Translate

sábado, 8 de novembro de 2014

OS MEIOS PARA REVELAR A VERDADE: PARABOLAS - 1


 

Como a Verdade está acima do que o intelecto pode captar, a literatura espiritual se vale de inúmeras parábolas, alegorias ou ilustrações, buscando revelar o que já somos em meio ao festival de crenças falsas que nos tentam iludir e mostrar o que nunca fomos.
 
Desse modo, buscando burlar o intelecto iludido, estas ilustrações objetivam unicamente este aparente “despertar”, sem contar com nenhum tipo de mudança no ser perfeito que já somos.

A “Parábola do filho pródigo”, por exemplo, mostra que da parte do seu pai, nunca houve separação. Foi o filho quem quis a “sua parte”, deixando a casa do pai para ir a “terra distante”. Quando ele se decidiu por voltar, o pai correu em sua direção e o acolheu da melhor forma possível!
 
 

Jesus nos deixou esta parábola para revelar claramente que “não existe Deus que nos tenha destituído de sua glória”, mas que este “ego”, de posse de “sua parte”, ao ser descartado, nos fará ver que “tudo que é do Pai é nosso”, o que depende, portanto, unicamente de nós mesmos!

Deus nunca nos vê “menores” do que Ele próprio, porque a Consciência Única é infinita e constitui o Ser que somos AQUI e AGORA

Todas as crenças humanas de pecado, carmas, separatividade, e julgamentos do ego são unicamente seus próprios ilusórios devaneios! Pura ilusão! Identificação com “mente que não existe”!

Ou a pessoa acata esta Verdade, “acorda” e se vê como Deus a vê, ou ela simplesmente fica iludida até “voltar” à casa do Pai!

Na alegoria do Éden, exposta no Gênesis, vemos que Deus, tendo criado o homem à Sua imagem e semelhança, portanto, espiritual e perfeito, colocou-o no “paraíso”, ou seja, em Deus mesmo!  Que diz a alegoria?
Que Adão comeu do fruto proibido, da “árvore do conhecimento do bem e do mal”, e se viu expulso do paraíso!
 
Mais uma vez, a “atitude” partiu dele, e não de Deus!
Mas, de fato, Adão jamais poderia ser expulso do “paraíso”, a não ser em crença falsa!
Por quê? Porque DEUS É TUDO!
O “paraíso” é a Onipresença divina no AQUI e AGORA!
Caso Adão saísse de Deus, entraria simultaneamente em Deus  - na Substância Espiritual Permanente e Infinita que permeia todas as aparências!   

Deus ocupa toda a Realidade, ou seja, a alegoria explica que Adão entrou somente numa “ilusão” de separatividade de Deus, por deixar de ver a perfeição em si mesmo e em toda parte, por se deixar prender ao julgamento pelas “aparências”, segundo as crenças no bem e no mal.

Como “ilusão” não gera fato nem tampouco constitui um fato, mesmo se achando “expulso”, a realidade é que jamais Adão esteve fora do paraíso! E nem poderia fazê-lo, uma vez que sua Vida é Deus.

Esta alegoria explica que você, assim como é agora, é a pura e permanente “Autoemanação de Deus”; se deixar de se iludir, de se julgar pelos pares de opostos, deixando de ver bem e mal em si mesmo, bem como na totalidade do que constitui o Universo, estará deixando a “ilusão” de lado, para conscientemente experienciar a Verdade que sempre foi, é e será, ou seja, a sua imutável natureza divina, em unidade eterna com Deus.


CONTEMPLO A CONSTÂNCIA DE MINHA UNIDADE COM DEUS.
CONTEMPLO QUE, COMO DEUS É TUDO, SOU ETERNAMENTE A PRESENÇA DE DEUS!

CONTEMPLO QUE O PARAÍSO É A ONIPRESENÇA EM QUE EU VIVO.

CONTEMPLO QUE MINHA MENTE É A MENTE DE DEUS!




Agradecimentos ao Meu Amigo Dárcio
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 


 

 

 

 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário