Translate

sábado, 28 de março de 2015

SEMANA SANTA INTERNA - SEIS MOMENTOS - PARTE 1












1

Ramos


Entramos na Semana Santa pelo portal do Domingo de Ramos, como Jesus entrou em Jerusalém, montado num burrinho. 

Jerusalém simboliza, dentro de nós, um estado de paz espiritual, temperado em equilíbrio e confiança; Jesus simboliza nossa identidade divina, o EU SOU.  

Sua ida a Jerusalém é o último passo no desenvolvimento preparatório para transcender todo traço egotista, para triunfo total do Espírito. Isto se relaciona com o fato de Ele ir montado no burrinho, isto é, dominando a parte animal. Só assim se assegura uma paz verdadeira e permanente. 


As hosanas da multidão que estendia suas vestes e ramos de árvores no chão, para a passagem de Jesus, representam a alegre homenagem e obediência de todos os nossos pensamentos e sentimentos Àquele que, em nós, venceu nossas tendências egoístas e que chega para reinar, "em nome do Senhor". 






 

2
Comunhão Espiritual



A Santa Ceia é a aceitação do Cristo Eterno em nossa mente e coração. E celebramos esta aceitação por meio da oração. 

O pão usado nas igrejas representa as ideias espirituais, o alimento que o mundo não conhece e que purifica nosso corpo-templo, para o Cristo nele oficiar.

O vinho simboliza a Vida que põe em ação essas ideias espirituais em nossa consciência. 

O pão e vinho simbólicos purificam nossa mente e coração, livrando-nos de toda corrupção. 
E nessa medida o Divino se vai tornando um só corpo conosco. 






3

Getsêmani


O Getsêmani, ou Jardim da Agonia, simboliza a luta que se trava em nosso íntimo, quando compreendemos que a Verdade é a única realidade.  

Esta experiência nos chega quando reconhecemos que Deus é o único Poder, a única Presença, enfim, que Deus é TUDO.  

Nessa consagração total a Deus temos de vencer todos os apegos e renunciar à nossa vontade humana. 

Há, em nós, sempre, pensamentos, emoções e hábitos profundamente arraigados no inconsciente, que reagem e lutam para sobreviver e manter seu jugo sobre nós. 
Não vacilam em amotinar-se e crucificar o novo poder espiritual, desconhecido deles, que surge: o Cristo interno. 
 Esses poderes das trevas internas procuram capturar e eliminar o Rei.


Romper com os velhos estados errôneos e admitir novos e mais altos valores, é um desafio que se apresenta a todos os que procuram seguir as pegadas de Jesus . 


Na quinta-feira santa, diga também como Jesus: "Não se faça, Pai, a minha vontade, mas a Tua!"
E nesta entrega, sinta uma nova inspiração invadindo e plenificando sua consciência.




 continua


Nenhum comentário:

Postar um comentário