemos ter certa dificuldade em compreender esse conceito, se nos consideramos mortais isolados, automotivados e à mercê do acaso. Essa maneira de encarar as coisas debilita nossas possibilidades de resolver problemas e torna quase impossível fazê-lo. 

Contudo, ao compreendermos um pouco melhor nossa relação com Deus, ao nos apercebermos de que somos as Suas ideias espirituais, divinamente criadas, orientadas e eternamente sustentadas por um Pai que estima o Seu Filho com ternura maternal, bem como com força paternal, será natural esperar um dia pleno de bênçãos. Então, tal como o Salmista, declaremos: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” Tenho vindo a sentir-me reconfortada e alegre à medida que vou tomando consciência do que é possível, ao enfrentar o dia sob esse ponto de vista.

No entanto, o que dizer quando nos sentimos tentados a protelar o tratamento dum determinado problema para mais tarde, para quando tivermos mais tempo, nos sentirmos mais aptos ou, simplesmente, quando já não tivermos mais desculpas? Poderá, então, ser útil fazer uma pausa nesse mesmo momento e reconsiderar mais profundamente a proximidade imediata do cuidado de Deus. 

Deus, que é Amor infinito, mantém e sustenta o Seu filho agora e para sempre. É essa a razão pela qual não temos de esperar que o tempo passe para encontrar soluções para os nossos problemas. Em vez disso, podemos confiar em que neste preciso momento, hoje, as nossas necessidades estão sendo supridas, mesmo quando ainda não estejamos vendo a evidência desse fato espiritual.


Poderá ser tentador pensarmos que assuntos de menor importância, tais como tarefas diárias ou dissabores passageiros com amigos ou colegas de trabalho, não se encontram sob a jurisdição de Deus. Ou talvez estejamos enfrentando um problema aparentemente grave, físico ou financeiro, e já não temos esperança de poder corrigi-lo. Ainda assim, cada vez mais que ganharmos um claro vislumbre da verdadeira natureza de Deus como Amor infinito e do homem como a ideia do Amor, veremos maior evidência do controle amoroso e total que Deus tem do nosso dia. Perceberemos também que não há nada a recear pelo dia de amanhã, uma vez que esse dia pertence a Deus também.


Certa vez, vivi uma situação que me ajudou a libertar-me da tendência de me preocupar acerca de qualquer problema que o dia de amanhã me pudesse trazer. 

Quando estávamos de mudança para outro estado, minha família e eu pernoitamos num hotel. Acordei muito cedo, antes do resto da família, amedrontada e preocupada com o que nos esperava. Naquela altura, ainda nem sequer sabíamos onde iríamos viver nem trabalhar. Procurei dentro de uma gaveta a Bíblia, que é normalmente fornecida pelos hotéis, abri-a ao acaso e li a reconfortante declaração de Cristo Jesus: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Essas palavras gritaram-me: “Confia!” 

O confiar passou a ter um significado muito profundo para mim. Confiar já não significava apenas a esperança de que um Deus longínquo quisesse me auxiliar. Eu me apercebi de que a verdadeira confiança engloba a compreensão da bondade todo-poderosa de Deus, bem como da relação inseparável do homem com Deus. Nessa manhã, ao me recordar dessa relação inviolável, o medo que tinha vindo a sentir foi expulso e eu me encontrei pronta a confiar em Deus. Pouco tempo depois as nossas necessidades de alojamento e emprego foram satisfeitas.


À luz das frequentes previsões assoladoras em relação à economia, é reconfortante compreender a totalidade de Deus. 

Muita gente tem se apercebido de que a Ciência Cristã lhes tem ensinado uma maneira prática e sensata de confiar nEle ao procurar orientação, quando confrontados com alguma dificuldade. 

Assim, examinemos cuidadosamente as bênçãos deste dia, em vez de tentar resolver hoje os problemas do dia de amanhã. 

O confiar na invariável e inesgotável bondade de Deus concede-nos uma base segura, a partir da qual poderemos combater qualquer previsão sombria sobre o dia de amanhã. Numa de suas obras, a Sra. Eddy aconselha: “Nunca peçais para o dia de amanhã; é suficiente que o Amor divino seja socorro bem presente; e se esperardes, sem jamais duvidar, tereis a todo o momento tudo o que necessitais.”

Por mais sombrias que as circunstâncias que se nos apresentam possam parecer, Deus está cuidando de nós a todo momento. 

Assim, tal como eu fiz há muito tempo naquele quarto de hotel, torna-se essencial ganhar uma profunda apreciação pelas possibilidades que o dia de hoje nos dá e reafirmar que há um Deus, que Ele cuida de nós, e que, uma vez que Ele já está conosco, podemos ver provas da Sua presença hoje mesmo.



(De O ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÃ)




Irene S. Bowker

Nenhum comentário:

Postar um comentário