Translate

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Dê a Cada Dia o Seu Cuidado

 




Uma das instruções mais práticas e eficazes, dadas por Jesus, diz o seguinte: “Basta a cada dia o seu cuidado; o amanhã cuidará dele mesmo”. Aqui podemos notar, além da visão da permanência do “Agora Espiritual perfeito”, a noção de que devemos estar concentrados no momento presente, fazendo o que nos cabe fazer, sem pressa e sem deixarmos para o amanhã. 

Há um ditado que diz: “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”, e há também este outro: “O que está feito não está por fazer”. 

Quando alguém reclama de “não ter tido tempo” para fazer o que deveria ter feito, certamente não praticou estes ditados. Da negligência surge a pressa, a pressa “inimiga da perfeição”, sobre o que já comentei aqui recentemente.

O importante, nesta frase de Jesus, “basta a cada dia o seu cuidado”, é estarmos conscientes dos dois pontos principais que ela abrange: o primeiro, que não devemos estar com a mente voltada ao futuro, mas sim  focalizada fundamentalmente no dia de hoje, em termos de o estarmos utilizando para efetivamente deixarmos tudo “em dia”; o segundo, é realmente executarmos, sem atraso e sem pressa, e da melhor forma possível, o que este dia “de hoje” está requerendo de nós. 

Para este mecanismo de vida harmoniosa acontecer na vida prática, devemos, em primeiro lugar, meditar e discernir que “somos um com Deus”; e, um parâmetro para avaliarmos esta percepção, está em constatarmos, durante a “Prática do Silêncio”, se estamos nos vendo “um com Deus” realmente, ou se estamos “sendo dois”. 

A Mente de Deus, consciente de ser a nossa, é a nossa Mente, consciente de ser Deus! Esta percepção, consciente, é “ser um com Deus”.

São estes princípios simples, mas que nos exigem dedicação e prece, o que nos possibilita viver a Verdade na prática, ou viver a “vida pela graça”.






*GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário