Os estados de ausência de luz, tais como o pecado, o carma, a ilusão, etc., são na verdade inexistentes, e que o fato de eles parecerem existentes não passa de pesadelo.
Por isso, o trecho da sutra diz: "A ilusão, sendo apenas falta de conhecimento da Verdade, é tal qual um pesadelo. Despertai do pesadelo".
Viver pensando que existem ilusão e pecado a serem levados em consideração é o mesmo que estar tendo pesadelo.
Se alguém pensa que a ilusão existe - isto é, considera real o pesadelo que está tendo -, é porque nele não está se manifestando a sabedoria.
A treva mental parece existir quando não está presente a luz da sabedoria, isto é, a luz de Deus.
Quando brilha a luz da sabedoria, desaparece a ilusão.
Se considerarmos real a imagem ilusória que se formou na mente e não abrirmos os olhos da mente, ela não desaparecerá nunca.
Porém, se abrirmos os olhos mentais, a imagem ilusória desaparecerá instantaneamente.
Ilusão é o não-reconhecimento da Verdade.
Não é que existe algo chamado ilusão.
Por exemplo, daqui ouvimos as cigarras cantando nas árvores lá fora.
Devido à acústica deste salão, muitas vezes esse chiado das cigarras é confundido com o barulho da chuva, e muitas pessoas poderão pensar que está chovendo. Isso é a ilusão.
E se alguém lhes explica que o ruído não é de chuva mas de cigarras, as pessoas percebem a verdade e, simultaneamente, desaparece a "ilusão de que está chovendo".
Então pergunto: "Onde está a "ilusão de que está chovendo"?
Ela não existe mais. Existe unicamente a verdade de que as cigarras estão cantando.
Conclui-se, portanto, que a "ilusão de que estava chovendo" não existia; simplesmente a verdade de que "as cigarras estão cantando" estava oculta, devido à falta de reconhecimento dessa verdade. Esta é a natureza da ilusão.
Abrindo os olhos da mente, isto é, compreendendo a Verdade, a ilusão desaparece instantaneamente.
É como diz o trecho da sutra: "Ocorrendo a iluminação espiritual (o despertar), imediatamente este mundo se torna Paraíso pleno de Luz, e o homem revela a sua Imagem Verdadeira, que é Vida plena de Luz".
Se alguém pensa que neste mundo existem muitos sofrimentos e desgraças, é porque não conhece a Imagem Verdadeira, isto é, a Verdade de que este mundo é o paraíso de luz.
Conhecer a Imagem Verdadeira e perceber que os sofrimentos e desgraças são ilusões, portanto inexistentes, o mundo se transformará imediatamente em paraíso de luz e ela manifestará sua Imagem Verdadeira, que é Vida plena de luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário