Translate

quinta-feira, 27 de março de 2025

Como Pode Ser Ilusão, Se É Vista?

 




Muitas vezes, didaticamente, artigos sobre a Verdade comparam Realidade divina e “fenômeno” – suposta manifestação visível – com um objeto e sua sombra. Por exemplo, se forem vistos um objeto e sua sombra, não haveria dualidade real, porque somente o objeto é substancial, enquanto a sombra é “sem substância”. 

Se movermos o objeto, “a sombra se moverá”; entretanto, somente o objeto terá se movimentado, por ser dotado de substância, enquanto sua sombra, mesmo se mostrando em movimento, é “vazia de substância”, e, sendo o objeto iluminado de todos os ângulos, a sua sombra não mais será vista. Que era ela? NADA QUE TIVESSE ESTADO PRESENTE! Apenas “ausência de luz”.

Quando o ensinamento absoluto revela que DEUS É TUDO, revela, também, que Deus é a ÚNICA SUBSTÂNCIA em Automanifestação onipresente. E DEUS É LUZ INFINITA! 

João, em sua Epístola, declarou a Onipresença da Luz divina; “Deus é luz e nele não há trevas nenhumas”. Nesse caso, seria possível existir alguém “caminhando em trevas”? Não! 

Que seriam, então, as “aparências de trevas” reconhecidas pela “mente carnal”? Realidades não seriam! Por isso, os artigos revelam ser ILUSÃO, isto é, “sombras insubstanciais” se mostrando como “atividades inexistentes”!

Diante destas afirmações, sempre a “mente carnal” indaga: “Como podem ser inexistentes, se eu as vejo como existentes?” 

Num linguajar mais preciso, poderíamos responder: “Elas são existentes, mas não têm realidade!” 

Um sonho, fazendo uma analogia, seria “existente”, mas nunca seria “realidade”; 

Uma “miragem” seria “existente”, mas nunca seria “realidade”; 

A matéria seria “existente”, mas nunca seria “realidade”; 

A doença seria “existente”, mas nunca seria “realidade”.

Que faz a Metafísica? Afirma que “toda existência que não possui realidade, é ILUSÃO! E, para ser de praticidade extrema e direta, afirma: TODA EXISTÊNCIA QUE NÃO TEM REALIDADE, NÃO EXISTE!

O que importa é o “desmantelamento da ilusão”, e não uma discussão filosófica de termos utilizados! No caso, o que nos interessa, é a VERDADE! Deus é tudo! Somente DEUS É REALIDADE! NADA TEM REALIDADE, SENÃO DEUS! NADA, ALÉM DE DEUS, EXISTE!

Se nada “além de Deus” existe, não tem realidade, não tem substância, COMO PODE APARENTAR EXISTIR? Quem somente olhasse a “sombra de um objeto”, sem que pudesse estar vendo O OBJETO QUE A PROJETOU, faria a mesma pergunta: “COMO PODE A SOMBRA SE MOVER E ESTAR SENDO VISTA, SE NÃO TEM REALIDADE?”. Mas tal indagação seria descabida, para quem estivesse VENDO O OBJETO!

Assim, se alguém desejar explicações sobre COMO APARÊNCIAS PODEM SER IRREALIDADES, ele terá de “VER” A REALIDADE! 

ASSIM COMO A SOMBRA DE UM OBJETO DESAPARECE, SENDO ELE INTEIRAMENTE ILUMINADO, A ILUSÃO DESAPARECE, QUANDO A VISÃO É INTEIRAMENTE ILUMINADA! Para ONDE teria ido aquela sombra? Responda VOCÊ MESMO!






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário