Translate

domingo, 5 de junho de 2016

MENTES CONDICIONADAS











Poucos percebem o grau em que se mantêm hipnoticamente condicionados! Em tudo a mente humana lança seus condicionamentos e consequentes grilhões! 
Quando os princípios espirituais entram em contato com alguém, em geral são vistos à distância, após uma rápida comparação entre o “novo”, que chega, e o “antigo”, já condicionado!

Isto ocorre em tudo! Se alguém usa sempre um mesmo trajeto para voltar para casa e, por alguma obra, um “desvio” lhe for um dia sugerido, o desagrado logo se fará presente! Pelo desvio ela quebraria uma rotina; veria novas ruas, novas lojas, novas pessoas, tudo novo: mas, a mente condicionada reage! E, no dia seguinte, caso a obra esteja encerrada, voltará ele ao antigo é “surrado” percurso de antes!

Podemos imaginar este processo de condicionamento no estudo da Verdade! Como as pessoas são vítimas da mente condicionada! “Ah…eu não penso assim! Para quê irei mudar? Cada um tem seu modo de ver!”… e, assim, a mente condicionada segue em frente, achando a maioria ser isto muito natural! 


Não há maior “anticristo” do que a mente humana condicionada!  
E a Bíblia sabiamente diz: “Renovai-vos pela renovação de vosso entendimento”!

Uma conhecida, adepta do catolicismo, disse-me ter chegado à conclusão de que “todas as religiões que pregam o ensinamento de Jesus Cristo” são boas, e que ela estava se tornando “mais ecumênica”. 


Perguntei a ela se o Budismo também fazia parte de sua nova aceitação.
“Budismo não!”– foi sua resposta, e à velocidade da luz! 
Disse a ela: “Mas você conhece a fundo o que prega o Budismo?” 

A resposta foi: “Não! O Budismo não me interessa!” . 
Eu lhe disse: “Uma pessoa que foi educada no Budismo desde criança nem quer ouvir falar de Jesus Cristo!” 

Ela me respondeu: “O Budismo fala em reencarnação!” 

Respondi a ela: “O Espiritismo é cristão, e também fala!” 

Ocorre o seguinte: há uma Verdade absoluta e única, presente em todos os ensinamentos espirituais legítimos! Esta Verdade não lida com nada deste suposto “mundo material”.

O Budismo diz que “este mundo” é Maya (uma ilusão da mente humana);  

O Cristianismo diz que “o príncipe deste mundo é o pai da mentira”, e que “o Reino não vem visivelmente, por já estar em nós… o Reino que não é “deste mundo”!

Se o Budismo prega ser “ilusão” a visão humana de mundo , não poderia estar pregando a encarnação ou reencarnação de alguém numa “ilusão”;  


Se o Cristianismo prega ser ” Satanás, o pai-da-mentira, o princípe deste mundo”, que “não somos deste mundo”, “que não temos pai sobre a face da terra”, não poderia estar pregando nem encarnação nem reencarnação de alguém neste mundo”. 

O que ocorre, na verdade, é que a mente humana, desinteressada em sumir, para que a Verdade Absoluta seja discernida, criou ramificações mil dos ensinamentos! E A TOTAL ONIPRESENÇA DA LUZ ACABOU DEIXANDO DE SER RECONHECIDA!

Somente a livre manifestação da Mente divina faz com que se rompam os condicionamentos da mente humana! Inclusive e principalmente os religiosos! Eis por que as meditações corretas são fundamentais! Elas permitem a ação interior da Luz divina; e esta Luz, continuamente incidindo nos condicionamentos arraigados, acaba por dissolvê-los!

Quanto menos “mente humana”, mais a Mente de Cristo pode ser percebida como nossa mente real e verdadeira! 


O processo é o mesmo, no Cristianismo (chamado de Renascer), ou no Budismo, (chamado de Despertar); e, sem a mente condicionada, o óbvio, que até então não era visto como óbvio, passa a ser: DEUS É ESPÍRITO, E É TUDO! 





Gratidão ao Meu Amigo Dárcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário