Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2026

O “Eu” Inofendível

 


Assim disse Mahatma Gandhi: “O Eu é inofendível!”. Quem estuda a Verdade deve ir a fundo no entendimento desta frase. Por quê? Para não passar a vida toda nesta posição de “estudante”! 

Há uma Consciência cósmica oniativa sendo o Eu Universal Onipresente. Esta Presença é a minha, a sua, e a Presença de tudo e de todos. 

Quando falamos em “Eu”, falamos desta Consciência iluminada à qual Gandhi se referiu como “inofendível”.

Por que é “inofendível”? Por ser única! Por ser tudo! Por estar aqui e agora evidenciada como Consciência infinita!

Nossa identificação com esta Consciência põe fim à CRENÇA em “mestres e estudantes da Verdade”! Nunca existiram! 

Jamais a Consciência cósmica deixou de ser única, de ser tudo, de ser infinita! Por isso, seria lamentável alguém dizer que “foi ofendido”, que foi “maltratado”, que “não foi correspondido em sua boa ação”, etc.. Estaria somente dizendo a si mesmo que é NADA! Um ilusório ser humano dualista, incapaz de se ver como o real Eu ÚNICO, de natureza infinita! E, se não consegue atuar como esta Onivisão, que Verdade estaria estudando? Que Verdade estaria sendo? NENHUMA!

Nada há, além de “MIM”! Perdoar “setenta vezes sete vezes”, como Jesus disse que deve ser feito, significa “não enxergar ofensor”! Significa não se identificar com a suposta “mente carnal”! 

Tudo que os supostos “sentidos humanos” registram, é puríssimo NADA! Não captam o “Eu”, por serem “sentidos ilusórios”! E sendo ilusórios, captam unicamente IRREALIDADES!

Que há, de fato, onde aparenta haver um “eu e um ele”? HÁ UNICAMENTE “EU”! Este é o “EU” que os ensinamentos espirituais revelam ser o “Eu que Eu Sou”! Tem ele algo a ver com “mundo terreno”? Não! Este “Eu” é DEUS, e “Deus é Espírito”.

Quando Jesus revelou que “deste mundo não somos”, estava dizendo o mesmo que disse Buda, ao revelar que “olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente, são o nada”. REVELAVAM A INEXISTÊNCIA DE “OUTRO EU”, seja “estudante da Verdade” ou não! 

Portanto, durante as “contemplações absolutas”, é preciso “ir além” delas próprias, percebendo a Verdade absoluta de que “não existe contemplante da Verdade”! TUDO É “EU” – TUDO É A CONSCIÊNCIA CÓSMICA SENDO! Nesta “total transcendência”, é percebido que também “quem transcende” jamais existiu!! UNICAMENTE EXISTE DEUS!

Quando alguém aparentemente se vê “curado”, ou com “seu problema resolvido” , o que lhe ocorreu foi a manifestação deste “Eu”, único e perfeito, que é Deus sendo sua real identidade! Portanto, “nadifique” os supostos sentidos humanos, e se veja, de fato, sendo DEUS!


*

terça-feira, 23 de junho de 2026

Percebe-se A Onipotência Divina A Partir Do Referencial De Deus!

 



Se a Verdade revelada diz que DEUS É ONIPOTENTE, e o mundo diz que ”HÁ DOIS PODERES”, que é a ILUSÃO, o nosso referencial de reconhecimento da Existência precisa ser o MESMO REFERENCIAL DE DEUS, OU DA VERDADE! De nada nos adiantará partir da ILUSÃO, aceita hipnoticamente pelo mundo, e, deste referencial sem qualquer respaldo divino, ficarmos lutando para “admitir forçadamente” que DEUS É O ÚNICO PODER!

Alguém que não se permite “hipnotizar pelas aparências”, é aquele que já parte do Referencial da Verdade”, e já se vê contemplando a Presença única de Deus e de Seu Reino, aqui e agora!

Quando Jesus disse que “o Pai se agradou em dar-nos o Seu Reino”, é preciso que entendamos esta revelação corretamente, isto é, não existe Deus nenhum que tivesse “resolvido”, em dado momento, dar-nos o Reino d’Ele! Para Deus, SOMENTE EXISTE O REINO D’ELE! Mas, por saber que um “hipnotismo de massa” levava toda a humanidade a acreditar em VIDA NA MATÉRIA, Jesus fez aquela declaração, para EXPOR A VERDADE JÁ REINANTE: DEUS É TUDO, É QUEM SOMOS, É O UNIVERSO ESPIRITUAL EM QUE ESTAMOS!

Este é o REFERENCIAL DA VERDADE ETERNA: DEUS , COMO PODER ÚNICO, RECONHECIDO COMO A ONIAÇÃO QUE ABRANGE A TODOS! Fato PERMANENTE, e que se dá acima do suposto “mundo de aparências”.

Por partir do “referencial da ilusão”, segue a humanidade crendo em vida material e dividindo as pessoas segundo “crenças religiosas”, ou seja, em vez de cada um SE ENTENDER ESTANDO NA ONIPRESENÇA, UM SE ENTENDE ESTAR EM CATOLICISMO, OUTRO EM PROTESTANTISMO, OUTRO EM KARDECISMO, OUTRO EM BUDISMO, ETC.. Desse modo, não entende a UNIDADE PERFEITA, o EU SOU ONIPOTENTE, SÓ FAZENDO PRESERVAR A ILUSÃO DE SEPARATIVIDADE!

Todos esses apegos e idolatrias, ligados a supostas “correntes espiritualistas”, são decorrências da errônea aceitação do “referencial do mundo”.

Jesus revelou a UNIDADE que, com ele, somos em Deus! Não fundou religião nenhuma, além de deixar claro que, “quem não é contra nós, é por nós”. Esta mente aberta e magnânima refletia seu conhecimento da Verdade de que UNICAMENTE DEUS É REALIDADE! “E vós também testificareis, pois, estivestes comigo desde o princípio” – disse Jesus!

Quando as pessoas deixarem de se ver “no mundo”, e em “religiões do mundo”, para unicamente focarem Deus a partir do Referencial de sua Unicidade e Totalidade, contemplando a SI MESMAS como a própria Presença do DEUS VIVO, estarão sendo a ONIPOTÊNCIA, SENDO A VERDADE E SENDO A ETERNIDADE! Por outro lado, enquanto houver “identificação” com o “referencial da ilusão”, a CRENÇA EM DOIS PODERES LHES PARECERÁ REALIDADE, E A VERDADE LHES PARECERÁ “FRUTO DE SUAS DEDICADAS E CONTÍNUAS ORAÇÕES”, E NÃO A ÚNICA EXISTÊNCIA JÁ AQUI E AGORA EVIDENCIADA!
*

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Oniação, Contemplação E Sombra

 



Estamos todos, exatamente agora, sendo a Oniação divina onipresente, espiritual e perfeita, chamada “Universo”! Não há nem poderia haver “outra ação”, senão esta, que é DEUS EM AÇÃO! 

Quem Acreditar em “outro Universo”, em “outra ação”, em “outra presença”, estará unicamente “sendo nada” , usando a “mente que é nada”, e acreditando no que é “nada”!

Esta Verdade é o “Mim” – e todo aquele que “permanece em Mim”, permanece na Verdade, e sendo a Verdade!

A contemplação, ao contrário do que acredita a “mente humana”, está infinitamente distante da inatividade! 

O mundo muitas vezes diz: “Precisamos agir! Não podemos ficar só em contemplação!” E, com isto, busca colocar em atividade uma “sombra”, um irreal “eu humano”!

A contemplação, corretamente entendida, faz “alguém perceber ESTAR ATIVO COMO ONIAÇÃO, e nunca se achar sendo “carnal inativo”! Esta visão limitada, e errônea, decorre da aceitação ilusória de que “somos o que dizem os sentidos humanos”. Porém, o que a humanidade recebeu, como revelação dos mensageiros da Verdade, é que tais “sentidos” são irreais, e tudo quanto eles captam e informam, é ILUSÃO!

“Quer dizer que nada existe? Nada é real?” – assim indaga aquele iludido pelos “sentidos humanos”! Para ele, dizer que o que “ele acredita” não existe, equivale a se dizer que “nada existe”!

Nenhum mensageiro da Verdade disse que “nada existe”! Pelo contrário, revelou que o que é EXISTENTE, o que é REALIDADE, é unicamente DEUS!

Se alguém ainda crê em “existência terrena”, por falta de revelação é que não é! 

“As coisas do mundo fenomênico são todas inexistências e as fases mentais são todas vãs” – assim ouviu Masaharu Taniguchi, enquanto recebia a revelação divina que deu origem à Seicho-no-ie. Seria uma revelação nova? Não, apenas um endosso das revelações já recebidas! 

Em Isaías, 40: 17, encontramos: “Todas as nações são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã”. 

O apóstolo Paulo disse a mesma coisa, ao revelar que os “sentidos do mundo” nada captam do que “Deus faz”!

Em vista disso, só há duas alternativas:
1-) Despojar-se desse “eu” supostamente dotado de “sentidos ilusórios”, ou,
2-) Manter-se nesta irreal personalidade, e vivendo unicamente uma “mentira” ou “falsidade”.

As mensagens não são para cortar pela metade as “crenças falsas”, nem são para “gerar novas crenças”! REVELAM QUE DEUS É TUDO, QUE A MENTE DIVINA É ÚNICA, E QUE O HOMEM É DEUS EM EXPRESSÃO INDIVIDUAL! COMO ESTA VERDADE É ETERNA, REVELA A INEXISTÊNCIA DO “TEMPO” E DE “MUDANÇAS”. EM SUMA, REVELAM O QUE SEMPRE ELAS TÊM DITO SOBRE O SEU “EU”: EU SOU AQUILO QUE DEUS É, TUDO QUE DEUS É, E SOMENTE O QUE DEUS É! AQUI E AGORA!

Contemplando a Verdade, VOCÊ se percebe ONIATIVO, ou na ONIAÇÃO; desse modo, sua AÇÃO EM DEUS é projetada como “sombra”, no ilusório “mundo de crenças coletivas”. A esta “sombra”, sem realidade, sem vida, sem ninguém, e, portanto, sem VOCÊ, a suposta “mente carnal” chama de “mundo”; entretanto, VOCÊ, que conhece a Verdade, repete com Jesus: O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO”!
*

domingo, 21 de junho de 2026

O Puramente Espiritual



Está mais que evidente que um avanço definido se iniciou rumo ao puramente espiritual. Hoje, temos aqueles que estão prontos para abandonar trabalho e esforço no sentido de demonstrar saúde, riqueza e felicidade, para aceitar a Verdade de que não somos carne (matéria), mas Espírito (Rom. 8:9).

Estas lições podem revelar Entendimento àqueles que não vieram de estudos de mentalismo, e também aos que estão preparados para uma expansão que os irá ultrapassar. Os que se autodenominam seres humanos são incapazes de encontrar uma solução aos seus problemas humanos.

Nenhuma terapia para as limitações de uma terra achatada poderia ser descoberta por aqueles que viveram como fazendo parte dela. Quando eles descobriram que a terra é redonda, concomitantemente um novo ponto de vista se lhes abriu. E então, as limitações de uma terra achatada sumiram automaticamente de vista. Ocorre exatamente o mesmo com as limitações chamadas pecado, doença. sofrimento, desejo e guerra. Todas estas, também. desaparecerão sem qualquer esforço, para aquele que reconhecer a si mesmo como Espírito.

Se medo e tribulação pudessem ser curados a cada necessidade que surgisse, jamais saberíamos que nosso Eu e nosso Mundo são completamente perfeitos aqui e agora. 

As promessas de segurança, proteção, paz e imunidade são vistas como certas e seguras por aqueles que recebem, ou aceitam a Luz, de que apenas um Ser está presente – o “Eu” infinito. “De seis angústias Ele (Eu) te livrará, e na sétima o mal não te tocará” (Jó 5:19).

Por que continuar a crer em mortais, quando “Eu sou o Todo de Tudo”? 

Por que persistir em aceitar dois poderes, dois mundos, quando não há nada ao lado de MIM? 

Por que prosseguir com conceitos equivocados, quando “Eu” sou a Mente única que existe? 

Por que lutar e se esforçar para obter ou emergir na Perfeição, quando a Perfeição é o que sozinha está presente?

“Os Vedas” declaram que a realidade não vem através de ginástica mental, mas por amor puro e devoção. Ensinam que a bênção do “Eu” está sempre conosco e que iremos descobri-la, se a buscarmos com sinceridade. Nós eternamente somos o “Eu”, o Absoluto. O objetivo essencial dos Vedas é ensinar a Natureza da Seidade única, e declarar com autoridade que esta constitui o nosso “Eu”; que nós realizaremos perfeita Paz, Serenidade e Bem-aventurança pela devoção constante ao “Eu” que não tem oposto.

É verdade que, se continuarmos a aceitar somente o “Eu” único, esta percepção espiritual nos trará infinita calma, paz e felicidade; estaremos vendo e conhecendo, amando e existindo, como este próprio “Eu”. E prosseguindo no conhecimento de que apenas um “Eu” e um Mundo estão presentes agora, esta Realidade se tornará natural para nós – nítida e certa. Nossa Realização de Deus como nosso Ser, Mente e Mundo é Consciência Divina.

No Infinito não há nenhuma evolução de outros seres, outras mentes, outras consciências. A igualdade não pode ser encontrada em parte alguma, senão em nossa percepção de que nós somos o Infinito.

Desvincule-se da doutrina ou crença de que este Mundo não é o Mundo de Deus; que já não somos dotados agora da Mente de Deus; e que nós precisamos passar por processo evolutivo rumo à Perfeição e Realidade. A Perfeição do Um jamais foi mudada. Ela está sempre aqui.

“Confia no Senhor (no Eterno) de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas…o Senhor será a tua segurança” (Prov. 3: 5,6,26). 

Na versão de Moffat, encontramos que “se confiarmos no Eterno com todo o nosso coração, sem nos apoiarmos em nossa própria visão, conservando a Mente dele em todos os caminhos, Ele iluminará o nosso percurso…o Eterno será a nossa proteção, e nos preservará de todo perigo”.
*

sábado, 20 de junho de 2026

Não existe “Quando”; Tudo É “Agora”!

 



Quem entender a revelação absoluta não mais viverá dependente dos “quandos da vida”! Por quê? Por ter adotado o REFERENCIAL DA VERDADE, que entende a Existência como “TODA CONSUMADA”, AQUI E AGORA.

É comum alguém dizer: “Quando eu melhorar, pretendo fazer isto e aquilo”, “quando eu me aposentar, viverei do jeito que gosto”, “quando meus filhos se casarem, vou me dedicar mais às meditações”, etc., etc., etc..

SUA VIDA É DEUS VIVENDO, AQUI E AGORA! DEUS É TUDO! Não há “ser humano” algum sendo VOCÊ e postergando sua PLENITUDE DO AGORA!

Para este “renascimento” ser concretizado, existem as “contemplações absolutas”; com elas, VOCÊ reconhece o AGORA como “tempo único”, e reconhece o CRISTO como o “ser único”! 

Mesmo que um suposto “humano” pareça existir e ter vida, ele é somente uma “imagem hipnótica”, e, aquele que vive limitado aos seus “quandos”, é o que vive ILUDIDO por “existência terrena”.

Trabalhe com a Verdade! Reconheça a Oniação divina como TODA AÇÃO DO AGORA! Entenda a sua INCLUSÃO nesta Oniação perfeita! 

Desse modo, estará ATIVO E SEM “QUANDOS”, assim como vivem as “aves do céu” e os “lírios do campo”! Vezes e mais vezes este exemplo dado por Jesus esteve aqui sendo repetido! SUA VIDA É PAUTADA NELE? VOCÊ VIVE À MODA DAS AVES DO CÉU E DOS LÍRIOS DO CAMPO? É este o segredo para a vida harmoniosa! VIVER O “AGORA”!

Cuide realmente para que a ilusória “mente carnal” não o iluda com seus “quandos”! 

COMECE JÁ A UNICAMENTE SE VER NA ONIAÇÃO E, PORTANTO, SE VER ATIVO! 

FIQUE ATENTO À VIDA QUE VIVE AGORA! E, DESSE MODO, FIQUE ATENTO À VERDADE DE QUE ESTA “SUA” VIDA É A VIDA DE DEUS!

São estes cuidados que põem fim às preocupações infundadas com o “futuro”, e que fazem do AGORA um cenário de realização!

Primeiro DEUS, ou seja, a consciente INCLUSÃO em Sua Oniação; depois, observar como se dá naturalmente o “agir pelo não agir”, que, será uma “atividade sem ego”, tal como a gota se move no oceano, segundo a vontade e a movimentação do próprio oceano.

Quando VOCÊ se habituar a “se deixar levar pela Oniação”, entenderá a “vida pela graça”, que é VIVER O CRISTO EM UNIDADE COM O PAI, OU, “SER O FILHO QUE FAZ O QUE VÊ O PAI FAZER”!

*

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Acolha O Reino De Deus Com A Mente De Cristo!

 



Quando é feita a leitura de que “estamos no Reino de Deus”, enquanto o que capta a suposta mente humana é uma ILUSÃO, deve ser feita uma “soltura total” dos “quadros visíveis”, juntamente com o reconhecimento de que “temos a Mente de Cristo”, a Mente infinita que capta o infinito. Em outras palavras, a leitura deve ser acompanhada pela “aceitação” com ela condizente.

Se ficarmos só lendo que “vivemos numa Realidade infinita”, mas presos à CRENÇA de que “vivemos em mundo material finito”, a leitura ficará estagnada neste “intelecto” da ILUSÃO!

Se alguém, num cinema, estiver vendo um filme em que uma caravana passa por um deserto escaldante, com as pessoas sedentas parecendo estar desesperadas em busca de água, ele acabará se sugestionando e também sentindo estar com sede. Isto já aconteceu, certa vez, e, ao término do filme, as pessoas correram aos bares das proximidades para comprar bebidas! Isto prova a natureza iludível da mente carnal, bem como prova que, se ela não for doutrinada para não se deixar hipnotizar, facilmente levará a pessoa a crer em suas falsidades!

A humanidade, em sua maioria, sequer tem noção de que “os quadros visíveis” são todos irreais! Desse modo, vivencia cada um deles crendo serem verdadeiros! E se formos avisar que são “miragens”, não crerá! Entretanto, acreditando ou não, todas as imagens captadas pelos sentidos humanos são ilusórias! E elas somente darão lugar às “imagens verdadeiras”, universalmente mantidas por Deus, quando cada um se dedicar a reconhecer o que é real, e desfazer-se do que é irreal, em conformidade com as revelações divinas recebidas através dos séculos!

Os discípulos disseram a Jesus: “Quando virá o Reino?” 

Jesus disse: “Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o veem” (Evangelho de Tomé).

Esta revelação do Reino de Deus, como já chegado, deve ser o foco fixo de nossa percepção, o que significa que o suposto “mundo material” precisa “sair de foco”! De pouco adianta alguém ficar lendo e crendo haver um Reino PERFEITO aqui, mas, se prendendo ao foco ilusório que não o percebe!

As contemplações devem ser feitas neste estado de espírito: EXATAMENTE AQUI E AGORA, ESTOU EM DEUS E EM SEU REINO ETERNO DE BEM-AVENTURANÇAS! 

MINHA MENTE É A MENTE DE CRISTO, INSTRUMENTO DIVINO APTO A DISCERNIR A ONIPRESENÇA ONIPOTENTE DE DEUS SE EXPRESSANDO INFINITAMENTE E INDIVIDUALMENTE COMO O CRISTO QUE EU SOU!

Não existe “mente humana”! Ela não passa de FALSA CRENÇA COLETIVA, e mais nada! 

Veja-se, portanto, com a Consciência iluminada, já captando a Realidade Infinita, fazendo e se dedicando as “contemplações” nesta sensação de “total abertura e receptividade ” ao que é REAL!
*

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Não Existe “Mundo De Aparências”

 



A crença em “vida material” é o enorme embuste que, aparentemente, tira de quem estuda a Verdade o FOCO do estudo, que diz: DEUS É TUDO, TUDO É DEUS. Todo desvio deste FOCO estará sendo ILUSÃO ACEITA! 

Não há Onipresença divina ao lado de “mundo de aparências”! Ou ficamos com a TOTALIDADE DE DEUS, que é ESPÍRITO, ou ficamos com as CRENÇAS DUALISTAS, que retêm o ilusório “eu humano” através de divagações filosóficas, vazios conceitos da “mente carnal”, que tudo faz para desviar alguém do CRISTO, que cada um é, para dar crédito a uma “sombra sem vida”, chamada “ego”.

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt. 16: 25: 26).

Jesus bem conhecia este ardil da ILUSÃO, que puxa a atenção para o ilusório “mundo de aparências”. Desse modo, foi claro e radical: aquele que perder este conceito ilusório de vida, achará a sua VIDA REAL, que é O CRISTO!

Há ensinamentos que levam em conta o “mundo fenomênico”, vinculando-o ao MUNDO REAL. NÃO CAIA NESTA ARAPUCA! 

O MUNDO REAL É O MUNDO ÚNICO QUE, RECONHECIDO, EXCLUI A MENTE CARNAL E TODAS AS SUAS DIVAGAÇÕES! 

O ENSINAMENTO ABSOLUTO É NÍTIDO E CLARO: SOMENTE DEUS É REALIDADE! E, SE ALGUÉM DISSER ESTAR VINCULANDO “IMAGENS HIPNÓTICAS” COM A REALIDADE PERFEITA, UNICAMENTE ESTARÁ SE VENDO NELAS, E NÃO EM DEUS!

SOMENTE EXISTE DEUS E A MENTE DE DEUS! Como vivemos entre CRENÇAS FALSAS COLETIVAS, mesmo que fiquemos só reconhecendo a Onipresença divina, o mundo nos parecerá requerer atenção, na forma de certas concessões. Elas podem e precisam ser feitas; entretanto, sem que nos “achemos vivos em aparências”! Este cuidado, que é uma das “loucuras de Deus”, precisa ser tomado, justamente para não deixarmos que o “ego sem vida” seja reconhecido como o EU que somos! Se isso ocorrer, não haverá nenhuma “prática da Verdade”!

É conhecida a ilustração do faquir que, ao sair do banho, assustou-se ao ver uma cobra perto dele; segundos depois, o susto desapareceu, e também a suposta “cobra”, que era somente uma “corda enrolada”!. O que precisa ser observado, é o seguinte: JAMAIS A COBRA ESTEVE SENDO A CORDA ENROLADA! E JAMAIS A CORDA ENROLADA DEIXOU DE ESTAR SENDO A CORDA ENROLADA! E NINGUÉM CONSEGUIRÁ ASSOCIAR A “CORDA” COM A “COBRA”, QUE JAMAIS ALI ESTEVE PRESENTE!

Se disséssemos que a “cobra” – a ilusão se apresentando – tem seu equivalente na realidade, ou seja, na “corda”, isso não teria sentido algum! Muitos entendem a ILUSÃO como algo dotado de equivalência com a Realidade! 

O FATO É O SEGUINTE: SOMENTE DEUS É A REALIDADE, E ILUSÃO É NADA! Toda pretensão em se desejar lidar com os “dois”, enganará quem assim agir! O “ego sem vida” estará sendo relacionado com o “Eu divino”, as “aparências” receberão endosso descabido, e O CRISTO QUE SOMOS deixará de ser reconhecido, visto e vivenciado!

Não existe “mundo de aparências”! É ILUSÃO! E não existe “cobra”, perto do faquir! É ILUSÃO! ATENHA-SE AO QUE É REAL! DEUS, REALMENTE, É TUDO!
*