– 3 –
O que é que pode derrubar as restrições que colocamos para nós mesmos e para os outros quando medimos nosso potencial e, dessa forma, o limitamos? Uma mudança mental que espiritualize nosso conceito de homem.
A Sra. Eddy nos diz o que acontece quando fazemos isso: “A espiritualização do nosso conceito de homem abre as portas do paraíso, que os chamados sentidos materiais tentam fechar, e revela o homem infinitamente abençoado, reto, puro e livre, o homem que não necessita consultar estatísticas para conhecer a sua origem e idade, nem para saber até que ponto é homem, pois a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus”.
Podemos dizer que uma pessoa fez tanto ou tão pouco em relação a um determinado assunto, que acabou perdendo sua noção de proporção.
Aquilo de que sempre precisamos, e encontramos na Ciência, poderia ser chamado de noção divina da proporção. Nós a adquirimos quando colocamos de lado nosso conceito do homem que mede e é medido mortalmente, e substituímos a noção falsa pelo reconhecimento e pela crescente percepção do homem espiritual, o descendente e o representante de Deus.
E quando se trata de uma oração ou tratamento na Ciência Cristã? Por acaso curamos melhor quando aumentamos o número de orações? Somos mais bem sucedidos se resolvemos aumentar em vinte minutos o tempo dedicado a um tratamento hoje, em relação a um tratamento que demos ontem? Medir significa sempre limitar.
Em realidade, a forma mais pura de oração ou de tratamento não considera quantidade, finidade ou tempo. Não é a duração de um tratamento que faz com que ele surta efeito, mas nossa devoção à qualidade espiritual que participa do infinito imensurável e eterno.
Não julgamos a qualidade pela quantidade ou pelo tamanho físico de alguma coisa. Seria muito estranho determinar a bondade de uma pessoa pela sua estatura física, ou acreditar talvez que pessoas grandes são moralmente melhores do que as pequenas.
A espiritualidade, a imensidão do pensamento, não estão fora do nosso alcance.
A Sra. Eddy nos anima com as seguintes palavras: “A Ciência Cristã interpreta a Mente, Deus, pra os mortais.. É o cálculo do infinito que define a linha, o plano, o espaço e a quarta dimensão do Espírito”.
O homem criado por Deus, ou seja, nossa verdadeira identidade, vive para sempre fora do mundo tridimensional dos sentidos e de suas medições e limitações. Ele vive na dimensão ilimitada do Espírito. Esse é um fato que podemos começar a comprovar de maneira prática.
(ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÃ – DEZ 1997)
Nenhum comentário:
Postar um comentário