Basicamente, a humanidade dispõe de duas maneiras de encarar a vida: materialmente e espiritualmente.
Em todas as épocas, veio recebendo revelações no sentido de que a natureza da vida não se restringe ao que os sentidos humanos conseguem captar; desse modo, como há dimensões e leis mais altas, sempre foi insistentemente incentivada a buscar conhecê-las e, de fato, viver livre!
A Bíblia diz: “O que é nascido da carne, é carne; o que é nascido do Espírito, é Espírito” (João, 3: 6). Quer com isso deixar claro que a visão material é cega e completamente desvinculada da visão espiritual.
A visão material é separatista! Ilusoriamente separatista! Isto porque a Vida é uma Unidade perfeita onipresente, e, desse modo, somente indo acima do intelecto, poderemos contemplá-la para conhecermos Deus e a nossa presença real em Sua Unidade permanente!
Se alguém disser que tinha cem reais numa das mãos e, que, usando a outra mão, roubou aquele dinheiro, deixando-a vazia, não será levado a sério neste roubo! Como as duas mãos são do mesmo corpo, tanto faz o dinheiro estar na mão direita como na esquerda! O que a visão materialista desconhece, é que o Universo é UM SÓ CORPO! Desse modo, toda ação egoísta, que alguém possa demonstrar, somente revelará a ele que foi feita a ele mesmo! Se ele prejudicar alguém, o universo lhe mostrará que o prejudicado foi ele; se ele beneficiar alguém, o Universo lhe mostrará que o beneficiado foi ele! E é por isso que há os dois mandamentos: 1.) Amar a Deus sobre tudo; e 2-) Amar ao próximo como a si mesmo!
O que estes mandamentos dizem, é o seguinte: DEUS É TUDO, E, AMAR AO PRÓXIMO É AMAR A SI MESMO, UMA VEZ QUE TUDO É UM!
Se levarmos em consideração o chamado “mundo visível”, sabemos não ter ele realidade substancial alguma! DEUS, SENDO ESPÍRITO, não poderia estar Se expressando como MATÉRIA! Entretanto, a suposta “mente carnal”! assim a tudo traduz: COMO UM SUPOSTO MUNDO MATERIAL EM QUE HÁ SERES REAIS NELE VIVENDO! Não há! Este mundo é uma “sombra sem vida”! Desse modo, como o UNIVERSO REAL é uno, a “sombra” captada pela mente é “una”. É por esse motivo que as chamadas “leis da mente” traduzem visivelmente o que é real em Deus, ou seja, ensinam, como Jesus ensinou, que o suprimento é decorrente de uma constante “datividade”: “Daí e ser-vos-á dado”! Por quê? Por ser a “sombra” um conceito finito da Realidade INFINITA!
Por isso há a necessidade de conhecermos as “leis mentais”! Este conhecimento leva a suposta “mente humana” a agir afinadamente com a Realidade divina que ela não pode alcançar! Como foi visto, nesta Realidade, somos todos UM, somos todos COMPLETOS, somos todos UM COM DEUS! Quando nos percebemos nesta ONIAÇÃO, agindo como Deus age, que é Deus agindo como o CRISTO que somos, aos olhos do mundo, estaremos agindo como O AMOR DIVINO AGE, sem apego, sem egoísmo, “amando a Deus” e “amando ao próximo como a nós mesmos”, ou seja, estaremos agindo naturalmente dentro dos princípios das “leis mentais”.
Quem viver desta forma, mesmo diante de uma CRENÇA COLETIVA SEPARATISTA, estará vivendo alheio a ela, por estar se vendo como o CRISTO EM ONIAÇÃO, e ciente do sentido absoluto contido nos “dois mandamentos”! Em outras palavras, estará ciente de que a VIDA PELA GRAÇA SE ESTENDE AO MUNDO ATRAVÉS DA PRÁTICA ESPONTÂNEA DESTES MANDAMENTOS!
*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário