Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Todo Sepulcro É Ilusão!

 



A falsa crença em nascimentos e mortes se estendeu também ao campo da revelação da Verdade, quando Jesus declarou ser A VIDA, enquanto a humanidade, tendo lançado “âncora” na ilusão de vida material, vive visitando “Santo Sepulcro” . Assim, em vez de achar a ETERNIDADE revelada, que é DEUS SENDO TUDO, se fixou em “morte e ressurreição de Jesus”, como se a Vida fosse um joguete nas mãos de CRENÇAS, em vez de ser DEUS.

Enquanto a humanidade não se soltar das APARÊNCIAS MATERIAIS de forma plena, o que, em síntese, seria reconhecer que O ESPÍRITO DE DEUS É A ÚNICA REALIDADE, as “CRENÇAS COLETIVAS” continuarão iludindo a todos!

Os ensinamentos absolutos são a Verdade, desde que seus princípios sejam praticados também de modo radical e absoluto. “Praticados” significa serem “percebidos através das contemplações”!

Uma evangélica me disse o seguinte: “Jesus morreu para nos salvar!” 

Perguntei a ela: “Esta informação lhe veio da “Mente de Cristo”, ou da “mente carnal”? Se for da “mente carnal”, o apóstolo Paulo disse ser ela “a morte, a inimizade contra Deus”! Assuma a “Mente de Cristo”, revelada por ele como sendo a sua, e VOCÊ, COM ELA, CONHECERÁ A VIDA ETERNA, A SUA E A DE JESUS, QUE JAMAIS MORRE E QUE JAMAIS RESSUSCITA!”

O referencial da Vida, para a humanidade, é ver “corpos carnais se movendo”! Porém, não existe “movimentação na matéria”, para ser levada como parâmetro de avaliação da Vida. 

Jesus disse: DEUS É DEUS DOS VIVOS, E NÃO DOS MORTOS! Explicava a natureza de Deus, a natureza dele e a natureza de todos nós! De que forma podemos afirmar isto? Entendendo sua revelação absoluta de que SOMOS PERFEITOS EM UNIDADE (João, 17: 22).

DEUS é a Unidade Perfeita, aqui e agora evidenciada, que, para ser UNIDADE, necessariamente inclui a todos nós! Este é o Referencial da Verdade Absoluta, que entende a VIDA como Jesus a entendia e entende, e nunca como algo temporal ou sujeito a interrupções!

“Este mundo” é o mundo do “pai da mentira”, disse Jesus. Por isso mesmo, não há verdade em NENHUM de seus quadros hipnóticos! 

Enquanto, na ILUSÃO, a humanidade afirma ter Jesus estado em manjedoura e na cruz, ele próprio já havia declarado a Verdade sobre ele: “Antes que Abraão existisse, EU SOU!”. E A VERDADE SOBRE ELE É A VERDADE SOBRE VOCÊ!, razão pela qual ele assim disse: “NÃO CHAMEIS DE PAI A NINGUÉM SOBRE A TERRA, POIS UM SÓ É O VOSSO PAI, O QUAL ESTÁ NOS CÉUS” (Mt. 23: 9).

Entre na “Prática do Silêncio” já se vendo como VIDA que forma a VIDA ONIPRESENTE! Desvincule-se das CRENÇAS RELIGIOSAS DESTE MUNDO! 

Jesus disse que A VERDADE é o que nos liberta! E A VERDADE É A SEGUINTE: DEUS É TUDO, A VIDA ÚNICA EM EXPRESSÃO, E É, PORTANTO, A VIDA ETERNA QUE EU, VOCÊ E TODOS, AGORA ESTAMOS VIVENDO!





GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

“Não Há Outro Fora De Mim”

 





Quando o sentido da palavra “Mim” contida nas Escrituras é conhecido, não mais a pessoa a empregará ligando-a à suposta personalidade humana. Esta palavra é anuladora da crença em humanidade, significando a nossa identificação com Deus ou com a Verdade.

Todos os demais “outros”, vistos verdadeiramente como são, são o mesmo EU SOU universal e infinito que VOCÊ É! O Espírito único, em evidência, A VIBRAÇÕA DIVINA PERFEITA E ONIPRESENTE - DEUS!

“Não há outro Deus senão Eu. Deus justo e salvador. Não há outro fora de Mim” (Isaías, 45:21). Esta é a revelação da natureza divina do Eu que somos. Quando contemplada no silêncio, para ser PERCEBIDA como a Verdade sobre nós, mais e mais veremos os “outros”, antes vistos como “outros”, sendo o mesmo Espírito – ou “Mim” – que somos! E não como humanos, e sim, como deuses!

A Verdade é simples; DEUS É TUDO! Todos os princípios nos levam a este discernimento da totalidade e unicidade de Deus. E NÃO HÁ OUTRO! 

Se esta UNICIDADE for contemplada de forma plena, os chamados “relacionamentos” se mostrarão harmônicos!

É comum alguém se queixar de “alguém problemático” perto dele, ou vivendo com ele, seja com relação a um chefe, um filho, um irmão, parente, vizinho, etc.. Em todas as queixas, o real problema está nele mesmo, não como verdade, mas como uma crença falsa por ele retida: A CRENÇA EM OUTRO FORA DE MIM! Pode parecer difícil de acreditar, mas a Verdade é esta! O SER PROBLEMÁTICO É SEMPRE UNICAMENTE UMA CRENÇA FALSA! 

A CRENÇA DE QUE HÁ OUTRO, FORA DE MIM, E QUE NÃO ESTEJA SENDO O MESMO ESPÍRITO DE DEUS QUE EU SOU!

Foi me baseando nesta Verdade que, há anos, eu escrevi a “Fórmula Mágica”, uma maneira prática de se reconhecer a Verdade sobre “suposto outro problemático”, mudando não o outro, mas a “visão” com que este outro era observado. 

Aqueles que a praticaram com assiduidade e real dedicação puderam comprovar a solução dos problemas. É um método de autotratamento, que põe fim às queixas do tipo: “Se meu marido estudasse a Verdade como eu estudo, seria uma maravilha! Não haveria tanto atrito na relação!”; “Se meu filho não bebesse, minha vida seria um paraíso!”, etc., etc., etc..

NÃO HÁ OUTRO FORA DE MIM – E ESTE MIM É UNICAMENTE DEUS! 

Assim, cada um que diz “estudar a Verdade” deve estar firme neste entendimento, para não cair na ILUSÃO de acreditar em “outro”, senão o próprio EU SOU, a real Presença divina ali evidenciada como perfeição e harmonia! Aparências contrárias à Verdade poderão surgir; mas, deverão ser descartadas antes que “formem ninho”. Elas são a ILUSÃO, e são anuladas pelo Autotratamento voltado a “Mim”, ao DEUS ÚNICO que, de fato, é a realidade eterna e perfeita evidenciada como todos.
*
             A FÓRMULA MÁGICA
…………………….(mentalizar o nome da suposta pessoa com problema), perdoe-me por tê-lo(a) visto como pessoa problemática (doente, desajustada, com vícios, etc)! 

Percebo, agora, que a falha estava em minha maneira de vê-lo(a). 

Você é um ser espiritual perfeito! 

Você é a própria Vida de Deus, vivendo a meu lado para dar-me felicidade! 

Desejo-lhe, agora, toda a felicidade do mundo! 

Agradeço-lhe por ter-me servido de treinamento , abrindo-me os olhos espirituais para a Existência verdadeira, que é divina, espiritual e perfeita!

OBS: Fazer este reconhecimento em silêncio, duas vezes ao dia, durante 10-15min. No início, talvez a situação pareça estar piorando; é normal, pois, para surgir a imagem visível harmônica ocorre, antes, um rearranjo subconsciente. Permanecer na Fórmula Mágica; a solução estará a caminho.





*Gratidão eterna ao meu Amigo Dárcio

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

“Eu Subo Para Meu Pai”

 



“Eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.

                      João, 20: 17


“Subir para meu Pai” é uma direta e imediata percepção de que nunca estivemos no “deserto” das crenças materiais, e sim, nas “verdes pastagens” do Universo de Luz infinita. 

Enquanto os cegos ou ilusórios sentidos humanos enxergam “imagens hipnóticas”, representativas de suas crenças no bem e no mal, nosso Sentido espiritual, que é divino, “contempla as Obras de Sua criação”.

É comum o erro de se pretender “curar” ou “corrigir” com a Verdade as “aparências” vistas pela “mente carnal”. Que devemos fazer diante delas, sem que cometamos este erro? “SUBIR AO PAI!” Elevar nossa visão às altitudes da Verdade! Em outras palavras, “subir ao Pai” significa “subir à Onipresença divina”, vendo-nos e a todos “em Mim”!

Não existe Deus e “quadros hipnóticos”! DEUS É TUDO! Neste entendimento, fazemos as “contemplações” de que unicamente a Consciência iluminada é a Substância de tudo e de todos que n’Ela se contêm!

Nada do que a “mente humana” traduz como “material e doentio” é realidade! Subjacente a seus “quadros vazios”, há DEUS E SOMENTE DEUS! Esta percepção sem dualidade equipara-se a alguém andando, vendo sua sombra se movendo pelo chão, e constatando que “somente ele próprio” tem substância e movimentação, isto é, não há, na sombra, poder algum de se mover de si própria! Ela é puríssimo “nada”!

É dessa forma, fazendo clara identificação e distinção do que é LUZ e do que é mera “sombra”, que nos vemos SENDO UNICAMENTE A LUZ QUE DEUS É! 

Aquele que busca a Luz divina para “curar” ou “melhorar” uma “sombra” estará com sua “casa dividida”, e, com isto, não poderá empreender sua “subida ao Pai” com real entendimento e perfeição.

Deus é Luz, o Universo é Luz, Tudo é Luz! 

“TUDO JÁ É ILUMINADO”, revelou Buda à humanidade! 

“DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS”, revelou o apóstolo João! 

E pelo mesmo motivo, Jesus declarou: “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO!”

O suposto “mundo material” é ausência de Luz; o suposto “eu humano” é ausência de Luz; as CRENÇAS no bem e no mal são “miragens” vistas pela “mente carnal”, que é ausência de Luz! Desse modo, “SUBIR AO PAI” nada mais é, que RECONHECERMOS A PRESENÇA DA LUZ onde ela “aparenta” estar ausente. Toda “ausência de Luz” é ILUSÓRIA! Caso não fosse, DEUS estaria ausente, o que seria IMPOSSÍVEL!

Parta de Deus como Luz onipresente, em suas contemplações, e então, assim reconheça: “Aqui é o Reino da Luz, a Realidade iluminada que é o Meu Reino! Nele vivo como o Cristo, um ser eternamente iluminado e dotado de um Corpo de LUZ!”






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO


terça-feira, 28 de outubro de 2025

Tudo Está Bem!

 




Tudo está bem. Quantas vezes você já disse isso? Eu já encerrei muitas orações públicas com as palavras “e tudo está bem.” Sim, porque esta é a Verdade. TUDO ESTÁ BEM porque TUDO É DEUS. Sente-se e reflita sobre essas palavras por algum tempo. Logo você se verá considerando o fato de que TUDO ESTÁ BEM, porque Tudo é Deus.

Amado, isto significa que tudo está bem com sua vida exatamente agora. 

Em sua vida não há bolsos vazios causados por falta de realização ou por realização parcial. Algo assim seria impossibilidade: Deus (o TUDO) é a inteireza de sua vida neste exato momento. Sua vida é constituída por Deus sendo tudo. Que poderia lhe estar faltando?

Você já considerou a sua vida a partir deste ponto de vista? Ou vive na esperança de que as coisas irão melhorar só após você compreender um pouco mais sobre Deus (Verdade)? Pare! As coisas estão excelentes agora. Elas têm de estar! A Perfeição (Deus) é a soma total do que constitui a sua vida.

Por apenas uma semana, contemple estes fatos. Deixe sua Consciência voar às altitudes supremas da Percepção. Eu lhe garanto que, em apenas uma semana nesta contemplação, você porá fim à ideia de que algo possa estar faltando em sua vida. E certamente, irá experimentar a evidência de uma grandiosa realização. Mas o seu propósito, com tal contemplação, deverá ser apenas voltado à alegria de reconhecer a totalidade de Deus.



segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Contemple-se Como Consciência Iluminada!

 




Quando partimos do enfoque Absoluto, compreendemos que jamais houve época em que pudesse ter ocorrido a chamada “queda de Adão”; tampouco haverá época futura para ocorrer a “ressurreição”. 

Os ensinamentos relativos se comparam às palavras de Marta: “Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia”. 

O ensinamento absoluto corresponde à resposta dada a ela por Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crer em MIM, ainda que esteja morto viverá”. (João 11:24, 25). É lamentável que não se viva a Verdade na prática! O TEMPO NÃO EXISTE!

A percepção de que “o tempo não existe” nos conduz a várias conclusões práticas. 

Na ilusória questão da “doença”, por exemplo, SE O TEMPO NÃO EXISTE, SE NÃO HOUVE A QUEDA DE ADÃO, SE NÃO ESTAMOS SEPARADOS DE DEUS, SE DEUS É A TOTALIDADE DE NOSSO SER, NUNCA, EM INSTANTE ALGUM, EXISTIU DOENÇA DE QUALQUER ESPÉCIE. CONCLUSÃO: 

AGORA NÃO EXISTE DOENÇA ALGUMA! 

AGORA NÃO EXISTE DOENTE ALGUM! 

AGORA NÃO EXISTE SER ALGUM SEPARADO DE DEUS E SOFRENDO POR CAUSA DE ALGUMA DOENÇA! 

O TEMPO NÃO EXISTE! 

A DOENÇA NÃO EXISTE! 

Eis por que, em Eclesiastes, está escrito: “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada lhe tirar”. A PERFEIÇÃO ABSOLUTA É PERMANENTE!

Alguém poderia estar achando que estas Verdades são muito profundas? QUEM SERIA ESTE ALGUÉM? Novamente, DEUS CONSTITUI, AQUI E AGORA, A TOTALIDADE DE TODO SER INDIVIDUAL. 

Deixando de lado por completo e sem esforço a ideia de que exista “alguém em evolução”, “alguém carente”, “alguém enfermo”, e reconhecendo a Verdade como um FATO JÁ CONSUMADO sobre todos nós, estaremos vivendo a Vida em plenitude, ou seja, estaremos conscientes de que DEUS VIVE SUA PRÓPRIA VIDA COMO CADA UM DE NÓS. ESTE É O REINO DA REALIDADE!

Àqueles que ainda dizem sentir dificuldade para afirmar: “EU SOU A CONSCIÊNCIA ILUMINADA”, sugerimos os seguintes passos:

1. Reconhecer, em quietude e silêncio, sem esforços mentais, que a Consciência divina plenamente iluminada abrange a totalidade deste Universo infinito.

2. Reconhecer internamente: Eu sou consciente de que Eu existo.

3. Ponderar: Se estou consciente de algo, e se Deus é a Única Consciência, com qual Consciência eu percebo que eu existo?

4. Aguardar que haja a PERCEPÇÃO da Consciência divina sendo a própria Consciência individual.

Realmente, Deus é a única Consciência que existe. Deus, em Autoexpressão individual, aparece como a Sua Consciência, no ponto exato em que VOCÊ se encontra. 

VOCÊ É SOMENTE E INTEIRAMENTE A CONSCIÊNCIA DIVINA ILUMINADA. “Temos a mente de Cristo”. (I Cor. 2:16).

Ao afirmar: EU SOU CONSCIÊNCIA ILUMINADA, você estará reconhecendo a única Verdade que há em seu sentido máximo. 

Frases do tipo: “Eu ainda estou muito condicionado, devido aos vários anos em que pensei de outra maneira”, DEVERÃO SER SUBSTITUÍDAS, A CADA INSTANTE, PELA SEQUÊNCIA DE PASSOS SUGERIDA ACIMA. Este hábito promoverá uma natural soltura das crenças falsas.



*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

domingo, 26 de outubro de 2025

Somos Ramos Da Mesma Videira!

 



Segundo as “crenças coletivas”, vivemos entre pessoas conhecidas e desconhecidas, ilusão que costumeiramente faz com que as rotulemos segundo os conceitos humanos de bem e de mal. 

Várias vezes, explicando a natureza real do Universo como DEUS SENDO TUDO, ouvi de volta: “Quer dizer que Deus é ladrão também?” Não! “Ladrão” é o “sentido humano”, que sempre traduz o Infinito Perfeito em “imagens fraudulentas”, mutáveis e imperfeitas!

Aquele que se recusar a aceitar esta suposta “mente humana”, aceitando, de fato, que DEUS É TUDO, ao sair para o seu dia a dia nesta percepção de que “eu e o outro somos um”, ou seja, entendendo que somos “ramos da mesmíssima videira”, não viverá mais na crença em “conhecidos e desconhecidos”!

Quando saímos com a Consciência espiritual aflorada, o mundo e as pessoas reagem positivamente a esta Verdade, e, de alguma forma, a UNIDADE que essencialmente formamos, pode ser percebida. Por outro lado, se deixarmos de reconhecer a Verdade, e sairmos achando que “temos mente humana”, a ILUSÃO de sermos humanos dotados de “mentes pessoais” também aparentará estar presente. Nesse caso, até “pessoas conhecidas” poderão nos parecer “estranhas”, por termos aberto total brecha às CRENÇAS COLETIVAS DUALISTAS.

A Consciência espiritual atua espontaneamente como “amor incondicional”, o que nos leva a agir como o Cristo que somos, e não como bom ou mau ser humano. Esta ação, por ser Oniação, ou seja, a atividade divina comum a todos os seres, está se dando igualmente em todos os supostos “outros”, o que faz anular também neles a livre atuação das “sugestões hipnóticas”. E é quando notamos “conhecidos” ou “desconhecidos” fazendo o que podem para nos ajudar, nos atender ou nos tratar como “conhecidos”.

Só há “conhecidos”, para quem conhece a Verdade e vive segundo seus princípios. E, é evidente, onde só há “conhecidos”, há respeito e consideração acima do entendimento humano! 

Em toda parte que eu fizesse palestras, as pessoas, à saída, queriam falar comigo para tirar alguma dúvida, e nenhuma se mostrava acreditando que “havia me conhecido uma hora atrás”! Falavam comigo completamente livres e abertas, e muitas comentavam que “ninguém da família” tinha conhecimento do que diziam a mim!

“Quem são minha mãe e meus irmãos?”, indagou Jesus, quando os discípulos a ele disseram da chegada de “sua mãe e seus irmãos”. A resposta foi absoluta: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu Pai”.

Não estamos em “mundo material”, entre conhecidos e desconhecidos! 

A Verdade precisa sair do papel, sair dos momentos de contemplação, e, realmente, ser praticada em nosso dia a dia. 

Se todos “tirarmos as sandálias” para percebermos que, AQUI E AGORA, ESTAMOS EM SOLO SAGRADO, CONSTATAREMOS QUE UNICAMENTE VIVEMOS NO PARAÍSO!





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO 

sábado, 25 de outubro de 2025

O Homem-Deus Que Desconhece Matéria!

 



Tanto Buda como Jesus, relatam as respectivas Escrituras budistas e cristãs, estavam no mundo e buscando a Verdade. Buda, por exemplo, pesquisou e conheceu tudo quanto pôde, disponível neste mundo, praticando inclusive o ascetismo, revelando depois a inutilidade de tudo isso.

A Bíblia revela que Jesus “crescia em sabedoria diante de Deus e dos homens”, ou seja, estudando as Escrituras e meditando sobre elas.

Qual foi a VERDADE que ambos descobriram? A TOTALIDADE DO UNIVERSO ILUMINADO E A NULIDADE DO SUPOSTO MUNDO MATERIAL!

A quantidade de teorias que esta descoberta gerou, e também a quantidade de religiões, seitas e denominações, é algo imensurável! Mesmo assim, a humanidade continua acreditando viver em mundo material e, com o “eu ilusório” que este mundo reconhece existir, mas que é NADA. E com ele em foco, continua “buscando a Verdade” ou “buscando a iluminação espiritual”. Em outras palavras, faz do ego irreal algo a ser vencido ou aprimorado, tornando-o aparentemente real, enquanto a VERDADE DE QUE TUDO JÁ É ILUMINADO – INCLUSIVE O PRÓPRIO EU – fica encarada como “meta”, e não como FATO AGORA CONSUMADO!

Os artigos da Verdade absoluta partem da Verdade revelada: DEUS É TUDO, TUDO É DEUS! Não há “mundo terreno nem eu humano” em parte alguma! QUE ERAM? ERAM E SÃO “NADAS”! ASSIM COMO “NADAS” SÃO AS APARÊNCIAS E OS PERSONAGENS DE UM SONHO OU DE UMA MIRAGEM!

Buda e Jesus revelaram a LUZ DIVINA que somos! Jamais devemos “contemplar” a Verdade sem ser a partir deste EU SOU ILUMINADO, que é a nossa real, única e eterna identidade! 

Que eram Buda e Jesus, vistos pelos sentidos humanos como “buscadores” da Verdade? UMA ILUSÃO DA MENTE HUMANA! 

Que é todo aquele que “busca se iluminar”, lendo e estudando as mensagens do VERDADE? UMA ILUSÃO!

Este discernimento faz com que cada leitor se veja em seu ASPECTO REAL, AQUI E AGORA, eliminando ilusórias “metas de iluminação” pelo imediato reconhecimento de que DEUS É TUDO, E QUE O HOMEM-DEUS É O EU ILUMINADO QUE TODOS JÁ SOMOS, “DESDE O PRINCÍPIO”!

Quando trocamos de referencial, do ilusório mundo terreno e seus habitantes, para o referencial da UNIDADE ILUMINADA PERFEITA, entendemos o motivo pelo qual Jesus jamais disse “ter crescido em sabedoria diante de Deus e dos homens”, mas, sim, que “Antes que Abraão existisse, EU SOU!”.

ESTA É A VERDADE ABSOLUTA SOBRE QUEM SOMOS! E VOCÊ ESTÁ SENDO ESTA VERDADE AGORA! JAMAIS FOI “OUTRO” QUE A ESTEVE “BUSCANDO”! ESTE “OUTRO” JAMAIS EXISTIU!

Durante as “contemplações”, varra a noção de que esteja em “mundo material”! Parta da Verdade revelada, percebendo DEUS sendo a SUA ATUAL IDENTIDADE, CONSCIÊNCIA, VIDA E CORPO!





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

“Eu, Eu Mesmo!”

 




“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados”

Isaías 43:25


Quando a Bíblia diz que “Deus é puro demais para ver o mal”, e, também, que “de nossos pecados sequer se lembra”, revela a natureza de Deus como TUDO e, portanto, que a Mente divina somente vê ou reconhece a Sua própria Onipresença onipotente. Tudo mais, é crença da suposta “mente humana”.

Quando nos identificamos com o que Deus reconhece, as crenças coletivas perdem o nosso endosso, e o que somos – O CRISTO -, aos olhos do mundo é entendido como “humano evoluindo”. 

Na verdade, nunca existiram seres humanos! Mas a nossa identificação com DEUS se estende às crenças da humanidade, dando a impressão de que o “eu ilusório” se aprimorou. 

Enquanto esta Verdade não for entendida, veremos as errôneas colocações relativas que veem quem somos “na matéria”, e não SENDO DEUS!

Pela dificuldade de se passar ao mundo os princípios espirituais, que entram em choque com as aceitações coletivas, até mesmo as Escrituras trazem este erro de nos identificar com “seres humanos”. 

Citando um exemplo, o apóstolo Paulo, ao se perceber sendo o Cristo, em vez de escrever que “sempre estivera sendo o Cristo”, disse ter passado por um processo de “morrer diário” que culminou em sua percepção de “ser o Cristo”. Assim disse ele: “Estou crucificado; já não sou mais eu – o Cristo vive em mim” (Gálatas, 2: 20).

Quando estudamos a Verdade Absoluta, o nosso referencial nunca parte de um “eu ilusório” destinado a desaparecer! Por quê? Pelo motivo explicado na abertura deste artigo, ou seja, já nos enquadramos no “ponto de vista de Deus”, vendo o Seu Universo como onipresente, único e perfeito!

O que os ensinamentos relativos fazem, é aceitar um “bicho-papão” como “presença”, para, depois, ficar ensinando a “dar fim a ele”! Assim como Deus não vê o mal, não nos julga e não tem lembrança de pecados, como é dito nas Escrituras, nós, que partimos da premissa de que DEUS É TUDO, igualmente contemplamos o Universo e o Ser que somos dentro desta exata visão!
Por que Deus não vê o mal, não se recorda de pecados de ninguém e a ninguém julga? PORQUE O MAL NÃO EXISTE, OS PECADOS NÃO EXISTEM E NÃO HÁ “OUTRO”, EM SUA VISÃO, PARA SER “JULGADO”! HÁ UNICAMENTE “EU”! Por esse motivo, o ensinamento absoluto descarta toda a parafernália de “crenças religiosas”, definindo claramente a condição real e eterna da Existência: TUDO ESTÁ CONSUMADO! TUDO É DEUS, É PERFEIÇÃO, É LUZ PERMANENTE! ESTE EU ÚNICO É DEUS MESMO SE REVELANDO E “APAGANDO” FALSAS CRENÇAS! ESTE “EU ÚNICO” É O SEU “EU”.







*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Utilize Seus Olhos

 




Jesus Cristo sempre ficava consternado ao ver que as pessoas à sua volta não conseguiam ver o que ele via. Mais de uma vez ele perguntou: “ Vocês têm olhos e não enxergam?” – Marcos 18:8

Quando desafiado por milhares de bocas famintas a serem alimentadas, os discípulos viram carência. Jesus viu alimento suficiente para todos.

Quando desafiado com o cobrador de impostos, Pedro ficou parado em frente dele de mãos vazias. Jesus viu o dinheiro à mão.

Quando o filho da viúva de Naim faleceu, todos viram um corpo sem vida. Jesus viu um jovem capaz de levantar-se e andar.

Quando desafiado pela crucificação, quase todos viram o fim do seu ministério. Jesus viu o começo.

Jesus sempre via mais do que aqueles à sua volta conseguiam ver. Por quê? Porque ele se apoiava em seus olhos espirituais para discernir a verdade. Ele podia ver espiritualmente o que o sentido material jamais poderia discernir materialmente.

E nós podemos aprender a fazer o mesmo.

Mary Baker Eddy deu esta definição iluminada de olhos em Ciência e Saúde. Ela escreveu: OLHOS. Discernimento espiritual, — não material, mas mental (p. 586).

A verdadeira visão não é ver objetos materiais, ou a falta deles. A verdadeira visão é discernir a realidade espiritual e ver o que Deus criou, em primeiro lugar.

A visão consiste em ver a abundância, a vida, o amor, a harmonia, a ordem, a plenitude, a saúde, as soluções e as respostas. A visão é metafísica e acontece na Mente. E todos nós precisamos utilizá-la.

Portanto, se você não está vendo o suprimento hoje, utilize seus olhos! Olhe para a Mente infinita e você encontrará a solução para o seu problema.

Se você não está vendo a saúde, utilize seus olhos! Olhe para a Verdade e você vai descobrir que a força e o bem estão presentes.

Se você não está vendo amor, utilize seus olhos! Olhe para o Amor infinito, e você encontrará conforto abundante e razões para celebrar a alegria à sua volta.

O que você discerne espiritualmente vai transformar o humano e colocá-lo mais em linha com o divino.
Utilize seus olhos hoje e veja como é bom fazê-lo!


terça-feira, 21 de outubro de 2025

Contemple As “Mãos Desgrudadas”!

 





Se um hipnotizador disser a alguém: “Suas mãos estão grudadas, não pode separá-las!”, mesmo que ele tente usar de toda sua força muscular, as mãos não se soltarão. Haveria algo colando-as? Não! Apenas uma “sugestão hipnótica” estaria sendo aceita!

Quando dizemos a alguém que ele está perfeito sempre, por ser a própria Presença de Deus, para admitir esta Verdade, ele, que estava sob o “hipnotismo coletivo”, que o levava a enxergar e se render a algum ilusório problema, deverá meditar e se entregar à Mente do Absoluto, que jamais pode estar hipnotizada!

Disse Buda: “Não se elimina a ilusão da mente com a mente em ilusão”. Está explicando que a Verdade é reconhecida pela Mente que não se ilude, que é a Mente do Absoluto Se evidenciando como a verdadeira e única Mente de todos nós.

Acreditar na mente geradora de aparências falsas é desconhecer a Verdade! Por isso os ensinamentos absolutos descartam a “mente em ilusão”, explicando que AS OBRAS DE DEUS SÃO PERMANENTES, e que, como disse o apóstolo Paulo, recebemos de Deus o ESPÍRITO QUE PROVÉM DE DEUS, para percebermos esta Perfeição onipresente de tudo o que Deus faz!

Assim como “mãos grudadas” nunca existiram, na experiência do hipnotizado, sendo meramente uma irrealidade se mostrando como real, por puro “efeito hipnótico”, todos os chamados males, reconhecidos pela “mente em ilusão”, jamais estiveram sendo realidades. Em vista disso, Jesus disse: “Não resistais ao maligno!” Sabia que qualquer “resistência” se equipararia ao “hipnotizado” se esforçando para “DESGRUDAR AS MÃOS JÁ DESGRUDADAS”.

Contemplar a Verdade Absoluta significa reconhecer a Existência PERFEITA, sem HIPNOTISMO COLETIVO! Admitindo que SOMOS A PRESENÇA DE DEUS, E NÃO “ALGUÉM DO MUNDO”, VEMO-NOS COM “OLHOS DE DEUS”, E VEMO-NOS COMO REAL E ETERNAMENTE SOMOS, OU SEJA, COMO O CRISTO!

Muitos vão às meditações “com as mãos grudadas”, esperando que Deus as separem! Esta “casa dividida” impede a soltura total da “mente em ilusão”. 

Vamos a Deus como FILHOS DE DEUS, À SUA SEMELHANÇA, e nesta identificação plena com a Mente perfeita, vemo-nos “em Mim”, sendo a própria Mente que unicamente percebe a PERFEIÇÃO PERMANENTE.

Quem entender esta analogia, além de parar de “lutar contra a ilusão”, fará suas “contemplações” corretamente. Saberá o porquê de sempre estar sendo dito que “não há esforço algum”, quando “contemplamos” que DEUS ESTÁ SENDO DEUS COMO O EU QUE SOMOS. Partimos de DEUS COMO TUDO, da MENTE DE CRISTO SENDO A NOSSA, E CONTEMPLAMOS A LUZ DO PAI SENDO IRRADIADA E SENDO O FILHO ILUMINADO QUE SOMOS!




*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

O Universo Em Que Vivemos É Espiritual!

 



Seja qual for a situação do “mundo das aparências”, por mais que ela pareça ser real e lógica, é puramente uma “miragem” dando ares de realidade. É por isso que, ao meditarmos reconhecendo a presença única do Universo de Luz, as coisas “deste mundo” começam a se harmonizar. Soluções “surgem do nada”, provando que somente DEUS É REALIDADE, razão pela qual partimos sempre desta Verdade.

O Universo real está pronto e perfeito. Porém, quando alguém se vê diante de “aparências” contrárias à perfeição, facilmente se esquece desta Verdade e passa a encarar a “aparência visível” como realidade! Se isto ocorrer, a pessoa não deve se alarmar! Deve entender que, mesmo sendo enganada momentaneamente pelo erro, por ter sido pega desprevenida, ilusão é ilusão, e DEUS É REALMENTE TUDO! Deve então descartar seu envolvimento com o mundo e “contemplar-se” na Realidade espiritual consumada.

Há tempos, uma senhora falou comigo, dizendo: “O mundo está difícil para mim, fiquei cheia de problemas!”. 

Eu disse a ela: “Se o problema é o mundo, medite e reconheça que ele explodiu! Não existe mais! Foi-se!”. Meses depois, ela me ligou, dizendo: “Aquilo que você falou para eu fazer, eu contei para uma amiga minha, ela fez, e tudo se resolveu para ela”!
Ela própria não se sentiu animada a resolver como eu a havia aconselhado, que estava baseado na INEXISTÊNCIA DE UNIVERSO MATERIAL. Mas foi servir para a outra, que acreditou e comprovou a veracidade do princípio.

Comigo aconteceu, há anos, o seguinte: estava em São Paulo, numa quinta-feira, e teria de ir a Campinas no dia seguinte. Quando parei o carro na garagem para tirar as coisas do porta-malas, ao fechá-lo, tranquei a chave dentro dele. Como era dia de “Prática do Silêncio”, eu pensei: “Vou viver meu agora, e tudo se resolverá a seu tempo”. Na meditação, eu unicamente reconheci a Verdade de que “este mundo é espiritual e perfeito”, e nele não existe chave trancada em parte alguma!

Na manhã de sexta-feira, vendo-me sem a chave, tive a ideia de ir à agência autorizada para saber se eles teriam uma chave igual. Não tinham, e quem me atendeu falou o seguinte: “Dobre aquela esquina e você encontrará um chaveiro; ele costuma resolver casos assim com um pedaço de arame”. E eu fui até ele, que pegou uma caixa de ferramentas e veio comigo à minha garagem. Enquanto ele procurava na caixa o arame, eu fiquei olhando dentro dela, e vi uma chave jogada à toa em seu fundo. 

Disse a ele: “Será que esta chave não serviria em meu carro?” Ele a pegou, com ar de descrente, e fez a tentativa; e a tampa do porta-malas saltou aberta na hora! Ganhei-a dele como “reserva”! Numa cidade do tamanho de São Paulo, fui conduzido ao local em que havia a chave exata de que precisava!

Antes de me despedir, eu lhe perguntei: “Você está passando por alguma dificuldade?” Ele me respondeu: “Sim, um filho meu está me dando muito trabalho, por sofrer de distúrbios mentais”. E eu disse a ele: “Vou passar-lhe uns artigos da Verdade que o ajudarão a vê-lo curado!” Ele pegou os textos, agradeceu-me e se foi.

Todo este desdobramento nas “aparências” teve origem na Verdade de que “estamos num Universo espiritual”, consumado e perfeito! Quando esta Verdade é reconhecida, as “aparências”, como disse Jesus, se resolvem! São os “bens vindos de acréscimo”, ou seja, um “reflexo” da Perfeição espiritual reconhecida.





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Você Jamais Foi “Outro” Ao Lado De Deus!

 





O estudo da Verdade Absoluta, partindo da premissa de que DEUS É TUDO, revela que DEUS É QUEM VOCÊ É, fato eterno, permanente, evidenciado, aqui e agora!

Não há sentido em recebermos esta revelação da totalidade e unicidade de Deus, e continuarmos aceitando a crença coletiva de que somos seres humanos, mesmo que temporariamente! O TEMPO NÃO EXISTE!

A sua presença, exatamente agora, é a Presença de Deus, que é TUDO e é ÚNICO! A suposta “mente humana” tem de se render a esta Verdade, uma vez que ela é puramente “NADA”, uma mente falsa ou ilusória que, como sombra, se desfaz diante da incidência da Luz! E esta Luz se chama “Mente de Cristo”, a Mente que sabe que DEUS É O NOSSO SER.

Quando a Bíblia diz: “Maior é aquele que está em Mim do que aquele que está no mundo” (I João 4: 4), em sentido absoluto, explica que unicamente é real aquele “em Mim”, que é o Espírito de Deus evidenciado como o nosso Espírito. Tanto o mundo como tudo e todos que nele há, são ILUSÃO! O reconhecimento da TOTALIDADE E UNICIDADE de Deus exclui “lugar” para o mundo existir!

Aquele que acredita “estar no mundo”, é aquele que vive no NADA! Vive na ilusão de que O REINO DE DEUS não seja onipresente, e vive uma vida que a Bíblia chama de “morto”. 

Não há poder algum em mente ilusória, para impedi-lo de ser a Mente que VOCÊ É, aqui e agora! E esta Mente é a Mente de Deus; inexiste outra!

Faça suas “contemplações” a partir da Verdade e não das mentiras aceitas pelo mundo! Faça-as a partir da inexistência do mundo e da sua presença já sendo o próprio Deus! Não se detenha por vacilações da mente que não é sua! Você jamais esteve sendo “ser humano”! Jamais esteve sendo “outro ao lado de Deus”!

Vá diretamente à Mente ONIPRESENTE, vendo-a como a SUA MENTE, e, com ela, diga a si mesmo: “EU SOU AQUELE QUE SOU”!




*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO 

domingo, 19 de outubro de 2025

A Cristicidade Na Vida Prática

 




A revelação “Cristo é tudo em todos” (Col. 3: 11), quando posta em prática, constitui a vivência maior do mandamento “Ama a teu próximo como a ti mesmo”. 

A realidade sobre a identidade de todos é a “Cristicidade”, jamais tocada pelas crenças do mundo. É preciso que isto esteja bem claro, para que, ao recordarmos o alerta de Jesus, “Negue-se a si mesmo”, não o entendamos como negação de algo real ligado ao Ser que somos.

“Pela carne a ninguém julgo”, disse Jesus. Isto revela a “prática da Cristicidade”, ou seja, contemplamos o Cristo como a totalidade do nosso Ser, e o fazemos de igual maneira, reconhecendo o Cristo como tudo em todos aqueles com quem entramos em contato.

Se o morador de um prédio de 40 apartamentos solicitasse que os 39 vizinhos fizessem uma descrição de como estariam vendo o zelador, ele teria 39 opiniões diferentes, pois, elas teriam origem no “juízo pela carne”, e, no caso, origem em “mente pessoais”; assim, cada um também estaria avaliando A SI MESMO de igual maneira, limitada e finita, segundo as informações da suposta “mente carnal”.

Caso Jesus, que disse “não julgar pela carne”, passasse pelo edifício, veria o CRISTO sendo a totalidade dos quarenta moradores e também do zelador. Estaria vendo a Onipresença divina composta por cada um deles, e repetiria o que disse em seu Sermão do Monte: “Sois a Luz do mundo!” Estaria vendo-os pela Cristicidade, real, permanente e eterna, sem levar em conta a visão pela humanidade, irreal e transitória!

Há 150 anos, o prédio e seus moradores não existiam; entretanto, o CRISTO SENDO TUDO EM TODOS já estava sendo a Verdade eterna! Jesus, no caso, estaria vendo a VERDADE, enquanto todos os demais, vendo e opinando pareceres “segundo a carne”, estariam unicamente “vendo a ilusão”.

A Verdade vê a Verdade, e a ilusão vê a ilusão! 

Praticar o Amor divino é praticar a Verdade de que cada Filho de Deus é a TOTALIDADE DE DEUS, AQUI E AGORA! Para isso, nenhum esforço nos será necessário! A VERDADE É! 

Se virmos alguém “imperfeito”, necessitado de cura ou de melhoria em algum setor, significa que “julgamos pela carne”, isto é, não NEGAMOS A NÓS MESMOS, como carnais, para podermos, em termos absolutos, amar ao próximo como a nós mesmos! Mas isto não deve ser encarado como “falha”, mas como “lembrete”, para que façamos imediata “troca de referencial”, do humano para o crístico! Feita esta “correção”, estaremos aptos a “dar testemunho da Verdade”, assim como Jesus o deu, entendendo cada suposta “pessoa” não mais como “aparência transitória”, mas como O SER QUE INCORPORA A TOTALIDADE DO CRISTO.

Jesus, consciente de ser a totalidade do Cristo, assim disse: “Eu Sou o Pão da Vida”. E “dividindo” este Pão com seus discípulos, revelava o “Pão Onipresente” em todos, ou seja, revelava sua “Visão crística” apta a discernir O CRISTO SENDO TUDO EM CADA UM DELES, na UNIDADE PERFEITA DA ONIPRESENÇA! Esta “Visão” é a verdadeira “contemplação da Verdade” também em nossa suposta “vida cotidiana”.





*Gratidão Eterna ao meu Amigo Dárcio

sábado, 18 de outubro de 2025

Contemple Seu Corpo Incluso Na Oniação!

 




Somente existe Deus, Realidade universal oniativa, em atividade constante, perfeita e onipresente. 

Quando contemplamos a Verdade Absoluta, partindo da TOTALIDADE DE DEUS, devemos sempre incluir a percepção do Corpo como estando ativo por estar incluso na Oniação.

Não existe “corpo físico” em parte alguma do Universo, que é inteiramente da natureza de Deus, que é Espírito. Um Poder único, em atividade onipresente, se faz presente como o Corpo específico a que chamamos de “nosso Corpo”.

Quando a Bíblia diz que “o Verbo se fez carne”, o que veio sendo entendido e passado à humanidade, é a CRENÇA FALSA em materialidade, uma CRENÇA FALSA em “encarnação”. Jamais houve alguém “encarnado”, ou Deus não seria Espírito onipresente! O sentido da citação é outro: O VERBO, PARA A MENTE CARNAL, É “CARNE”! Em outras palavras, o seu Corpo é VERBO, em sua Realidade eterna, e é “visto como carnal”, pela ilusória “mente carnal”. 

Enquanto não for aceita a Verdade de que o suposto “mundo fenomênico” é irrealidade, teremos estas CRENÇAS FALSAS, contrárias à TOTALIDADE DE DEUS COMO ESPÍRITO, sendo aceitas e difundidas.

Jamais DEUS Se faz “carne”, assim como jamais “alguém se faz vidro”, caso veja seu corpo numa tela de TV. 

O “corpo de vidro” está no instrumento de exibição da imagem do corpo, sem jamais ser o corpo. 

Analogamente, o suposto “corpo carnal” está no instrumento de exibição da imagem fenomênica do corpo, a suposta “mente carnal”: JAMAIS DEIXOU DE SER DEUS, LUZ, ESPÍRITO!

Assim como a “imagem de corpo” na TV pode se mostrar distorcida, por alguma falha na captação, a “imagem fenomênica de corpo”, mostrada pela “mente carnal”, igualmente pode se mostrar distorcida; entretanto JAMAIS O CORPO ESTÁ DISTORCIDO! O CORPO É “TEMPLO DE DEUS”, ESPIRITUAL E PERFEITO PERMANENTEMENTE! 

Quando “transcendemos” as “imagens distorcidas”, entendendo-as como IMAGENS FALSAS, ficamos aptos a reconhecer a Verdade sobre o Corpo: O CORPO É DEUS, ESPÍRITO, LUZ, PERFEIÇÃO INCÓLUME!

Na “Prática do Silêncio”, jamais leve consigo “imagens falsas” do corpo! Vá direto à percepção da Onipresença ESPIRITUAL de Deus e à Oniação divina, que engloba toda a “ATIVIDADE PERFEITA DE SEU CORPO”, OU SEJA, CONTEMPLE A ONIAÇÃO ABRANGENDO A TOTALIDADE DA ATIVIDADE DE SEU CORPO.





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO