Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"SE NÃO VOS FIZERDES COMO MENINOS"










“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mt. 18: 3). 




Assim disse Jesus, quando seus discípulos lhe perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?”. 


Esse tipo de pergunta sempre tem origem numa mentalidade humana. 

Quando é aflorada a Consciência espiritual, a UNIDADE DA EXISTÊNCIA é percebida, e nela, somos todos iguais, sem maiores ou menores.

Se Jesus respondeu usando de exemplo uma criança, em vez de passar aos discípulos sua Visão absoluta, foi por pressentir que estavam eles agarrados ao mundo, presos às crenças dele, onde cada um desejaria se achar superior aos seus semelhantes. 

Vendo a pureza e humildade do menino, Jesus mostrou-o a eles, dizendo: “Se não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus”. 

Era a sua preparação, dada a eles, para que “renascessem”, para que deixassem de se avaliar como superiores ou inferiores. 

Em outras palavras, para “fazerem-se como meninos”, calando e anulando o ego, para que pudessem perceber a todos como SERES DE MESMA ORIGEM DIVINA! SERES VIVENDO EM UNIDADE!

Quanto maior for a “percepção espiritual” de que somos todos “Um”, menor é a influência das “crenças do mundo” em termos de desigualdades. Sejam pessoas, animais ou plantas, a VIDA subjacente às “aparências” mais nos chamará a atenção do que as próprias “aparências visíveis”.

Também ao lavar os pés dos discípulos, Jesus revelava a eles a Unidade da Existência! Pedro não havia concordado, mas mudou de ideia, quando Jesus lhe disse: “Não terás parte comigo, se tu não me permitires!”.

O “Reino dos Céus” não é algum palácio com portas fechadas, à espera de “convertidos”! 

Antes, é a Realidade iluminada onipresente, e NELA ESTAMOS TODOS, AQUI E AGORA; ALGUNS, PERCEBENDO-A, OUTROS, SEM NADA PERCEBEREM. 

POR ISSO, JESUS BUSCOU UM EXEMPLO FÁCIL DE ELES ENTENDEREM: “TORNANDO-SE MENINOS”, ESTARIAM LIVRES DO INTELECTO ADULTO, LOTADO DE CRENÇAS SEPARATISTAS, E VAZIO DE HUMILDADE! 

DESSE MODO ELES SE VERIAM PRÓXIMOS, UNS DOS OUTROS, E, NESSE ESPÍRITO DE UNIDADE, ESTARIAM ABERTOS À REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS, PRESENTE NELES MESMOS!





                     Gratidão ao Meu Amigo Dárcio






Nenhum comentário:

Postar um comentário