Translate

segunda-feira, 24 de abril de 2023

MEDITANDO SOBRE O SALMO 23




À medida que lemos e meditamos o salmo do Bom Pastor, um processo de compreensão se dinamiza em nosso íntimo e somos suavemente conduzidos a um lugar luminoso, a um espaço na mente e no coração, onde experienciamos a presença de Deus como paz, amor, força, conforto, unidade e tudo o mais que é positivo, elevado e bom.


O SENHOR É MEU PASTOR

Esta primeira frase nos foca a fé e a mente na única Presença e no único Poder—Deus—em nós e em tudo que nos rodeia. Deus é a Essência da Qual tudo emana; a Vida e Inteligência em Que vivemos, nos movemos e temos o nosso Ser. Deus é o nosso Pastor.


NADA ME FALTARÁ

Eis uma afirmação de abundância. Que palavras poderiam expressar melhor a convicção de quem experienciou e testemunhou a amorosa assistência de Deus e Seu infalível suprimento?


ELE FAZ-ME REPOUSAR EM VERDES PRADOS

É uma ideia complementar do farto suprimento divino. A imagem é muito expressiva. Os carneiros são alimentados em pastagens. O capim verde é o que há de mais desejável para satisfazer-lhes a necessidade de alimento. Isto representa, para os homens, a generosa provisão de todo o bem que preenche nossos anseios e necessidades.

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS

Reflitam nesta ideia. Ela forma um quadro mental de serenidade e paz. Um doce cuidado de saciar-nos os anelos da alma: dessedentar-nos com algo que o mundo não nos pode dar.


ELE REFRIGERA MINHA ALMA

Isto é o que sentimos na intimidade com Deus, na entrega e abertura, em prece, depois de um dia de vigilância e desafios na vida. Ele nos harmoniza, anima e reergue; pacifica nossos impulsos; suscita-nos novas forças e confiança.

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA

Um Pastor amoroso conhece as trilhas mais seguras e convenientes e por elas conduz o seu rebanho. Ainda mais, Deus sabe o caminho certo para cada um de nós: veredas de retidão, de justiça, caminhos ideais, se nos dispomos a ouvir e seguir a “pequenina e silenciosa Voz interior”.


POR AMOR DE SEU NOME

A natureza de Deus é sempre amor, bondade. Portanto, as trilhas por onde nos conduz, só nos podem levar ao bem.

AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMERIA MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO

O “vale da sombra da morte” representa toda experiência nova que arrastamos. Assim como os carneiros se entregam confiantemente ao bom Pastor que os leva através de desfiladeiros cheios de abismos e perigos, em busca de novas pastagens, quando elas rareiam, assim também podemos confiar em Deus quando iniciamos novas coisas e passamos por transformações profundas em nossa vida.


TUA VARA E TEU CAJADO ME CONSOLAM

Cajado é o bordão com extremidade arqueada, com que o pastor detém as ovelhas para salvá-las de um buraco ou para pensar-lhes as feridas. Vara é a arma do pastor contra os animais predadores. Não é linda esta imagem de proteção?

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM, NA PRESENÇA DE MEUS INIMIGOS

Uma antiga estudante da Verdade nos contou de como estas palavras realizaram um milagre em sua vida. Ela atravessava um grave problema de saúde e, embora orasse e afirmasse a Verdade, não obtinha melhora nenhuma.

Um dia, meditando o Salmo 23, subitamente recebeu um vislumbre da Verdade: recebeu repentina compreensão de que as aparências do mal—os sintomas, tão fortes e persistentes—eram “a presença de seus inimigos”. E precisamente em presença deles Deus põe-lhe uma mesa: de sua vida perfeita e sanadora; de sua plenitude sempre presente; de sua condição natural de saúde e vigor. Foi tão nítida e intensa essa realização, que sua cura foi instantânea!

Seja qual for a aparência ou desafio, V. também pode ganhar essa experiência, pela meditação deste Salmo. Não importa quão hostil lhe pareça a situação, Deus tem a mesa preparada para VOCÊ!

UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO; O MEU CÁLICE TRANSBORDA

Era um velho costume ungir com óleo perfumado os reis e hóspedes. Deus nos tem igual consideração e nos unge com o óleo de Sua graça, no banquete de proteção e de benefícios a que nos referimos atrás. Ele nos torna reis de nós mesmos, pela mestria sobre nossa natureza humana, para estarmos em contínua ligação com Ele, em harmonia e paz; em provimento abundante; em felicidade!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO, TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA

Já nos aproximamos do fim de nossa meditação. Vemos aqui a conseqüência dos passos anteriores; a conquista da “vida pela graça”, por estarmos sob a guarda de Deus. É encontrar o “Reino” e termos, de acréscimo, todas “as outras coisas”.

E HABITAREI NA CASA DO SENHOR PARA SEMPRE!

Neste arremate se frisa a condição para alcançar essa plenitude: HABITAR. Significa: permanecer, ficar, morar. Não é lembrar-se uma vez por dia, durante alguns minutos, da Presença de Deus e de Sua graça. É “orar sem cessar”. É conscientizá-Lo muitas vezes. É saber que Ele e eu somos UM. Que Ele faz as obras em mim e através de mim: que Ele e eu somos inseparáveis!



Charles Roth

Nenhum comentário:

Postar um comentário