A chave do “conhecimento da Verdade” está numa “mudança de referencial”.
Que significa “mudar de referencial”? Significa REINTERPRETAR o que APARENTA SER pelo reconhecimento DAQUILO QUE REALMENTE É.
As ilustrações e alegorias que, há milênios, figuram nos ensinamentos espirituais, todas elas sugerem a “mudança de referencial”, uma REINTERPRETAÇÃO QUE CONDUZ A NOVA VISÃO, A NOVA ATITUDE, decorrentes de um FATO que deixou de ser entendido EQUIVOCADAMENTE!
Para exemplificar, consideremos a milenar parábola budista, chamada “A serpente e a corda”. Diz o seguinte: “Um faquir, ao sair do banho, percebeu uma serpente próxima a ele, causando-lhe enorme susto e terror; e, ainda assustadíssimo, vendo melhor, notou ser apenas uma corda enrolada!”.
Naquele exato instante, “sumiu a serpente”, acabou seu susto e medo, e HOUVE A SUA REINTERPRETAÇÃO: O QUE APARENTAVA SER foi TROCADO pelo que REALMENTE ERA!
Quando o faquir fez a REINTERPRETAÇÃO, a “mente” que acusava a presença da “serpente” desapareceu JUNTAMENTE com a “serpente”! SÓ ERAM REAIS A CORDA E A MENTE QUE VIA A CORDA.
Que pensaria você, se este faquir lhe dissesse: “Eu sei que só havia a corda! Por isso, aos poucos irei conscientizando esta verdade! Sei que “um dia” ela ficará clara para mim!” Teria ele “mudado de referencial”? TERIA PERMANECIDO NA VERDADE? NA PERCEPÇÃO DA PRESENÇA DE UMA CORDA? NÃO! TERIA UNICAMENTE PERMANECIDO NA ILUSÃO DE QUE “UMA SERPENTE FAZIA PARTE DE SUA EXPERIÊNCIA”. Nesse caso, se alguém, escondido perto dele, desse um “puxão na corda”, ELE PULARIA DE MEDO NOVAMENTE, ACREDITANDO SER “BOTE DA SERPENTE”!
Esse tipo de “estudante da Verdade” não é o que “estuda o Absoluto”! Esse é o tipo de “estudante” que sempre aparece, dizendo: “Olhe, eu faço tudo direitinho, como os textos ensinam, mas não funciona comigo!” Que está implícito nesta frase? A PRESENÇA DA SERPENTE! A INTENÇÃO DE QUE “A SERPENTE SE TORNE CORDA” NA VIDA DELE!
O REFERENCIAL DA VERDADE É “DEUS SENDO TUDO”! Se aparecer “SERPENTE” À SUA FRENTE, VOCÊ A TRATARÁ COMO “CORDA”; OU, CASO QUEIRA TRATÁ-LA COMO “CAJADO”, COMO FEZ MOISÉS, PODERÁ FAZÊ-LO! MAS, COMO “SERPENTE”, JAMAIS! POR QUÊ? PORQUE DEUS É TUDO! E, VOCÊ TERÁ “MUDADO DE REFERENCIAL” QUANDO VIVER ESTE FATO, SEM SE ENVOLVER COM A APARÊNCIA; QUANDO “VIVER A CORDA”, SEM SE ENVOLVER COM A “SERPENTE”; QUANDO VIVER A REVELAÇÃO DE PAULO, “EM DEUS VIVEMOS, NOS MOVEMOS E TEMOS O NOSSO SER”, SEM SE ENVOLVER COM “O MUNDO DO PAI DA MENTIRA”!
DEUS NÃO É TUDO SÓ EM SEUS “MOMENTOS CONTEMPLATIVOS”! DEUS É TUDO PERMANENTEMENTE! DEUS É TUDO AGORA! E É SEMPRE AGORA EXATAMENTE POR ISTO!
QUEM ENXERGA “ALGO ALÉM DE DEUS”, ENXERGA “SERPENTE NO LUGAR DA CORDA”; E, NESSE CASO, A “PERIGOSA SERPENTE” LHE SUMIRÁ MEDIANTE SUA “MUDANÇA DE REFERENCIAL”, OU SEJA, COM A SUA REAL VISÃO DO FATO – A PARTIR DA TOTALIDADE DE DEUS!
*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário