Translate

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Seu Melhor Ano!






Caro leitor, estou lhe garantindo a experiência de seu melhor ano. Isto porque a Verdade já é verdadeira—já está visivelmente presente e é um Fato imutavelmente estabelecido. 

Cada pontinho da Existência infinita é um ponto de Perfeição.

Ciente disso, seus estudos, orações e contemplações meditativas não serão feitos com o propósito de melhorar, mudar, curar, obter ou atingir algo. 

A Perfeição (Deus) já é Tudo.

Você já deve ter notado que apenas ficar afirmando que Deus é Tudo não é o bastante para imunizá-lo frente às batalhas e tempestades da vida. 

A mera repetição destas palavras não tem revelado visivelmente a nulidade da existência humana. Mais se faz necessário.

Como ser humano, você não poderá viver uma vida gloriosa, radiante e triunfante, livre de discórdia e doença.

Proclame para si próprio, exatamente agora, que sua Identidade já é o Deus que é Tudo. Os chamados milagres começarão a surgir.

Assumindo esta Verdade, real e confiantemente poderá dizer: Eu Sou Tudo, Eu Sou todo Poder, Eu Sou Onipresença, Eu Sou Infinidade, Eu Sou Perfeição, Eu Sou Verdade, Eu Sou Substância, Eu Sou Luz, etc..

Isto não será uma elevação da identidade humana para a Divina; antes, será a eliminação da humana pelo reconhecimento da Divina como sendo tudo que há.

Sem flutuações, permaneça em e como esta Verdade. Contemple diariamente a Verdade de sua Identidade. 

 “Já faço assim”, pode você estar pensando. 

Muitos dizem isto, mas, depois da contemplação matinal, acabam entrando em flutuações e vacilações. Suas conversas, ao longo do dia, expõem o fato de que eles realmente parecem acreditar que suas identidades são humanas.

Portanto, persista diariamente na “Eu Sou Contemplação”, até deixar de se identificar com alguém de cor branca ou negra, de sexo masculino ou feminino. Continue até parar de identificar seu Eu Eterno com uma data de nascimento ou data de morte futura. Continue até compreender, sem nenhuma sombra de dúvida, que você não é senão a presença visível de cada Verdade que veio ouvindo ou lendo.

Sim, Amado, persista, até todos os vestígios de humanidade visivelmente serem derrubados, revelando mais e mais o Esplendor Consumado de sua Identidade “EU SOU”.

Você, agora, chegou ao seu ponto de rompimento. Até parece que você e eu havíamos assumido um compromisso com nossos olhos de aceitar os seus informes conforme aquilo que está ou não acontecendo num dado momento. É um acordo que você deve quebrar.

Muitas vezes, temos aparentemente trocado a Verdade pela ficção.

Toda esperança e prece por uma vida melhor ignoram a Existência inabalável como única manifestação.

Toda esperança e prece por uma vida melhor se baseiam nos olhos testemunhando um mundo oscilante.

Amado, você não pode continuar desse jeito!

Diante de uma escolha entre o que parece ser, de acordo com os sentidos, e o que é, de acordo com a totalidade de Deus, escolha sempre Deus. Faça isto!

Permaneça nesta escolha! Não permita oscilações e repentinamente uma nova visão lhe será aberta, testemunhando a Perfeição exatamente onde a imperfeição parecia estar presente.

Se você sabe que Deus é verdadeiramente Tudo, descobrirá ser isto é bem fácil. Se apenas tem repetido as palavras, sem nenhuma percepção de que são a Verdade, isto lhe será difícil; e, caberá a você a tarefa de, em preces contínuas, descobrir a real natureza de Deus.

Meu amado, após assim ter feito,

Poderá ir ao seu mundo e proclamar que tudo e todos SÃO a Perfeição Evidenciada.

Poderá olhar para seu mundo e declarar que é o Paraíso.

Poderá olhar para cada aparência de carência e declarar a presença da Abundância Infinita.

Poderá olhar para si mesmo, e para o próximo, marido, esposa e filho, declarando secretamente que todos são Deus.

Cada dia estará evidenciando mais e mais de sua Divindade, e você irá desfrutar o seu melhor ano.





ALLEN WHITE

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

“Aparências” não retratam fatos reais!




Chris Jackson, metafísico americano, disse o seguinte: “Caro amigo, há algum problema em sua vida? Não o tema nem se lamurie. Dê graças a Deus por ele! Você pode transformar a aparente tragédia em triunfo!”.



Por que chama ele o problema de “aparente tragédia”? PORQUE DEUS É TUDO E AS “APARÊNCIAS” SÃO “NADAS”, APENAS REQUEREM, DE NOSSA PARTE, UMA TROCA RADICAL DE REFERENCIAL!



A Metafísica Absoluta revela que A DIVINA ORDEM é Fato onipresente e inviolável em todo o Universo. 

Na verdade, o Universo é, EM SI, a expressão da própria DIVINA ORDEM, o que significa que todas as galáxias, todos os seres, e todas as situações, abrangendo os seres, são a PERMANENTE “DIVINA ORDEM” EM ONIAÇÃO! 

Em vista disso, qualquer “tragédia” só pode mesmo ser “aparente tragédia”, sem qualquer realidade e sem qualquer lei a ampará-la, ou seja, é ILUSÃO! 

Igualmente é ILUSÃO a “aparência” que nos mostra “o Sol nascendo no horizonte”, quando o FATO é que a Terra é que gira em torno do Sol.

DIANTE DE APARENTE TRAGÉDIA, “NÃO A TEMA NEM SE LAMURIE!”. 

Em seguida, Chris Jackson diz: “DÊ GRAÇAS A DEUS POR ELA! VOCÊ PODE “TRANSFORMAR” A ‘APARENTE TRAGÉDIA’ EM TRIUNFO”!

O que ele explica, é de que modo EVITAMOS DE REBAIXAR NOSSA “FREQUÊNCIA MENTAL” apenas movidos por APARÊNCIA! Assim, ficamos abertos ao FATO, à Verdade Absoluta de que A REALIDADE é permanente DIVINA ORDEM!

Não há vida nem realidade em “aparências”, pois, o Universo e todos que o habitam são realidades espirituais eternas, perfeitas e divinas! E quando sabemos que a Verdade é esta, podemos tirar completamente de foco as supostas “aparências negativas”, que “se transformarão em triunfo”, não somente por se mostrarem como “sombras” harmoniosas, mas, principalmente, por conhecermos a Verdade de que unicamente o REINO PERFEITO, subjacente a elas, recebeu nossa máxima atenção, possibilitando os necessários “ajustes” em seu desdobramento visível.

Sejam quais forem as “aparências”, boas ou trágicas, nenhuma delas tem realidade! E podemos comprovar este FATO deixando nossa “frequência mental” sintonizada com O REINO DE DEUS, com a PERFEIÇÃO e com a DIVINA ORDEM! Dessa forma, a Lei mental se mostrará ativa sempre a nosso favor!


Diz a Lei mental: “Não te dou o que me pedes, mas sim, o que sintoniza com a tua frequência mental”.

Grave bem: 

NÃO TEMA, NÃO SE LAMURIE! 


DÊ GRAÇAS A DEUS POR SABER LIDAR CORRETAMENTE COM “APARÊNCIAS”! 

Desse modo, NUNCA SE PERMITIRÁ ILUDIR POR CAUSA DELAS! 









GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

domingo, 29 de dezembro de 2019

NÃO DÊ PODER A APARÊNCIAS!





Para o artilheiro de um time de futebol, apenas treinar seus chutes ao gol estando ele sem goleiro, mesmo com a bola entrando na trave, pouco comprovará sua real competência! Por quê? 

Simplesmente porque num jogo real, sempre ele terá pela frente um goleiro adversário!

Quando Jesus afirmou “ter vencido o mundo”, afirmou ter passado por ele com domínio pleno de todos os seus aparentes adversários, fossem eles os dirigentes da época, os “doutores da lei”, os fariseus hipócritas, ou mesmo os seus próprios discípulos!

Jesus sabia que “todos os seus supostos adversários” não passavam de “aparências”, e que somente o poderiam prejudicar CASO ELE DESSE PODER A ELAS! E deixou isso bem claro, quando, frente a Pilatos, que afirmava ter poder para soltá-lo ou crucificá-lo, respondeu-lhe em alto e bom som: “Não terias poder algum, se do alto não te fosse dado”!

O Cristo, em Jesus, é de idêntica natureza do CRISTO EM VOCÊ! 

Portanto, a mesma atitude tomada por Jesus é esperada sendo TOMADA POR VOCÊ! 

Em vista disso, assim disse Paulo: “Que haja em VÓS a mesma Mente que houve em Cristo Jesus”, isto é, que SAIBA VOCÊ que nada do “mundo de aparências” TEM PODER SOBRE VOCÊ, A MENOS QUE VOCÊ LHE TENHA DADO!

Por isso, João assim disse: “Todo aquele nascido de Deus vence o mundo”.

A prática da Verdade imita as atitudes de Jesus reveladas pelas Escrituras, e nelas assim estão INCLUSAS para que, igualmente, ASSUMAMOS O CRISTO EM NÓS, QUE VENCE O MUNDO!

A maioria tenta justificar o erro, DANDO A ELE PODER! Ou então, ACREDITA EM MALES E TRAGÉDIAS do irreal “mundo de aparências”, DANDO VERACIDADE A TUDO QUE É ILUSÃO OU MENTIRA!

“TEMOS A MENTE DE CRISTO”, E O CRISTO É TUDO EM TODOS NÓS! 

Portanto, o que deve ser sempre avaliado, é o seguinte:

“Vejo-me dotado da Mente do Cristo ou da “mente carnal”? 

Vejo-me em Deus? Ou no mundo do pai da mentira? 

Dou poder a aparências, ou TODO PODER ME É DADO A MIM? AO PAI EM MIM?”




*

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Estudando A Ciência Cristâ-52



É PRECISO QUE COMPREENDAS CLARAMENTE QUE TANTO A DOENÇA QUANTO O PECADO NÃO SÃO A REALIDADE CONCERNENTE AO SER. 

ESSE SONHO MORTAL DE DOENÇA, PECADO E MORTE DEVE CESSAR GRAÇAS À CIÊNCIA CRISTÃ. ENTÃO UMA DOENÇA SERIA DESTRUÍDA TÃO FACILMENTE COMO OUTRA.

Mary Baker Eddy (Ciência&Saúde - p. 418)







Quem já parou para efetivamente "compreender claramente que doença ou pecado não são a realidade concernente ao ser?" 

Neste trecho, a autora afirma ser necessário haver esta compreensão. Por falta dela é que muitos metafísicos se esforçam para realizar curas! 

Que fariam eles, se primeiramente "compreendessem claramente que a doença e o pecado não são a realidade concernente ao ser"?

Mary Baker Eddy diz que "esse sonho mortal de doença, pecado e morte deve cessar graças à Ciência Cristã". 

Que deve ser treinado? Esta "compreensão clara". Devemos encontrar tempo para nos dedicar a essa compreensão radical! 

Há o nosso ser, e há o ser de nosso próximo. 

Há algum vínculo entre o ser que somos e as supostas ideias de doença, pecado e morte? Não! 

Estamos permanentemente em unidade com Deus! 

Somente Deus existe! 

Deus está Se manifestando como tudo e todos, e não há mais nada!

Enquanto nos dedicamos a compreender a totalidade e unicidade de Deus, deixamos de lado todas as errôneas ideias de doença, pecado e morte! 

Portanto, em prece silenciosa, "compreendamos claramente, que tanto a doença quanto o pecado não são a realidade concernente ao ser". 

Desse modo, como está escrito, o "cessar do sonho" se dará como natural consequência de nossa "compreensão".

Observemos que a autora fala em fim do "sonho", e não diretamente em cura de doenças ou de pecados! Sem o "sonho", nenhuma deles terá "tela" para exibição de suas falsidades!




Continua..>




GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

“A CURA PELA MENTE DO CRISTO”




A irrealidade do pecado, da doença e da morte repousa na Verdade exclusiva de que o ser, para ser eterno, deve ser harmonioso. 
Toda a doença só é – e só pode ser – curada nesta base. 
Todos os Cientistas Cristãos verdadeiros estão defendendo honestamente e sem temor o Princípio desta grande Verdade da cura-pela-Mente. 

Mary Baker Eddy



“Temos a Mente de Cristo”, isto é, “NÃO TEMOS MENTE HUMANA”!

A chamada cura-pela-Mente se reduz a admitirmos como NOSSA a Mente idêntica à de Jesus, o que nos faz RECONHECER “a irrealidade do pecado, da doença e da morte”, e DESCARTAR quaisquer pretensões do erro, a nós aparecendo como crenças em pecado, doença e morte, ilusões que jamais foram levadas a sério por Jesus!

“O Cientista Cristão verdadeiro é aquele que DEFENDE HONESTAMENTE E SEM TEMOR o Princípio desta grande Verdade!” 

Este Princípio EXALTA A DEUS como TUDO! 

A expressão “cura-pela-Mente” significa ACEITARMOS A VERDADE DE QUE A MENTE QUE TEMOS É DIVINA, QUE É EM NÓS A MENTE DE CRISTO, A MENTE QUE RECHAÇA AS PRETENSÕES INFUNDADAS DO ERRO, VINDAS DA SUPOSTA “MENTE HUMANA”!



Como disse Mary Baker Eddy, “A irrealidade do pecado, da doença e da morte repousa na Verdade exclusiva de que o ser, para ser eterno, deve ser harmonioso. Toda a doença só é – e só pode ser – curada nesta base”.

Se analisarmos esta “base única”, apontada por ela, perceberemos que TODA A ATENÇÃO é voltada, não a DOENÇAS OU DOENTES, mas sim, ao SER HARMONIOSO que todos imutavelmente somos! 

A autora, com isto, repete Jesus, quando disse: “Aquele que PERMANECER EM MIM, dará frutos”! E É O QUE TODOS DEVEMOS FAZER!








GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

EM QUE CONSISTE O CHAMADO “TRATAMENTO METAFÍSICO”?-




São diversos os ensinamentos espirituais que empregam a expressão “tratamento metafísico”. Isto porque explicam procedimentos capazes de resultar em supostas “curas” de problemas ou de doenças. 


Se a Medicina tem por objetivo apresentar “curas” ou “melhorias” de corpos físicos, os “tratamentos metafísicos” têm objetivos que vão muito além da visão material da vida, muito embora apresentem também as assim chamadas “curas”. 

A própria palavra “Metafísica” quer dizer “além da matéria”.

Para a Medicina, as doenças ou problemas físicos são tratados como realidades, quando são ministrados medicamentos específicos, bem como são realizadas cirurgias, aplicada a fisioterapia, enfim, o que parecer necessário e disponível para alguém “recuperar” sua saúde.

Para a Metafísica, cada Ser é identificado como EXPRESSÃO PERFEITA E IMUTÁVEL DE DEUS, sempre “UM COM DEUS” e sempre “NO AGORA DE DEUS”. 

O chamado “corpo carnal”, saudável ou doentio”, é por inteiro NEGADO como REALIDADE, enquanto o CORPO DE LUZ, IMUTAVELMENTE PERFEITO, é aceito, afirmado, reconhecido e “contemplado” como sendo o ÚNICO CORPO que todos possuímos. UM ILUMINADO CORPO ETERNO, QUE JAMAIS NASCE, JAMAIS MUDA E JAMAIS MORRE!

O “corpo” reconhecido pela Medicina como “corpo carnal”, para a Metafísica é apenas uma “aparência sem vida do corpo”, uma “imagem mutável ilusória”, uma espécie de “sombra” do CORPO REAL E ETERNO! 

Sendo o suposto “corpo carnal” mera “imagem” retida na mente humana, e não “um corpo sólido” como aparenta ser, aos olhos do mundo, para a Metafísica, não é ele sequer levado em conta, para ser avaliado como sujeito a doenças graves ou não graves.

O SUPOSTO “CORPO CARNAL” É MERAMENTE EXPRESSÃO DA CRENÇA DE QUE O HOMEM É SEPARADO DE DEUS, UM SER SUJEITO ÀS CRENÇAS DO BEM E DO MAL, SEMPRE LUTANDO E SE ESFORÇANDO PARA SE MANTER SAUDÁVEL.

Na Metafísica, o “tratamento” reside na simples, inequívoca e radical CONFIRMAÇÃO DA SAÚDE PERMANENTE E INVIOLÁVEL DO HOMEM REAL, O QUE INCLUI SER DESCARTADA, E POR COMPLETO, TODA E QUALQUER SUPOSTA CONDIÇÃO FÍSICA “COMPROMETIDA” DO INDIVÍDUO, PARA QUE UNICAMENTE A VERDADE POSSA SER RECONHECIDA SEM DESVIOS E SEM INFLUÊNCIA DE QUAISQUER CRENÇAS MATERIAIS.

O suposto “corpo em mundo material” não passa de uma “projeção tridimensional” do CORPO REAL, visto pela “mente humana”. 

Desse modo, SENDO O “TRATAMENTO METAFÍSICO” UM “TESTEMUNHO DA VERDADE” DE QUE O CORPO É ETERNAMENTE PERFEITO, como “fruto desse reconhecimento”, a mente é afetada, a “aparência de corpo” é alterada, e, com isso, a chamada “cura” pode ser “trazida à luz”, e constatada visivelmente. 

Porém, não houve verdadeira “cura”, como também não havia existido “doença”! APENAS A VERDADE ESPIRITUAL ESSENCIAL E ETERNA FOI RECONHECIDA, E CONVICTAMENTE CONTEMPLADA E EVIDENCIADA! 











GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

NATAL: O HOMEM-DEUS RECONHECIDO



Que Natal poderíamos imaginar que Jesus gostaria que comemorássemos? Um Natal a ver com presépios, participações em solenidades, cultos ou festividades humanas, somente trazendo recordações de seu nascimento em Belém? 

Suas palavras foram:

“Vim para que todos tenham vida com abundância!”

Se alguém não estiver “com vida em abundância”, nele não se cumpriu ainda o objetivo de sua vinda!

E tal objetivo somente pode ser alcançado com a descoberta do Reino de Deus dentro de cada um.

Em resumo, esta foi a missão de Jesus: despertar a raça humana do “sonho de Adão”, revelando este Reino magnífico que, já presente em nós, constitui nossa própria Vida, a Eterna Vida com abundância!.

O Natal espiritual, além das comemorações costumeiras deste mundo de aparências, é um estímulo ao seu próprio Natal, ou seja, ao seu “Renascer consciente em Deus”.

Comemora-se primordialmente a compreensão da Verdade de que o homem não é matéria, nunca esteve na matéria, e nem dela sairá um dia!

Comemora-se o Fato de que VOCÊ é um HOMEM-ESPÍRITO, aqui e agora! Perfeito! Imortal! Iluminado! 

Eis por que Jesus endossa “serem deuses” aqueles a quem a Palavra divina é dirigida!

Natal, portanto, não é um dia no tempo, mas “o dia” em que percebemos que o tempo não existe!

O Cristo é nascido! Nascido em VOCÊ! Ou melhor, VOCÊ é “renascido” em Cristo!

Natal é a conscientização de que VOCÊ já é um Ser de natureza infinita! O “Cristo”, um Homem-Deus reconhecido!

Ao se IDENTIFICAR com este Ser Divino a que estamos aqui nos referindo, VOCÊ estará comemorando o SEU Natal!

FELIZ NATAL!









GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

“Eu Para Isso Nasci E Vim Ao Mundo!”




"Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, 
a fim de dar testemunho da verdade. 

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".


João 18.37



O sentido de Jesus aparentemente ter nascido, segundo suas próprias palavras, foi a fim de “dar testemunho da Verdade”, e paradoxalmente, este “testemunho” parte justamente da irrealidade de nascimentos e da irrealidade do mundo!

O Natal, dentro do contexto empregado por Jesus, significa enxergarmos um Universo infinito onde a humanidade, iludida, acredita ver Filhos de Deus nascendo “na carne”. 

Toda a pregação de Jesus se fundamenta na irrealidade de nascimentos e mortes. Não usava a palavra “mãe”, mas sim “mulher”, ao se referir a Maria. Por quê? Exatamente para se fixar ao seu objetivo de “testemunhar a Verdade” e não a mentira!

“Bem-aventurado o ventre que jamais gestou”, disse Jesus. Sabia que todo “ventre em gestação” era “imagem hipnótica” vinda da “mente carnal”, e jamais de Deus.

Apesar de ter sido “visto” pelos supostos sentidos humanos, Jesus não se identificava com esta sua “imagem ilusória”! 

Suas declarações eram fundamentadas na Verdade e não na ILUSÃO:

“Quem me vê a mim, vê o Pai”, 


“Eu e o Pai somos um”, 


“o meu Reino não é deste mundo”, 


“Antes que Abraão existisse, eu sou”. 


Todas estas revelações, sobre si mesmo, Jesus as estendeu a todos nós! 

A Verdade válida para ele, sendo universal, sempre esteve sendo válida para todos nós. 

Em outras palavras, “nasceu” para revelar à humanidade que NINGUÉM NASCE; “morreu” para revelar à humanidade que NINGUÉM MORRE!

A natureza de Jesus é a SUA natureza, e a natureza de todo Filho de Deus. 

O apóstolo Paulo assim disse: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram" (Hebreus 13: 8-9).

Quantos não estão fora do "testemunho da Verdade" e "fora da Graça", por desconhecerem a simplicidade da Verdade e, consequentemente, por conhecerem "doutrinas várias e estranhas"!

As “obras de Deus são permanentes”, diz a Bíblia. Estas “obras” são todas espirituais e perfeitas, formando o Reino de Deus que Jesus veio revelar à humanidade. 

Nada que seja temporal ou mutável é real! 

Por isso, a “formação de seres” em suposto “ventre materno” jamais existiu!

“Não chameis de pai a ninguém sobre a face da terra”, confirmava Jesus! 

E assim completava: “UM SÓ É O VOSSO PAI, O QUAL ESTÁ NOS CÉUS” (Mt. 23: 9).

Deus é Onipresente! Não poderia haver “outras presenças” além de Deus! 

Esta Verdade é explicada pela Metafísica Absoluta com sua premissa básica: DEUS -ESPÍRITO ÚNICO - É TUDO!

O reconhecimento da totalidade e da unicidade de Deus nos leva à percepção da Verdade que Jesus disse "ter vindo para testemunhar": 

SOMOS O QUE DEUS É! 

SOMOS TODOS UM! UMA “UNIDADE PERFEITA”! 


E É ESTA A VERDADE EVIDENCIADA, AQUI E AGORA!

Você comemora o Natal “renascendo em Deus”, e não vendo Jesus sendo visitado em manjedoura por “três reis magos”! 

O número três revela uma Verdade Absoluta, VÁLIDA tanto para Jesus como para VOCÊ, e que é a seguinte:  SUBJACENTE À “POBREZA” DE UMA “IMAGEM HIPNÓTICA”, RELUZ O FILHO DE DEUS QUE VOCÊ É, SEMPRE UM COM DEUS, SEMPRE PERFEITO COMO DEUS!

É com esta PERCEPÇÃO ABSOLUTA que VOCÊ honra e comemora o NATAL, o suposto “nascimento de Jesus”: CONTEMPLANDO-SE COMO UMA EXPRESSÃO VIVA E CONSCIENTE DO ETERNO CRISTO “NASCIDO" EM VOCÊ!  












GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

NATAL, ONDE QUER QUE ESTEJAMOS





O Natal pode ser uma ocasião para sentirmo-nos em casa, onde quer que estejamos. 

“Vou passar o Natal em casa” é expressão que não deveria condoer-nos o coração, caso não possamos passar o Natal com aqueles a quem amamos. 

No seu significado mais profundo, estar em casa, em qualquer época do ano, significa muito mais do que residir num lugar especial na terra: é estar felizes no íntimo, com nossos pensamentos e atividades, e essa felicidade provém de permanecermos em Deus, no Amor divino.

Em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras a Sra. Eddy nos oferece uma ideia profundamente metafísica com que ponderar o tema de permanecer-se em Deus. Escreve: “Os sentidos do Espírito permanecem no Amor e demonstram a Verdade e a Vida”. 

E que fácil é permitir, caso estejamos longe de casa ou separados da família, principalmente na época do Natal que nosso pensamento repouse naquilo que os sentidos físicos nos querem dizer – que estamos sozinhos, solitários, que ninguém nos aprecia. 

Contudo, quando damos as costas àquilo que percebemos pelos sentidos, pelos olhos e ouvidos, e julgamos pelos “sentidos do Espírito”, isto é, pelo nosso verdadeiro sentido espiritual, descobrimos que permanecemos no Amor.

O sentido espiritual é o exato oposto dos assim chamados sentidos físicos. 

O sentido espiritual é a capacidade outorgada por Deus, que todos nós temos, de discernir a eterna presença de Deus e Seu eterno cuidado para com cada um de nós. 

A Ciência Cristã revela que temos sentido espiritual porque somos, cada um de nós, na realidade, criados por Deus. E como Deus é Espírito, nossa verdadeira identidade de homem – a semelhança de Deus – é espiritual, não material. 

Os únicos sentidos que realmente podemos ter, têm de provir de Deus, e são bons, revelando a nós a presença da Verdade, da Vida e do Amor. 

Talvez até digamos que o sentido espiritual é nossa “hereditariedade” e nossa herança. 

De acordo com a Bíblia, Paulo disse: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo”.

Jamais podemos realmente estar separados do sentido espiritual, ou seja, da consciência da Verdade e do Amor divinos, pois o homem é inseparável de Deus. 

Cabe a nós, no entanto, utilizar as faculdades espirituais a fim de perceber o que realmente está acontecendo. 

Mas, como se utiliza o sentido espiritual? E o que é que realmente está acontecendo? O que é que realmente está se passando, no preciso momento em que nos possa parecer que a vida é tão triste?

Valemo-nos do sentido espiritual quando nos recusamos a acreditar que a solidão faça parte real de nossa vida, e permitimos que Deus nos fale de Sua constante bondade, de Sua onipresença e onipotência. 

O que realmente está acontecendo durante o tempo todo é que o Amor infinito está em contínuo desenvolvimento no homem, em nossa própria consciência, as ideias ilimitadas de beleza, amor, alegria, inteligência, bondade, ideias que satisfazem e nos trazem o espírito do Natal, onde quer que estejamos.

Em Ciência e Saúde a Sra. Eddy escreve: O lar é o lugar mais querido da terra, e deveria ser o centro, mas não o limite, dos afetos”. 

O Amor não pode limitar-se a um lugar, por mais querido que esse lugar nos pareça. 

O Amor, sendo Deus, está em toda parte, e onde quer que estejamos, porque Deus e o homem são um, como Princípio e ideia. 

Se tomarmos nosso próprio amor ao bem e o utilizarmos expressando e apreciando o Amor divino ali mesmo onde nos encontramos, sentiremos o Amor em todas as situações. 

Talvez se faça evidência do amor de Deus fornecida por outra pessoa, a qual esteja respondendo à orientação divina. Ou, talvez, surja de nossa própria convicção, profundamente satisfeita e sincera, de que realmente Deus nos ama. 

Seja como for que reconheçamos a presença divina, teremos o sentido espiritual palpável de que permanecemos no Amor, e isso realmente constitui o Natal.

É interessante que Cristo Jesus, cuja própria vida nos proporcionou o Natal, demonstrou o verdadeiro lar no mais amplo dos sentidos. 

A Bíblia nos fala de um homem que se chegou a Jesus e disse: “Seguir-te-ei para onde quer que fores.” 

Com que cuidado Jesus analisou o compromisso daquele homem para com o Cristo, a Verdade. 

Jesus lhe respondeu: “As raposas têm seus covis e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Ás vezes uma exigência espiritual que se nos apresenta (enquanto nos esforçamos por seguir a senda da espiritualidade, do pensamento inclinado às coisas espirituais), talvez requeira de nós a disposição de ampliar nosso conceito daquele lugar querido e cômodo a que chamamos lar. Com escutar e obedecer ao chamado do Cristo, talvez nos vejamos conduzidos a lugares e situações desconhecidos. 

Aprender a permanecer no Amor divino faz parte da oportunidade que acompanha essa mudança, a qual nos proporciona o privilégio de aprender que o homem está sempre sob o cuidado de Deus, que o homem habita na infinidade do Amor divino, onde o companheirismo eterno do Amor fornece toda paz e alegria. E descobrimos que nunca nos privamos de nosso verdadeiro lar, nunca nos vemos separados nem isolados do Amor que a tudo envolve.

Quando encaramos o Natal sob uma perspectiva eterna, quando entendemos que a ideia mesma do Natal assinala a existência completa do homem em Deus, desaparecem os sentimentos de sermos estranhos. De estarmos limitados, solitários. 

Concluímos que o Espírito infinito ultrapassa distâncias, anos, relógios e calendários. 

O homem está sempre em casa no que é o seu lar, ao permanecer no Espírito, e esse lar é o próprio Amor infinito. É nele que encontramos o verdadeiro espírito do Natal.







BARBARA JEAN-STINSON


(De O Arauto da Ciência Cristã – Dez. 1986

domingo, 22 de dezembro de 2019

“QUEM TEM NA MÃO O REINO DE DEUS, RECEBERÁ!”





“Aquele que tem algo na mão, esse receberá; e aquele que não tem, esse até perderá o pouco que tem”.

Evangelho de Tomé





A instrução de Jesus, “conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”, deverá ser entendida com o seguinte sentido: “PRATICAREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ!” 

Se alguém “tomar conhecimento”, por exemplo, de que DEUS COM AGRADO LHE DEU O REINO DIVINO, mas continuar imerso na ILUSÃO de “existência terrena”, continuará presa fácil das CRENÇAS FALSAS do suposto “mundo do pai da mentira”!

“Aquele que tem algo na mão, esse receberá; e aquele que não tem, esse até perderá o pouco que tem”.

Conhecer E PRATICAR ESTA VERDADE o fará imune às CRENÇAS que escravizam a humanidade, pois, VOCÊ TERÁ “NA MÃO” O REINO DE DEUS!

A maioria acredita que “TER ALGO NA MÃO” significa “possuir algo material na mão”, e isto por DESCONHECER A VERDADE de que DEUS É ESPÍRITO, E QUE É TUDO!

“O REINO DE DEUS ESTÁ À MÃO”, disse Jesus! Assim registra a Bíblia, na versão inglesa; infelizmente, na versão em português, foi traduzido como “O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO”, tirando o seu real e imediato conteúdo!

Vivemos como “deuses” na UNIDADE PERFEITA, e não como “carnais avulsos” em suposto “mundo material”. E além desse CONHECIMENTO, teremos de PRATICAR esta Verdade!  SABER SEM PRATICAR SE EQUIPARA A NÃO SABER!

O “conhecimento da Verdade” se chama RENASCIMENTO, isto é, requer uma VISÃO RENOVADA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, que é a de VIVERMOS EM DEUS COMO O FILHO DE DEUS, CONSCIENTES DE “TERMOS NA MÃO” TUDO QUE ESPIRITUALMENTE DEUS POSSUI. Em termos práticos, significa JAMAIS NEGARMOS ESTA VERDADE, seja duvidando de que “tudo o necessário já temos na mão”, seja atribuindo aparente “FALTA DE ALGO” ao “mundo de aparências”, culpando pessoas, políticos, sócios, patrões, crises, demissões de emprego, etc..

Seja a alegação qual possa ser, A CAUSA É ÚNICA: “ALGO FOI RECONHECIDO COMO TIRADO DA MÃO DE ALGUÉM”, enquanto o que Jesus disse, foi: E aquele que não tem, esse até perderá o pouco que tem”.

TUDO QUE DEUS POSSUI, ESTÁ ESPIRITUALMENTE NA SUA MÃO E EM UNIDADE COM VOCÊ! 

PERMANEÇA EM UNIDADE COM O QUE LHE PARECER NECESSÁRIO, E CONSTATARÁ O SEU “SURGIMENTO NO VISÍVEL” COMO “SOMBRA” VINDA POR ACRÉSCIMO. 









GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

sábado, 21 de dezembro de 2019

Estudando A Ciência Cristâ-51




SE O CIENTISTA (CRISTÃO) TEM BASTANTE AFEIÇÃO CRISTÃ PARA CONSEGUIR SEU PRÓPRIO PERDÃO E TAL LOUVOR COMO O QUE MADALENA RECEBEU DE JESUS, ENTÃO ELE É BASTANTE CRISTÃO PARA EXERCER A PRÁTICA CIENTÍFICA E TRATAR SEUS PACIENTES COM COMPAIXÃO; E O RESULTADO CORRESPONDERÁ À INTENÇÃO ESPIRITUAL.


Mary Baker Eddy (Ciência&Saúde - p. 365)







Um ponto fundamental, para quem deseja ser praticista espiritual, ou simplesmente pretenda vivenciar sua real identidade crística, está em ele admitir a pureza e a perfeição absolutas como qualidades inalteráveis de seu Ser verdadeiro. Isto ele fará "renascido", isto é, não se avaliando "pela carne" e sim "pelo reto juízo", identificando-se com o Cristo, e com a Mente de Cristo, separando-se essencialmente da "mente carnal" e de seu ilusório testemunho da Existência.


A autora, ciente da importância disso, escreveu: "Se o Cientista tem bastante afeição cristã para conseguir seu próprio perdão e tal louvor como o que Madalena recebeu de Jesus, então ele é bastante cristão para exercer a prática científica e tratar seus pacientes com compaixão; e o resultado corresponderá à intenção espiritual".

Quem poderia conscientizar a sua natureza crística, sua Mente idêntica à de Jesus, sua Luz divina eterna, aceitando crenças falsas e um ego falso também presentes ao mesmo tempo na própria mente? Impossível! Daí a importância tremenda do "próprio perdão", aqui citado. Através dele, ficamos de imediato desvinculados de tudo que é dessemelhante de Deus.

Como praticar o autoperdão? O entendimento da ilustração do "espelho e a poeira" poderá ser esclarecedor. 

Se olharmos um espelho empoeirado, discernindo que ele em si é limpo, e suja é a poeira depositada sobre sua superfície, estaremos separando o "joio do trigo"; assim, facilmente entenderemos que, se fizermos jorrar água limpa sobre a poeira, ela sairá do espelho e ele simplesmente se nos mostrará em seu aspecto original e isento de impurezas. 

Este é o autoperdão: entendermos nosso ser como perfeito e puro, à "imagem de Deus", e, em seguida, colocarmo-nos sob o Jorrar da Água Viva, da ação purificadora divina, que nos fará observar que jamais o erro, ou as crenças ilusórias deste mundo, fizeram ou fazem parte de nosso ser, assim como a "poeira" jamais fez parte do "espelho".

Esta intenção sincera de nos isolarmos da "poeira do mundo" tende a manter nosso "espelho" limpo, deixando-nos conscientemente dignos do louvor idêntico ao que Madalena recebeu de Jesus. 

Com esse "autotratamento" metafísico, além de nos libertarmos, ficaremos aptos a contemplar o mesmo processo sendo válido com relação a quaisquer pessoas que nos solicitarem ajuda.

Esteja prevenido! O mundo sempre o estará tentando empoeirar! Não se perca em autocondenação e muito menos em desânimo! Tais atitudes somente o alinhariam com o erro! Consiga sempre e diariamente obter o "próprio perdão", fazendo constantes "limpezas" com a ÁGUA VIVA, sempre disponível e a fluir "de seu próprio Ventre".




Continua..>







GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO