Translate

domingo, 31 de dezembro de 2023

ANO NOVO





O ANO QUE CHEGA NÃO VAI MUDAR A NOSSA VIDA. 

SOMENTE QUANDO FOR ESTABELECIDA A PAZ NA NOSSA MENTE É QUE SURGIRÁ A PAZ NA TERRA.

É comum fazermos resoluções quando começa o ano, mas dificilmente cumprimos o que prometemos, se não modificamos os nossos pensamentos.

O que você pode fazer neste ano que não fez em todos os passados? Está disposto a se esforçar para que haja mudanças em sua vida? 

Desate todos os nós que existem dentro de você e plante sementes do que você deseja colher nos dias que virão. 

Você pode saber tudo o que deve fazer para mudar, mas precisa colocar em prática, pois existe uma grande diferença entre saber e fazer.

Use todo o seu potencial de filho de Deus e passe do velho para o novo. Tome a decisão de manter o espírito alegre e iluminado.

A vida é uma série de portas se abrindo e se fechando, assim como um ano termina e outro começa.

Veja-se abrindo portas para o amor, a compreensão, para o perdão e a gratidão e, feche as portas do ressentimento, da raiva, do ódio, e todos os outros sentimentos que intoxicam o seu corpo, a sua mente e o seu espírito.

Muitas pessoas não conseguem progredir porque estão presas a coisas do passado.

Quando surgem coisas novas e aperfeiçoadas, devemos ter a coragem de largar o apego às coisas velhas e mudar para o novo. Entretanto, não é aconselhável mudar de pensamento a torto e a direito. 

Mesmo as coisas do passado não devem ser jogadas fora como um sapato velho, sem o mínimo de gratidão pelos benefícios recebidos. A falta de gratidão não deixa fluir o progresso.

A mudança do velho para o novo não deve ser por capricho ou por comodismo.

As mudanças devem acontecer após examinarmos bem a sua eficiência, o seu ponto forte, levando em consideração o que pode trazer de benefício às pessoas.

As coisas velhas já passaram, e por isso vieram coisas novas.

Há pessoas que, embora desejando ardentemente a felicidade, resmungam todos os dias “eu sou infeliz” ou “eu sou fraco”. Nem o Ano Novo nem o Novo Milênio trarão a felicidade enquanto não se conscientizarem de que o que traz a felicidade são os bons pensamentos.

Quando está terminando um ano, muitos fazem faxina geral em casa. Põem fora o que não usarão mais e arrumam as coisas úteis e belas. Então, que tal fazermos uma faxina mental? Vamos eliminar todos os pensamentos e crenças negativas do cômodo mental, como:

-Eu não posso – nada dá certo – já perdi as esperanças – não sei se consigo.

Vamos guardar as boas lembranças que nos fazem tanto bem e semear bons pensdamentos, como:

– EU POSSO – TUDO VAI BEM – ESTOU A CAMINHO DA REALIZAÇÃO – CONSEGUIREI COM CERTEZA.

Você é FILHO DE DEUS! 

Sinta o poder que tem o seu amor. 

Sinta o poder que tem o seu perdão e sua gratidão. 

Você é filho de Deus; é um SER DIVINO, ÚNICO E MAGNÍFICO.

Pense sempre que tudo está perfeito e que só depende de VOCÊ. 

Somos todos um perante Deus. Respiramos do mesmo ar. Bebemos da mesma água. Recebemos o alimento da mesma terra.

É preciso continuar hoje o que decidimos ontem: dirigir aos familiares palavras carinhosas, render graças ao tomar as refeições, agradecer à força divina que nos vivifica.

O segredo de um feliz ano consiste em prosseguir sem pressa, porém, sem negligência.

Neste novo ano vamos nos unir formando um círculo de luz, envolvendo os que ainda se sentem perdidos e solitários por não perceberem que são um ser único e insubstituível para Deus.

Vamos abrir os nossos corações e compartilhar o nosso amor com os que não têm um lar; com os que ainda sentem raiva, medo ou dor. 

Vamos abençoar aqueles que um dia nos magoaram ou de quem um dia sentimos raiva.

Vamos envolver todo o Universo e despertar como despertou Buda, quando disse: “Seres animados, seres inanimados, seres com sensibilidade, seres desprovidos de sensibilidade, cada um já é iluminado e tudo é manifestação do Amor de Deus”




MASAHARU TANIGUCHI

sábado, 30 de dezembro de 2023

“Por Eles Santifico A Mim Mesmo”

 




“Por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na Verdade”.

João, 17: 19.



Jesus fazia clara distinção de quem ele era, visto aos olhos do mundo, e de quem era, visto a partir da concepção de Deus.  Quando usava a mente humana, falava de modo dualista, para deixar bem claro o que é “aparência” e o que é Realidade! E TUDO FAZIA PARA QUE SEUS DISCÍPULOS ENTENDESSEM O REFERENCIAL ABSOLUTO DA VERDADE!

“Estando eu com eles no mundo, guardava-os em TEU NOME. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. MAS AGORA VOU PARA TI, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em SI MESMOS (João, 17: 12, 13)

Além de fazer clara distinção entre o Jesus visível e o Cristo que é, Jesus explica a IDA AO PAI estando no mundo:  “Dei-lhes a TUA PALAVRA, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na Verdade; a TUA PALAVRA é a Verdade” (João, 17: 14-17).

“EM TEU NOME, A TUA PALAVRA”, assim, de forma dualista, Jesus se expressava para não personalizar a Verdade! 

Perdi a conta de quantas vezes escutei religiosos dizendo que “o nome de Jesus tem poder”, e que “só o nome de Jesus” deve ser invocado, etc.. Que fizeram eles? Personalizaram e restringiram o PODER ONIPRESENTE DO PAI! Enquanto não separarem o Jesus que disse “guardava-os em TEU NOME” do Jesus que disse “tudo que pedirdes em MEU NOME, eu o farei”, para compreenderem que na segunda colocação Jesus falava como “Onipresença”, como “Unidade Perfeita”, e não como “ele próprio”, como personalidade avulsa, ou seja, enquanto não entenderem que a “ONIPOTÊNCIA ESTÁ NO NOME DO UNO , que é a Presença do PAI como o CRISTO, tanto em Jesus como EM TODOS NÓS , irão erroneamente “adorar Jesus”, em vez de fazerem o que ele ensinou: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João, 4: 23-24).

“Os verdadeiros adoradores adoram o Pai”, disse Jesus.

Sempre que assim eu explicava àqueles que aprendiam o errôneo cristianismo ortodoxo, ouvia como resposta: “Acontece que, para nós, Jesus é Deus! Não fazemos separação!” 

E, em virtude desta aceitação contrária às falas de Jesus, deixavam de “adorar o Pai”, – O CRISTO EM SI MESMOS – como ele próprio ensinou, personalizando a Verdade em Jesus, e vendo-se como “filhos de Deus” inferiores, ou como meras “criaturas”, sempre clamando por Jesus, sempre vivendo com problemas e sempre acreditando serem carnais!

O segredo do Evangelho é cada um IR DIRETAMENTE AO PAI! 

Há até a “parábola do filho pródigo” enfatizando isso! O filho voltou à CASA DO PAI! Jesus assim nos ensinou e o apóstolo Paulo fez o mesmo: “Glorificai a Deus no VOSSO corpo e no VOSSO espírito, os quais pertencem a Deus” (I Cor., 6: 20). 

Enquanto isso não for entendido e praticado, continuarão sendo aparentemente “parasitas” da Luz de Jesus, deixando de fazer o que ele próprio enfatizou que fosse feito: “Resplandeça a VOSSA LUZ diante dos homens…”(Mateus, 5: 16).

Enquanto Jesus disse “ser um com o Pai”, mas com o Pai sendo “maior do que ele”, as crenças religiosas ortodoxas se fundamentaram num “Jesus maior do que o Pai”, deixando de pregar o REAL EVANGELHO, de que SOMOS TODOS O CRISTO, UM COM O PAI, LUZ DO MUNDO, COMO AS ESCRITURAS NOS REVELAM!

“Por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na Verdade. Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um” (João, 17: 19-22).

Por que Jesus disse: “Por eles me santifico a mim mesmo, para que eles sejam santificados na Verdade”? Para mostrar O CAMINHO! Para TODOS se santificarem a SI MESMOS, seguindo o seu exemplo! 

Assim disse ele: “MAS AGORA VOU PARA TI, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em SI MESMOS!”

CONTEMPLE-SE JÁ NA CASA DO PAI, MESMO QUE O MUNDO INTEIRO DIGA ESTAR VOCÊ NELE! DIGA A SI MESMO: “DESTE MUNDO NÃO SOU!”

CONTEMPLE A SUA LUZ NO ALTO, SANTIFICANDO A SI MESMO NA VERDADE! 

CONTEMPLE SUA GLÓRIA DE SER UM COM O PAI, EXATAMENTE AGORA, COMO JESUS É, E DISSE QUE TODOS SOMOS! 

CONTEMPLE-SE DESFRUTANDO DA MESMA ALEGRIA DE JESUS, E EM VOCÊ MESMO!











GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

“Não Resistais ao Maligno”

 




Na prática, esta recomendação de Jesus, “não resistais ao maligno”, exerce magnífico trabalho de proteção, com relação às sugestões mesméricas agressivas “deste mundo”. 

A decisão interna de “não resistir” permite livre fluxo da Onipotência onde quer que estejamos, e, nossa suave percepção de que “Deus é o único Poder” nos faz reconhecer este Poder sendo universalmente ativo! 

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, diz a Bíblia.

Portanto, não entre em luta contra “vazios”, mas sim, reconheça Deus preenchendo o espaço infinito com Sua Presença, Seu Poder e Seu Amor; e então, veja-se INCLUSO nesta Oniação onipotente. 

Esta “não resistência ao maligno” é, de fato, sua percepção plena de que “não há outro, ao lado de Mim”, ao lado do Todo expresso como seu Eu, aqui e agora.

Contemple estes fatos espirituais, sentindo-se no Paraíso, e sentindo-se Deus!¨







*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIHGO DÁRCIO

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

“Desperta, ó Tu Que Dormes!”

 



“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

Efésios, 5:14




Se um rei, cercado de servos e de todo o luxo de seu palácio, adormecer e sonhar estar num deserto, passando fome e passando sede, a solução para sua agonia seria despertar! Sonhando estar realmente passando por aquela situação de desespero, mesmo que ali se ajoelhasse e pedisse água e alimento a Deus, não os teria verdadeiramente! E, caso na continuidade de seu sonho, ele ali se visse atendido, teria recebido unicamente “água e alimento” ilusórios do sonho, e não os realmente existentes em seu palácio!

É comum, neste estudo da Verdade, ouvirmos perguntas do seguinte tipo:  “Você acha errado pedirmos as coisas materiais de que necessitamos?” 

 Se a pessoa entendesse que o erro não é “pedir coisas materiais”, mas acreditar no “sonho de vida terrena”, em vez de “pedir matéria”, e se mantendo “sonhando”, ela desejaria rapidamente “despertar do sonho”, e, com muito maior interesse do que poderia demonstrar aquele rei, a sonhar em seu palácio! Por quê? Porque DESPERTO, ele se veria, não meramente em palácio material luxuoso, e sim em sua glória de FILHO DE DEUS, NO PRÓPRIO REINO DE DEUS!

“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Efésios, 5: 14). 

A Verdade Absoluta não é “remédio para este mundo”, mas a “mão que DESPERTA o sonhador”. O homem jamais esteve nas situações terrenas com as quais sonhou ou sonha estar!

Quem são os “mortos”? São os que ”sonham” e creem ser a “mente que vê sonhos”. 

Quem são os “vivos”? São os que conhecem A SI MESMOS como sendo o “Cristo”, a Vida perfeita, eterna e permanente de Deus, que sempre estiveram sendo e serão!

Quando Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, explicava o “Eu Sou, a Onipresença do Pai, manifesta como o CRISTO EM TODOS!

A Bíblia utiliza as expressões “deserto” e “verdes pastagens” para representar, com “deserto”, a ilusória “vida na matéria” e, com “verdes pastagens”, a “vida real em Deus”. 

Enquanto no “sonho”, o povo hebreu se via seguindo a Moisés por quarenta anos no “deserto”, rumo à “Terra Prometida”. Por que levou quarenta anos? Por desconhecer que a “Terra Prometida” não era meta a ser “alcançada” através de “anos e mais anos” de caminhada pela aridez do “deserto”, mas, A REALIDADE ESPIRITUAL EM QUE JÁ ESTAMOS TODOS, EXATAMENTE AGORA! E, para que A VIVENCIEMOS, basta que DESPERTEMOS AO CRISTO QUE SOMOS!

Estando “despertos”, vemo-nos “erguidos dentre os mortos”, dentre os que “sonham” com o “deserto” da suposta vida material ou terrena! 

DEUS É ESPÍRITO! E DEUS É TUDO! 

Pela identificação total com a “Mente de Cristo”, que em nós jamais dorme ou sonha, percebemos O CHEGADO REINO DE DEUS EM NÓS, e, nos percebemos NO REINO DE DEUS! Foi o que Jesus disse: “O Reino de Deus não vem visivelmente” (no sonho), mas, eis que “está entre vós” (na Consciência Desperta).

Se o rei, acordado ou sonhando, esteve sempre em seu palácio, uma vez que “sonho não altera a realidade”, VOCÊ, AQUI E AGORA, ESTÁ NO REINO DE DEUS! 

O “sonho” de existência terrena não altera em nada a sua Presença sendo o CRISTO! Como “despertar”? Identificando-se com estas Verdades! 

Meditando e reconhecendo-as como JÁ VERDADEIRAS E PERMANENTES, e deixando de se identificar com a suposta “mente carnal”, a fraudulenta “mente sonhadora com desertos”, que, em momento algum, esteve sendo a Mente de DEUS que somos!

CONTEMPLE, COM “CORAÇÃO DE MENINO”, A MENTE DE DEUS SENDO A MENTE DE CRISTO EM VOCÊ! 

CONTEMPLE-SE DESPERTO COM A MENTE DE CRISTO, QUE JAMAIS DORME OU SONHA! 

CONTEMPLE-SE SENDO O CRISTO-  O FILHO ESPIRITUAL DEDEUS -  JÁ SE VENDO NO REINO DE DEUS, E COM REINO DE DEUS JÁ INTEIRO EM VOCÊ!








*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Deus E Você São Um!

 





“Eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um”.

João, 17: 22.




Quando Jesus disse ter-nos dado a glória para sermos “um com Deus”, revelava a natureza verdadeira da Existência, ou seja, DEUS, O UNO, SENDO TUDO, subjacente às “aparências” visíveis, separatistas, mutáveis ou fenomênicas! Mostrava o “FOCO” da visão correta, que é não nos determos em “pedaços” de manifestação, como se o Universo fosse picotado e com partes avulsas em atividades independentes da Oniação, para que alguém supostamente pudesse se admitir estando “separado do todo”.

Todos os supostos “problemas”, que as pessoas dizem ter, decorrem desta ilusória “visão separatista”. Esta “visão errônea” dá crédito às mudanças e às desigualdades!

Quem entrar numa indústria qualquer, verá inúmeras atividades “simultâneas”, como, por exemplo, as dos computadores, maquinários, luzes, elevadores, etc.. Olhando uma por uma, separadamente, deixamos de perceber a real “fonte única” de todas elas: a energia elétrica! Toda a agitação geral, aparentemente gerada pelos componentes da indústria, era causada, de fato, pela eletricidade! Bastaria um súbito corte em seu fornecimento, e tudo ficaria paralisado!

É no sentido desta ilustração que precisamos compreender que “somos UM” , que “somos perfeitos em UNIDADE”, que “somos DEUS!” 

Não existe diferença alguma entre a “energia elétrica” que move o elevador e a que move um computador, ou outro elemento qualquer da indústria! 

 Quem entender isto terá facilidade em captar o que é a “Unidade Perfeita” que somos em Deus, ou seja, que não existe diferença nenhuma entre a Vida de Deus em Jesus, em Buda, ou em Krishna, e a Vida de Deus em mim ou em você! 

Todos somos a Fonte Única Se expressando como UNIDADE, com cada um revelando a própria individualidade!

No caso da ilustração, um ponto importante a ser notado, é que, mesmo sendo o computador e o elevador movidos em unidade pela energia elétrica, não iríamos ver o computador subir e descer o dia todo, e nem veríamos o elevador se conectando com a internet. Alimentados pela fonte elétrica única, cada qual trabalharia exatamente dentro de suas funções próprias ou específicas.

Se, na analogia feita, a “energia elétrica pode ser cortada”, não há, em hipótese alguma, a possibilidade de o mesmo ocorrer em se tratando da Energia divina: DEUS NÃO MUDA! 

Na indústria, caso o elevador pare de funcionar, enquanto tudo mais continue se mostrando em perfeito funcionamento, um técnico será chamado para nele fazer os reparos! Por que existe esta possibilidade? Porque no caso, a “energia elétrica” e o “elevador” não são “UM”, e sim “DOIS”. Por não serem “UM”, poderá ocorrer de a “energia elétrica” estar normalizada em seu fornecimento, enquanto o elevador, separadamente, possa ser capaz de apresentar algum defeito . O mesmo não pode acontecer entre a Fonte divina e o Ser que somos! 

Não somos DOIS, e sim UM COM DEUS! Quando Jesus disse: “eu e o Pai somos um”, ou que “somos perfeitos em unidade”, estava dizendo ser IMPOSSÍVEL haver “defeitos” em FILHOS DE DEUS! Não há um “ponto” em que Deus termina e “nós” começamos: SOMOS INDIVISIVELMENTE UM!

Se alguém se diz em alguma situação de imperfeição, a questão verdadeira em jogo é esta falsa crença, de “ser dois com Deus”, a falsa crença de que “o homem é um ser separado da Fonte”, como o elevador é separado da energia elétrica. Livrando-se desta crença falsa, ele se verá como eternamente é: “um com Deus”; e isto, aos olhos do mundo, aparentará ter sido uma situação desarmônica que se “tornou” resolvida. 

O fato, entretanto, é que a VERDADE, “DEUS E HOMEM SÃO UM”, foi reconhecida!

CONTEMPLE-SE COMO EMANAÇÃO PERFEITA DE DEUS! CONTEMPLE-SE UNO COM DEUS!

CONTEMPLE A SUBSTÃNCIA DIVINA MANIFESTA COMO O SEU SER INDIVIDUAL PERFEITO! 

ASSIM COMO NÃO EXISTE COPO DE VIDRO SEPARADO DO VIDRO, NÃO EXISTE VOCÊ SEPARADO DE DEUS! DEUS É TUDO! DEUS E VOCÊ SÃO UM!




*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Contemple O “Eu Sou” Infinito!

 





Dizer que DEUS É TUDO e dizer aceitar que DEUS É TUDO seria tudo? Não. Por isso há a necessidade das “contemplações absolutas”, onde as crenças dualistas e mentirosas, como trevas, devem desaparecer completamente de nossa aceitação. 

Lidar com crenças falsas não é o caminho, uma vez que o Caminho é “Eu Sou”. 

Logo, as “crenças” devem ser denunciadas como falsidades, enquanto a totalidade e unicidade Deus são aceitas, reconhecidas e “contempladas” como ALGO PRESENTE, MANIFESTADO JÁ! DEUS É A ÚNICA EVIDÊNCIA! NÃO EXISTE MATÉRIA!

Que poderíamos comentar, por exemplo, se alguém dissesse: “Eu meditei bastante, contemplei que a doença é ilusão, que Deus é TUDO, mas, para mim, não funcionou!”? 

Tome você esta frase em consideração, interrompa esta leitura por alguns instantes, e tente imaginar o que existe de errado nela, e que contraria os “princípios da Verdade”.

Você diz que DEUS É TUDO? Você diz ter aceito que DEUS É TUDO? Nesse caso, veja-se SENDO DEUS diante deste “eu” que disse ter meditado, contemplado e não ter funcionado. Como VOCÊ, como DEUS, se posicionaria diante do “reclamante”? Ele existiria? Claro que não! E esta deveria ser a “posição do reclamante”: ver-se AUSENTE! DEUS É TUDO!

As crenças são sutis e pegajosas! Há pessoas que meditam reconhecendo que “a doença não existe”, mas só para elas, aceitando a existência de doenças em pessoas supostamente hospitalizadas, por exemplo! Não percebem que a “crença em doença”, desse modo, nelas permanece! Por isso há a necessidade de uma “ordem na contemplação”, quando, 

Primeiro, reconhecemos a NATUREZA INFINITA da Verdade; 

Em segundo, reconhecemos a mesma NATUREZA DIVINA sendo a nossa “IDENTIDADE ESPECÍFICA”, ou seja, O CRISTO QUE SOMOS; 

E em terceiro, reconhecemos a mesma NATUREZA DIVINA sendo o nosso “CORPO”.

Nesse tipo de “contemplação”, partimos do Universo sendo a Consciência INFINITA Se expressando como INTELIGÊNCIA ONIPRESENTE PERFEITA; assim, o “Eu Sou”, levado em inicial consideração, é O INFINITO! A “saúde”, portanto, não será reconhecida de modo “pessoal”, mas como PRINCÍPIO INFINITO! Estaremos contemplando o INFINITO SAUDÁVEL, que o REINO DE DEUS É! A “PLENITUDE INFINITA” QUE DEUS, COMO TUDO, É!

E então, traga esta percepção, em “contemplação”, à sua CRISTO-IDENTIDADE! 

Contemple a NATUREZA PERFEITA DO INFINITO SENDO A NATUREZA DO SER INDIVIDUAL OU ESPECÍFICO, QUE É DEUS SENDO VOCÊ! 

A SEGUIR, CONTEMPLE ESTA PERFEIÇÃO SENDO O SEU CORPO! 

Encerre as “contemplações” repassando e vendo a UNIDADE: DEUS, SENDO O TODO INFINITO, MANIFESTO COMO O CRISTO, QUE É VOCÊ, E SE DANDO FORMA INDIVIDUAL COMO SEU CORPO!

CONTEMPLE O “EU SOU” INFINITO! 

CONTEMPLE-SE COMO O CRISTO, A NATUREZA DO “EU SOU INFINITO EXPRESSA COMO SEU EU INDIVIDUAL! 

CONTEMPLE A SUBSTÃNCIA DIVINA PERFEITA DO CRISTO MANIFESTA COMO O SEU CORPO.










*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

*NATAL*





Que Natal poderíamos imaginar que Jesus gostaria que comemorássemos?  Um Natal a ver com presépios, participações em solenidades, cultos ou festividades humanas, somente trazendo recordações de seu nascimento em Belém?

Suas palavras foram: “Vim para que todos tenham vida com abundância!”

Se alguém não estiver “com vida em abundância”, nele não se cumpriu ainda o objetivo de sua vinda!

E tal objetivo somente pode ser alcançado com a descoberta do Reino de Deus dentro de cada um.

Em resumo, esta foi a missão de Jesus: despertar a raça humana do “sonho de Adão”, revelando este Reino magnífico que, já presente em nós, constitui nossa própria Vida, a Eterna Vida com abundância!.

O Natal espiritual, além das comemorações costumeiras deste mundo de aparências, é um estímulo ao seu próprio Natal, ou seja, ao seu “Renascer consciente em Deus”.

Comemora-se primordialmente a compreensão da Verdade de que o homem não é matéria, nunca esteve na matéria, e nem dela sairá um dia!

Comemora-se o Fato de que VOCÊ é um HOMEM-ESPÍRITO, aqui e agora! Perfeito! Imortal! Iluminado!

Eis por que Jesus endossa “serem deuses” aqueles a quem a Palavra divina é dirigida!

Natal, portanto, não é um dia no tempo, mas “o dia” em que percebemos que o tempo não existe!

O Cristo é nascido! Nascido em VOCÊ! Ou melhor, VOCÊ é “renascido” em Cristo - como FILHO ESPIRITUAL DE DEUS!

Natal é a conscientização de que VOCÊ já é um Ser de natureza infinita! O “Cristo”, um Homem-Deus reconhecido!

Ao se IDENTIFICAR com este Ser Divino a que estamos aqui nos referindo, VOCÊ estará comemorando o SEU Natal!

FELIZ NATAL!






*- Dárcio Dezolt*

domingo, 24 de dezembro de 2023

UMA REFLEXÃO SOBRE O NATAL





Em 25 de dezembro se comemora em todo o mundo o nascimento de Jesus.

Mas, então, surge uma questão... Qual Jesus?

- Aquele de quem disseram: "Ainda não tens cinquenta anos e dizes que viu nosso pai Abraão?", ou aquele que disse: "Antes que Abraão existisse Eu Sou"? [Jo 8:58]


- Aquele que disse: "Eu Sou o pão que desceu do céu"? Ou aquele de quem disseram: "Este não é Jesus, o filho de José? Nós conhecemos o pai e a mãe dele. Então, como é que ele diz que desceu do céu?" [Jo 6:41]

Não há dúvida de que no natal se comemora o nascimento de Jesus, por sua condição de Filho de Deus, que fez muitas declarações que estavam acima da compreensão da maioria daqueles de seu tempo.

Ainda hoje é assim!

Muitos ainda seguem o Jesus, Filho de José... embora ele mesmo tenha declarado que, em verdade, Ele é aquele que desceu do céu!

Muitos ainda seguem o Jesus, que não chegou a ter cinquenta anos... embora ele mesmo tenha revelado ser aquele a quem Deus amou antes que houvesse mundo. [Jo 17:24].

Vejamos o testemunho de João Batista, um profeta que sabia interpretar os sinais do céu, e que conheceu pessoalmente a Jesus: "Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: 'Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo.' E eu de fato vi isso e por esta razão tenho declarado que ele é o Filho de Deus." [Jo 1:32]

Agora que identificamos a qual Jesus estamos nos referindo – o Filho de Deus, em quem Deus Se compraz –, vejamos o que o próprio Jesus disse sobre o "nascimento", já que no natal é comemorado o Seu nascimento...

Jesus disse a Nicodemos: "A pessoa nasce fisicamente de pais humanos, mas nasce espiritualmente do Espírito de Deus."  E completou: "Por isso não se admirem de Eu dizer que todos vocês precisam nascer de novo." [Jo 3:6-7]

Eis aqui o núcleo dessa reflexão sobre o natal: Identificamos o "Jesus" e também o "nascimento" ao qual estamos nos referindo!

Estamos nos referindo ao Jesus eterno, atemporal, o Filho de Deus que nos advertiu que todos nós temos que "nascer espiritualmente"!

Esse nascimento espiritual nos fará cogitar das coisas de Deus, porque, como está escrito na Bíblia, em Romanos 8:5, "os que vivem como a natureza humana têm as suas mentes controladas por ela. Mas os que vivem como o Espírito de Deus têm suas mentes controladas pelo Espírito. Ter a mente controlada pela natureza humana produz morte; mas ter a mente controlada pelo Espírito produz vida e paz".

Então esse é o verdadeiro "natal" que devemos comemorar: O do "nascimento" do Espírito de Deus em nós, que nos faz pender para as coisas de Deus, que nos dá Vida e Paz!

O "nascimento" que nos leva a viver em Unidade com o Filho de Deus, que assim orou a Deus: "Eu estou neles, e tu estás em mim, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo creia que me enviaste e que os amas como também me ama." [Jo 17:23]

Notem que revelação: "... e que os amas como também me ama."

Assim, por essa oração percebemos que "viver em Unidade com o Filho de Deus" nos torna conscientes do Amor de Deus por nós!

Enfim, a "reflexão sobre o natal" nos levou a essa mensagem do eterno Amor de Deus por nós, através da oração de Seu Filho amado, que é Aquele que verdadeiramente "desceu do céu e fez nascer em nós o Espírito de Deus", e por isso comemoramos!

Com essa mensagem de Amor universal, desejo a todos um Feliz Natal!



GRATIDÃO AO MEU AMIGO  SILVANO

sábado, 23 de dezembro de 2023

“Eu Para Isso Nasci E Vim Ao Mundo!”



Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo,

a fim de dar testemunho da verdade.

Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz".

João 18.37


O sentido de Jesus aparentemente ter nascido, segundo suas próprias palavras, foi a fim de “dar testemunho da Verdade”, e paradoxalmente, este “testemunho” parte justamente da irrealidade de nascimentos e da irrealidade do mundo!

O Natal, dentro do contexto empregado por Jesus, significa enxergarmos um Universo infinito onde a humanidade, iludida, acredita ver Filhos de Deus nascendo “na carne”.

Toda a pregação de Jesus se fundamenta na irrealidade de nascimentos e mortes. Não usava a palavra “mãe”, mas sim “mulher”, ao se referir a Maria. Por quê? Exatamente para se fixar ao seu objetivo de “testemunhar a Verdade” e não a mentira!

“Bem-aventurado o ventre que jamais gestou”, disse Jesus. Sabia que todo “ventre em gestação” era “imagem hipnótica” vinda da “mente carnal”, e jamais de Deus.

Apesar de ter sido “visto” pelos supostos sentidos humanos, Jesus não se identificava com esta sua “imagem ilusória”!

Suas declarações eram fundamentadas na Verdade e não na ILUSÃO:

“Quem me vê a mim, vê o Pai”,

“Eu e o Pai somos um”,

“o meu Reino não é deste mundo”,

“Antes que Abraão existisse, eu sou”.

Todas estas revelações, sobre si mesmo, Jesus as estendeu a todos nós!

A Verdade válida para ele, sendo universal, sempre esteve sendo válida para todos nós.

Em outras palavras, “nasceu” para revelar à humanidade que NINGUÉM NASCE; “morreu” para revelar à humanidade que NINGUÉM MORRE!

A natureza de Jesus é a SUA natureza, e a natureza de todo Filho de Deus.

O apóstolo Paulo assim disse: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram" (Hebreus 13: 8-9).

Quantos não estão fora do "testemunho da Verdade" e "fora da Graça", por desconhecerem a simplicidade da Verdade e, consequentemente, por conhecerem "doutrinas várias e estranhas"!

As “obras de Deus são permanentes”, diz a Bíblia. Estas “obras” são todas espirituais e perfeitas, formando o Reino de Deus que Jesus veio revelar à humanidade.

Nada que seja temporal ou mutável é real!

Por isso, a “formação de seres” em suposto “ventre materno” jamais existiu!

“Não chameis de pai a ninguém sobre a face da terra”, confirmava Jesus!

E assim completava: “UM SÓ É O VOSSO PAI, O QUAL ESTÁ NOS CÉUS” (Mt. 23: 9).

Deus é Onipresente! Não poderia haver “outras presenças” além de Deus!

Esta Verdade é explicada pela Metafísica Absoluta com sua premissa básica: DEUS -ESPÍRITO ÚNICO - É TUDO!

O reconhecimento da totalidade e da unicidade de Deus nos leva à percepção da Verdade que Jesus disse "ter vindo para testemunhar":

SOMOS O QUE DEUS É!

SOMOS TODOS UM! UMA “UNIDADE PERFEITA”!

E É ESTA A VERDADE EVIDENCIADA, AQUI E AGORA!

Você comemora o Natal “renascendo em Deus”, e não vendo Jesus sendo visitado em manjedoura por “três reis magos”!

O número três revela uma Verdade Absoluta, VÁLIDA tanto para Jesus como para VOCÊ, e que é a seguinte: SUBJACENTE À “POBREZA” DE UMA “IMAGEM HIPNÓTICA”, RELUZ O FILHO DE DEUS QUE VOCÊ É, SEMPRE UM COM DEUS, SEMPRE PERFEITO COMO DEUS!

É com esta PERCEPÇÃO ABSOLUTA que VOCÊ honra e comemora o NATAL, o suposto “nascimento de Jesus”: CONTEMPLANDO-SE COMO UMA EXPRESSÃO VIVA E CONSCIENTE DO ETERNO CRISTO “NASCIDO" EM VOCÊ!






GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

“Eis Aqui Minha Mãe E Meus Irmãos!”

 




“Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe”.

Mateus, 12: 49-50




Enquanto falava à multidão, disseram a Jesus que havia, ali fora, sua mãe e seus irmãos querendo falar-lhe. “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? Eis aqui minha mãe e meus irmãos”, disse ele, estendendo a mão aos seus discípulos, e completando: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe” (Mateus, 12: 48: 50).

Não se poderia esperar outra posição de Jesus, que disse ter vindo “testemunhar a Verdade”, revelar o Reino de Deus, e desmascarar “este mundo” como ILUSÓRIO: “o mundo do pai da mentira”. 

Que Verdade ele testemunhou? A Verdade da Unidade essencial e perfeita chamada “Deus” como única Existência, e da qual, livres das mentiras e crenças da suposta “mente carnal”, nos discernimos integrando ou fazendo parte.

A Vontade do Pai, dizem as Escrituras, já “está feita”, e, a cada “discípulo”, cabe unicamente “despertar espiritualmente” e se redescobrir sendo o Cristo, o Ser individual que todos somos, já “uno com Deus”.

Jesus veio revelar-nos o Reino da Glória, e nunca endossar ou ceder às crenças fraudulentas da “mente carnal”, crenças que nos colocam como carnais “nascidos” de mulher! Nunca ele se identificava como “filho de Maria”.

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Clôpas, e Maria Madalena. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho (apontando o discípulo). Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João, 19: 25-26).

Por que Jesus não disse: “Eis aí a minha mãe”, ou, “Eis aí a nossa mãe?” Seu vínculo com “este mundo”, com a ILUSÃO, estava anulado! A crucificação do “homem natural” o fez se ver “sem mãe humana”, por se ver sendo o Cristo, o Filho de DEUS!

Enquanto não houver o “renascimento”, cada discípulo, aparentemente, terá “mãe na terra”; uma vez renascido, e vendo-se “nova criatura em Cristo”, esta “ilusão” de existência terrena se mostrará extinta!

A “crucificação” representa a “morte do homem natural”, razão pela qual o apóstolo Paulo afirmou: “Já estou crucificado, e não vivo mais eu, o Cristo vive em mim” (Gálatas, 2: 20).

O Cristianismo revela o “Cristo em todos” (Col. 3: 11), para que VOCÊ, em vez de se ver como “filho de seres humanos”, passe a se identificar com o CRISTO, a VERDADE, discernindo-se EM DEUS, como nos revelou Paulo, ao conhecer a Verdade da Existência: “Nele vivemos, nos movemos e existimos” (Atos, 17: 28).

CONTEMPLE-SE VERDADEIRAMENTE COMO IRMÃO DE JESUS, UNO COM O PAI E FAZENDO A VONTADE DO PAI! 

CONTEMPLE-SE COM A MENTE DE CRISTO, A MENTE QUE “CRUCIFICA” O HOMEM NATURAL E O FAZ SE CONHECER COMO FILHO DE DEUS! O CRISTO!





GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

“Por Baixo Estejam Os Braços Eternos”

 





“O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti, e diga: Destrói-o”.
Deuteronômio, 33: 27




Apesar de milênios de revelações, de que o Universo é espiritual, é o Reino de Deus “já chegado”, e não uma “miragem” tridimensional cheia de problemas, a humanidade, em sua maioria, continua “trabalhando pelos bens que perecem” e acreditando ser “deste mundo”, entendendo, os mais otimistas, que existe algum “paraíso” mas em vida futura!

O “tempo não existe”; a “matéria não existe”, “este mundo” não existe! EXISTE UNICAMENTE DEUS!

Quando Jesus disse que “o Reino de Deus” fosse buscado em primeiro lugar, e que, desse modo, todas as coisas nos seriam acrescentadas, estava revelando a SUA PRESENÇA, A SUA EXISTÊNCIA, AQUI E AGORA EM DEUS! Não há “outra” realidade! E acreditar em “mundo material” é desmentir Jesus, que declarou taxativamente ser “este mundo”, o “mundo do pai da mentira”.

Que dificuldade sente alguém em viver em Deus? Nenhuma! O fato permanente já é este! “Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser” (Atos, 17: 28). Portanto, VIVER EM DEUS é o que VOCÊ JÁ FAZ! 

Nunca, em momento algum, você esteve fora de Deus, que é Realidade permanente e onipresente! Para quê “estudamos a Verdade”? Unicamente para “contemplarmos” e “reconhecermos” este FATO! Ou, de outro lado, para descartarmos a ILUSÃO de que “não vivemos em Deus”, exatamente aqui e agora!

“O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti, e diga: Destrói-o”’. 

Que nos diz esta passagem bíblica? Revela que, subjacente às “aparências” deste suposto mundo material, “por baixo” do véu ilusório, estão os “braços eternos”, a Onipotência de Deus sustentando toda a Realidade iluminada perfeita, e que INCLUI VOCÊ! 

Quando você conhecer esta Verdade, o que, obviamente, o fará desacreditar das “aparências”, ou de vida material, terá “achado” o Reino de Deus, e, também, terá “se achado” no Reino de Deus, tendo o discernimento de que “O DEUS ETERNO É SUA HABITAÇÃO”. Simples assim? Exatamente! Simples assim! 

Por isso Jesus declarou que as Verdades são para os “pequeninos” e não para “sábios e entendidos”.

É comum encontrarmos pessoas demonstrando erudição e “conhecimento espiritual”, todo enrolado em dogmas, teologias e crenças do mundo! Quando falamos da simplicidade do Evangelho do Reino de Deus, elas se exibem como “enciclopédia ambulante” de assuntos espirituais; porém, ao serem interrompidas pela pergunta: “Diga-me uma coisa: você está agora no Reino de Deus?”, elas ficam sem saber como continuar! E é quando eu digo a elas: “Deixe de lado TUDO que você diz saber sobre Deus e, esvaziado de humano saber, entre em meditação unicamente com um propósito: DISCERNIR SUA UNIDADE COM ELE!”

A “mente carnal é a inimizade contra Deus”, disse o apóstolo Paulo. 

Na citação de abertura, está dito que façamos DEUS por habitação, o que, em outras palavras, significa VOCÊ CONSCIENTE DE SER UM COM ELE, ESTAR COM A MENTE DIVINA! É ESTA SUA IDENTIFICAÇÃO TOTAL E SEM RESERVAS COM A MENTE DIVINA QUE O FAZ TER “DESTRUÍDOS OS SEUS INIMIGOS”. Que eram eles? Crenças da “mente carnal”, a ilusória mente que aparentava ser real, mas que nunca existiu! DEUS É TUDO! A MENTE DE DEUS É ÚNICA E ONIPRESENTE!

CONTEMPLE A MENTE DE DEUS SENDO A SUA! CONTEMPLE DEUS COMO SUA HABITAÇÃO! 

CONTEMPLE, POR BAIXO DAS APARÊNCIAS FALSAS, A ONIPOTÊNCIA, “OS BRAÇOS ETERNOS”, SUSTENTANDO O INFINITO! SUSTENTANDO VOCÊ! E SENDO O CRISTO QUE VOCÊ É!









*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO