Translate

domingo, 9 de novembro de 2014

OS MEIOS PARA REVELAR A VERDADE: ALEGORIAS - 2




 
Um aspecto importante, das parábolas, alegorias e ilustrações, é o seguinte: não criar dependências!
 
Cada um se vê diante de um “despertar” diretamente acessível, que depende unicamente dele mesmo!

Desse modo, é capaz de deixar de lado as falsas crenças de que influências externas possam causar-lhe “iluminação espiritual”.

Há ensinamentos que disseminam a crença de que, se alguém entra em contato pessoal com algum suposto “iluminado”, recebe uma graça!

O Caminho, entretanto, é “Eu Sou a Graça!”, ou seja, o silenciar da mente ilusória pela Autorrevelação!

O que Jesus disse aos discípulos foi: “Permanecei na cidade até que DO ALTO sejais revestidos do poder”; sabia que o “despertar” decorre de uma atitude sincera de “abertura interna a si mesmo” e espontânea ação da própria Consciência iluminada de cada um!


Se alguém se aproximar fisicamente de um suposto “mestre iluminado”, e dele achar que “recebeu uma graça”, poderá até sentir que a tenha recebido, mas a origem terá sido a sua própria Consciência, que pôde Se manifestar devido unicamente àquela sua expectativa nesse sentido.

Se a mesma expectativa fosse criada com a pessoa estando próxima a um cão ou gato, a mesma graça lhe seria concedida!

Joseph Murphy conta, num de seus livros, que curou um amigo desenganado pelos médicos, em coma no hospital, colocando sobre seu corpo um pedacinho de madeira numa caixinha de luxo, dizendo-lhe ser um pedacinho da cruz de Jesus Cristo. O homem, de repente, saiu do estado de coma e disse: “Jesus esteve aqui e me curou!”.

“A tua fé te salvou”, disse Jesus, quando a mulher com fluxo de sangue o tocou e foi curada!



Em sua terra, Jesus não curava! Não acreditavam nele e, dessa forma, a ação espiritual em cada um não acontecia!

As pessoas precisam ter confiança plena na Verdade: compreender que Deus realmente é onipresente e que unicamente de SI MESMAS terão as revelações e o conhecimento absoluto!

Jesus nunca insinuou que alguém ficasse perto dele, a fim de receber “graças”; explicava o contrário: “Se eu não for o Consolador não virá a vós!”

Por isso Jesus deixou as parábolas: por jamais pretender deixar crenças errôneas de dependência na mente das pessoas! Sabia que o “despertar” é uma Autorrevelação!

O contato com os ensinamentos, com as palavras da Verdade, pode realmente nos ser de grande valia; mas, acreditar que “ficar fisicamente” perto de alguém sendo endeusado, nele personalizando a Verdade, e intencionando “receber iluminação”, é pura ilusão e até mesmo materialismo!
Seria a pessoa negar os “rios de Água Viva”, já jorrando a partir do “próprio ventre”, para ficar com um balde puxando água do “poço de Jacó”, como fazia a samaritana!

 

A única Consciência desperta é DEUS!


E estamos, você e eu, não apenas “próximos” a ela, mas sim, SENDO ELA PRÓPRIA!

A Consciência ÚNICA é infinita, indivisível, onipresente, iluminada, divina já é a sua Consciência deste AGORA!

Pare, portanto, de ver “mais luz fora de você”, deixando, em vista dessa falsa crença, de contemplar a SUA PRÓPRIA LUZ, a Luz do Eterno que constitui o seu “EU”.

Outra parábola conhecida, é a do leão que foi criado junto com cordeiros, e crendo, em vista disso, que era um deles.
Suas atitudes se mantinham pacatas e serenas, parecidas com as dos cordeiros, até que em certo dia, ele escutou o rugido de um leão que apareceu no local.



Se, para os cordeiros, o rugido nada representou, em seu caso, aquilo serviu para lhe aflorar sua verdadeira identidade! Fez com que ele percebesse sua “alma de leão”!

 

Viu assim ruir sua cega aceitação da falsa crença de ter ele sido cordeiro por um instante que fosse! Sempre estivera sendo um leão!
Sem que nada nele se alterasse, meramente pelo seu despojamento imediato da crença falsa, mediante a aceitação do fato verdadeiro, sua real identidade foi “restabelecida”.

A parábola explica que, por algum tempo ainda, ele às vezes parecia agir como cordeiro, pelos anos de falso condicionamento pelos quais havia passado; mas, o seu “despertar” foi prevalecendo a cada dia, e suas ilusórias tendências foram se esvaindo, até sumirem completamente!

O Homem é Deus sendo o Cristo! Enquanto um mortal estiver sendo visto e aceito em lugar do Cristo que VOCÊ É, estará sendo um “leão criado em meio a cordeiros”.


Por isso o conhecimento da Verdade o liberta! E a parábola é o “rugido do leão”, explicando como se dá esta sua libertação: tão logo você assuma JÁ SER O CRISTO, sem mais se identificar em nada com um ser humano nascido, em evolução, em estudos da Verdade, por se firmar no entendimento de que jamais você foi um ser humano, assim como jamais o leão esteve sendo um cordeiro, a Presença gloriosa de Deus lhe “aparecerá”, por ter sido reconhecida como sendo a SUA Presença.         

Por isso Jesus disse: “Aquele que me vê a mim, vê o Pai”. 

Esta Verdade, como todas, é universal!






                  Agradecimentos ao Meu Amigo Dárcio



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário