Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Remova Lentes Que Entortam Caminhos!

 



Onde as “lentes” da suposta suposta mente humana vê “caminhos tortos”, Deus, com a Mente onipresente, vê Sua eterna perfeição evidenciada! Isto quer dizer o seguinte: os “caminhos tortos”, registrados pelos sentidos humanos, são totalmente ilusórios!

Em Provérbios, 3: 6, está escrito: “Reconhece-O em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas”. 

Se for entendido que, caso busquemos a Deus, Ele, vendo as “imperfeições” ou “dificuldades”, irá tomar providências para corrigi-las, estaremos somente afirmando que DEUS NÃO É TUDO! Que quis Salomão dizer? Que “reconhecer Deus em todos os nossos caminhos” significa reconhecer a Mente de Cristo atuando como a nossa, e não mais a suposta “mente humana”, articuladora de ilusões!

Não há Deus algum “corrigindo caminhos tortos”! Porém, assim irá parecer aos sentidos humanos, quando, decididamente, recusarmo-nos a aceitar as APARÊNCIAS de deformações para mudarmos nosso referencial de avaliação para o Referencial de Deus. 

Como DEUS É TUDO, E SABE DE SUA PERFEIÇÃO ONIPRESENTE, cabe a nós, que estudamos a Verdade, fazer as “contemplações absolutas” em que deixamos de nos ver dotados de “mente humana” para discernirmos que “temos a Mente de Cristo”!

Se alguém remover seus óculos, cujas lentes lhe distorcem as coisas observadas, CONSTATARÁ, e de imediato, O “SUMIÇO” das aparentes “distorções”! ELAS NUNCA EXISTIRAM! Da mesma forma, os nossos caminhos se mostram “endireitados”, quando deixamos de vê-los através das lentes enganosas da suposta “mente carnal”.

Seja qual for o suposto “problema”, ele não é “caminho torto”, jamais! É meramente como as “lentes humanas” deformam “caminhos direitos”, que estão permanentemente assim mantidos por Deus! 

Portanto, entenda corretamente que “os caminhos tortos ficarão retos” apenas pela remoção de “lentes inaptas” paras vê-lo; na verdade, sempre estiveram, estão e estarão perfeitos!

CONTEMPLO A VERDADE DE QUE “TODOS OS MEUS CAMINHOS SÃO DIREITOS”, PORQUE OS VEJO COM A “MENTE DE CRISTO” QUE EU TENHO!

CONTEMPLO A VERDADE DE QUE DEUS JAMAIS CORRIGE “ILUSÃO DE CAMINHO TORTO”, POR SER “DISTORÇÃO APARENTE”, APENAS ILUSORIAMENTE “VISTA” PELA SUPOSTA MENTE HUMANA!

RECONHEÇO DEUS EM TODOS OS MEUS CAMINHOS, DE MODO QUE OS VEJO TODOS DIREITOS SEMPRE! SÃO A MINHA CONSCIÊNCIA ILUMINADA SE EXPRESSANDO COMO CAMINHOS!






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Contemple A Vida A Partir Do Absoluto!

 



A inversão do referencial faz toda a diferença no estudo da Verdade, uma vez que a palavra “transcendência”, que tanto assusta o “ego”, deixa de figurar como “meta” que, supostamente, “ele” deveria atingir!

Não existe “ego” transcendendo mundo material! Acreditar nisso, seria alguém acreditar que o ratinho Jerry, para se livrar do Tom, fosse obrigado a “transcender” o “desenho animado” do qual ambos fossem participantes! Nunca isto ocorreria! O desenho seria pura”ficção!” E a Verdade, no caso, não estaria jamais sendo “meta” de “criaturas fictícias”, ou sendo “conhecida por etapas” por elas!

A “inversão de Referencial” significa VOCÊ partir diretamente da Verdade. É um eficaz expediente para que “este mundo”, que não passa de um “desenho animado”, – sem vida, sem verdade e sem substância – seja expulso de aceitação por completo, através de nossas assíduas “contemplações” da totalidade de Deus. 

Se a Verdade é DEUS SENDO TUDO, qualquer outro “ponto de partida”, em nossas meditações, será ILUSÓRIO! O suposto “ego” não participa nem da Verdade nem das “contemplações da Verdade”. Isto é óbvio, uma vez que DEUS É TUDO! 

Portanto, em vez de admitir “outro eu”, para outorgar-lhe a “missão impossível” de se iluminar, parta de DEUS, DA LUZ, DA VERDADE, sendo, agora, a totalidade do seu Ser!

A “troca de referencial”, dentro do entendimento de que “dar testemunho da Verdade” é simplesmente “ser o quer já somos”, exclui a fictícia dualidade, com os esforços mentais do ilusório ego, além de excluir a ele próprio, que era puramente uma “crença”, um “morto” fantasiado de “vivo”.

Quando Jesus disse: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos”, àquele que dizia querer segui-lo, mas que, antes, teria de cuidar do enterro do pai, estava passando a ele estas Verdades absolutas! Teria sido entendido? Provavelmente, não! A Bíblia não registra os próximos a Jesus também cuidando do seu enterro, como se aquilo fosse realidade? Que eram tais cuidadores? Segundo Jesus, eram “mortos”! Não conhecemos rituais religiosos falando em “Senhor morto”? Em “calvário”, etc.? Que diria Jesus? “Mortos!”

A recomendação da Verdade é, portanto, que “deixemos aos mortos o enterrar seus mortos”. 

Jesus disse: “DEUS É DEUS DOS VIVOS E NÃO DOS MORTOS! Esta admissão da Verdade, sem “mundo de mortos enterrando mortos” , é ATIVIDADE DA “MENTE DE CRISTO” EM VOCÊ , DISCERNIDA EM AUTOCONTEMPLAÇÃO! 

Que faz o Cristo? “Dá testemunho da Verdade”, discerne a UNIDADE PERFEITA, A ETERNA REALIDADE VIVA, em que o “desenho animado”, com nascimentos e mortes de “criaturas humanas”, sequer é lembrado ou considerado! Um “mundo vencido!”

SOMENTE EXISTE DEUS! 

SOMENTE EXISTE A VIDA DE DEUS! E ESTA VIDA É ETERNA! JAMAIS NASCE, JAMAIS MORRE, JAMAIS RESSUSCITA! ESTA VIDA É DEUS! DEUS SENDO VOCÊ!





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Deus Mais “Aparência Falsa” É Igual A Deus!

 



Normalmente, decorrente da visão segundo as “aparências”, os acontecimentos são reconhecidos apenas materialmente, como se, ao lado da Realidade espiritual, de fato houvesse um “mundo paralelo”. Não há! 

O Mundo Real é espiritual e onipresente, de harmonia e “completeza” plenas e permanentes! Por isso, quem estuda a Verdade deve se habituar com a Visão do “Olho Simples”, o que significa estarmos nos discernindo desvinculados da “cegueira humana”.

Com “olhos nas aparências”, vemos as “sugestões hipnóticas” em forma de imagens, boas e más! Não há realidade em quaisquer delas, verdade que somente poderá ser constatada por experiência própria de cada um, pela prática dos princípios absolutos.

Há muitos anos, numa empresa em que eu trabalhava, estava havendo muita confusão e insatisfação entre funcionários e dirigentes. Numa tarde, chegando em casa com aquelas imagens desarmônicas gravadas na mente, estando a meditar, novamente enxerguei aquelas imagens na mente, como as estava vendo quando ainda na empresa. De repente, as imagens foram se desmanchando, as cores se esvaindo, ficando tudo branco; em seguida, as cores foram reaparecendo, se movendo e novamente formando o cenário da sala da empresa, mas com tudo se mostrando em harmonia. 

No dia seguinte, lá chegando, tudo estava conforme a imagem harmônica vista anteriormente por mim na mente.

Esta experiência revela o motivo pelo qual os textos dizem que “as aparências” nunca são realidades exteriorizadas, mas são meramente “sugestões mentais” aparecendo como imagens na suposta mente humana! Imagens mentais não têm substância! São “aparências”, e não fatos reais ou substanciais! 

Assim, se durante as meditações formos nos interiorizando, isolando quem somos e onde estamos do “cenário ilusório”, ele perderá sua aparente sustentação hipnótica, desaparecendo em seu “nada originário”, exatamente como se deu comigo nesta experiência citada! Não estava mentalizando para que “voltasse a harmonia” ao ambiente de trabalho! Estava apenas “deixando” a serenidade divina ser sentida internamente!

Nas “Sabedorias de O Caminho Infinito”, Joel S. Goldsmith diz: “Não busque o contato com Deus para que Ele ajuste, mude ou sane o sonho. A conscientização ou compreensão de Deus desfaz o sonho”. Ele está explicando o processo que me aconteceu espontaneamente! As “imagens” deste mundo são “sonhos” e não realidades exteriorizadas! DEUS É TUDO! Unicamente o REINO DE DEUS está exteriorizado e permanentemente perfeito! 

Enquanto estas “imagens mentais” forem aceitas como verdadeiras, VOCÊ ficará “lutando contra nadas”, quando, em vez disso, poderia estar se voltando “a Mim”, a Deus sendo VOCÊ, para reconhecê-Lo como TUDO!

Assim como 1000 mais zero é igual a 1000, Deus mais “aparência falsa” é igual a Deus!





GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

terça-feira, 17 de setembro de 2024

A Descoberta Do Reino Em Nós

 





Não há outro lugar onde possamos encontrar o Reino de Deus, senão dentro de nós. Todavia, dentro de nós não significa o coração, ou o cérebro, ou a medula espinhal;

Quando fechamos os olhos e nos voltamos para dentro, sentimo-nos envoltos em densa escuridão. É o vestíbulo do Infinito! Aí é que se nos abre a porta que nos conduz ao Reino de Deus, o Reino do Espírito. 

O reconhecimento deste fato quase nos põe em condições de “ouvir a pequenina voz silenciosa”, que nos vem de dentro , não de fora. 

Vem-nos do ser interno, do centro para a periferia, das profundezas para a superfície de nosso ser. Em tal estado de abertura expectante, compreendemos que “através da consciência”, ganhamos acesso ao Reino de Deus!

No momento em que aprendemos a fechar os olhos e a penetrar, com a atitude correta, no “Vestíbulo do Infinito” – à Sua Graça, às Suas dádivas, ao seu Amor e Vida – inicia-se um processo de enriquecimento de nossa consciência. A princípio não o podemos perceber, porque ainda nos encontramos nos sentidos físicos. Mas com o tempo, pela sincera persistência e anelo de luz, testemunharemos resultados mais profundos. Esses resultados se evidenciam em nossa própria vida: a melhora nos relacionamentos, na saúde, na provisão de recursos, etc., porque, ao ir penetrando em nossa consciência, essa influência espiritual purificadora vai harmonizando e restaurando tudo!

É-nos extremamente benéfico abrir a consciência ao Espírito. Do contrário, Ele permanecerá fora – no sentido de que, ao crer-nos distanciados dEle, isolamo-nos de Sua GraçaIsto responde àquelas perguntas tão frequentemente formuladas: “Por que este pobre cão foi atropelado?” “Por que esta boa pessoa foi acometida de tão horrível enfermidade?” Por que estes jovens são enviados ao campo de batalha, onde serão mutilados ou mortos?”

Ocorre o seguinte: o “homem natural” não vive sob a lei de Deus. O que de bom lhe acontece é, na maioria das vezes, ocasional e efêmero. Mesmo os que nascem com vocação especial e desejam ardentemente cultivá-la, nem sempre o conseguem. Há muitas pessoas de talento que nunca prosperaram, Outras há que merecem reconhecimento do mundo e nunca o receberam. Grande parte do êxito humano é acidental.

Como podemos, então, ficar acima desse reino do acaso, onde estamos sujeitos a toda sorte de caprichos e flutuações? A resposta é: submetendo-nos à Lei de Deus. 

Quando cumprimos a Lei, compreendendo a necessidade de entrarmos em sintonia com o Universo de que fazemos parte, erguemo-nos ao plano da Graça, num estado em que a Lei atua em nosso favor; e somos guiados pelo Paráclito prometido por Jesus Cristo.

Mas, ninguém pode fazer isto por nós. É uma escolha voluntária. Temos o direito de descer ou de subir, Mas se querem o meio de consegui-lo, é a meditação, tal como aprendi, cujos resultados comprovei e agora ensino: Inicie, diariamente, suas meditações, durante três ou quatro períodos de no máximo quatro minutos. Algumas vezes bastam dez ou vinte segundos, nos quais procurará abstrair-se dos ruídos externos, e abrir o “ouvido interno”, para escutar os sons que estejam além e acima da faixa dos sons conhecidos. Diga, então, em seu íntimo: “Fala, Senhor, que Teu servo ouve!”

Sinceramente feito, este exercício vai abrindo a porta de nossa consciência, atendendo ao honroso convite do Cristo interno. E Ele entrará, senão logo, algum tempo depois, de modo apenas perceptível por aquelas doces sensações de Algo sublime, que nos põe num estado especial, inspirado, de felicidade.

Mas é comum que, antes de visitar-nos, Ele nos ajude a operar certas mudanças em nossa natureza egoísta e vaidosa. É provável que nos leve a perceber o que Ele diz: “Buscas-me somente pelos pães e peixes. Vai cuidar de teus negócios. Estou triste contigo!” Mas se nos voltarmos a Ele com intenções sinceras e puras, Ele virá sem tardança, mais depressa do que O esperávamos. E Sua influência nos conduzirá finalmente àquela meta atingida por Paulo, quando disse: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!” (Gl. 2: 20).



JOEL GOLDSMITH

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

No Referencial da Verdade, A Verdade É Você!

 




A “Mudança de Referencial”, do “aparente” ou “fenomênico” para o da Verdade, para o do “Cristo em todos”, nos coloca diretamente em unidade com Deus e com Suas obras permanentes! Nada do que se mostra mutável tem realidade! Por isso, quem “conhece a Verdade”, se vê em unidade com o que é eterno e imutável, e nunca com o que se mostra temporal ou em mutação.

A Bíblia não registra passagem alguma em que Jesus se apresente aniversariando ou dizendo estar com 12 anos, com 33, ou com outra idade qualquer! Quando ali se fala sobre ele estando em manjedoura, em reunião com “doutores da lei” ainda criança, ou seja, em “referencial da ilusão”, os registros nunca tiveram origem em suas falas, mas sempre nas de outrem! E isto podemos constatar no episódio em que lhe afirmaram “não ter nem cinquenta anos, para ter conhecido Abraão”, e ele, como resposta, lhes disse: “Antes que vosso mestre Abraão existisse, EU SOU!”.

O “Referencial de Existir” de Jesus é o da VERDADE! Por isso, disse “EU SOU A VERDADE!” Via-se identificado com o Universo atemporal, eterno e imutável! 

POR QUE AS PESSOAS VIVEM EM PROBLEMAS? Adotam o “referencial da mentira”, o suposto referencial instável ou mutável das aparências! 

Enquanto VOCÊ adotar o “referencial de sombras”, não poderá ser conscientemente a Verdade, a Luz, a Unidade Perfeita!

A “troca de referencial” é o “renascimento”; a negação radical de que “temos parte com o mundo do pai da mentira”! 

Toda a pregação iluminada revela a nossa presença em Deus, no Absoluto, no Real! 

Quem se vê “do mundo”, apenas afirma a si mesmo, e erroneamente: “Eu sou a mentira”!

Fazendo uma analogia, VOCÊ não poderia estar em sua casa e, ao mesmo tempo, dormindo, sonhando, E TAMBÉM SE ACHANDO ESTAR NO SONHO! Se assim acreditar, como o “sonho” é mera sequência de imagens SEM SUBSTÃNCIA, nele você se veria unicamente “ vivendo” com “corpo ilusório”, e, com ele, somente passando por situações igualmente ilusórias! Tanto o “corpo” como as “situações” seriam o mesmíssimo NADA!

O suposto mundo material é o “sonho”, e o “nascido no mundo”, o seu “sonhador”. Como Jesus não estava “dormindo” como os seus discípulos, ele não “sonhava” o “Sonho de Adão”. 

Entenda, VOCÊ, que a sua parcela, neste estudo, é unicamente deixar de se identificar com um “sonhador” deste “sonho coletivo”, chamado “vida terrena”. Desperto, você entenderá Paulo: “Em Deus vivemos, nos movemos e temos o nosso ser” (Atos, 17: 28). Entretanto, enquanto “dormindo” e “sonhando”, você estará unicamente sendo uma “MENTIRA A MAIS”, identificado com o fictício integrante do “mundo do pai da mentira”!

Portanto, como diz a Bíblia, “Desperta, TU QUE DORMES, e a LUZ DE CRISTO EM TI BRILHARÁ!” Sempre esteve brilhando! Sempre esta Luz esteve sendo VOCÊ! Mas, pode o sol estar brilhando em sua resplandecência máxima, para quem estiver “dormindo e sonhando” que é NOITE, assim lhe parecerá!

CONTEMPLO-ME NO REFERENCIAL DE CRISTO, COM A MENTE DE CRISTO E SENDO O CRISTO.

CONTEMPLO O UNIVERSO IMUTÁVEL DE LUZ E PERFEIÇÃO DIVINAS, ÚNICO UNIVERSO REAL EM EXPRESSÃO PERMANENTE!

CONTEMPLO QUE “EM DEUS EU VIVO, ME MOVIMENTO E TENHO O MEU SER!”.






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

domingo, 15 de setembro de 2024

A Graça Divina Como “Agir Pelo Não Agir”

 


A Graça de Deus, em sentido absoluto, é alguém viver confiante a ponto de não viver dentro de supostos planos e desejos do ego, mas sim como “testemunha” da Verdade. 

“Minha vontade é fazer a vontade daquele que me enviou”, disse Jesus. 

Esta intenção é a prova maior de que alguém reconhece não estar vivendo de si mesmo, de uma suposta sabedoria cerebral isolada da Sabedoria infinita, mas, estar vivendo como “experiência de Deus”.

O apóstolo Paulo assim disse: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifício sobre ele” (I Co. 3: 10). 

Quando pedreiros são contratados para a construção de uma obra, não ficarão inativos, mas ativos “dentro do projeto” feito pelo engenheiro responsável. Se algum deles resolver fazer “sua parte” de sua própria cabeça, só irá comprometer todo o trabalho geral da equipe! Porém, seguindo passo a passo o projeto, confiante no engenheiro, o edifício será erigido dentro das ideias e normas projetadas.

Paulo se comparou a um “sábio arquiteto” que, conhecedor da Verdade de que “tudo está feito”, de que “as obras de Deus são permanentes”, dentre as quais está O CRISTO de seu próprio Ser, explicou ter feito desta Verdade o “fundamento”, e, sobre ele, “outro edifício”. Em outras palavras, está dizendo que deixou de manifestar-se aparentemente como “humano de desejos próprios”, para que, neste mundo, se desdobrasse livremente a “manifestação visível” daquilo que, na Essência, “sempre É”.

Isto é exatamente o que Lao Tse chamou de “agir pelo não agir”, ou seja, não prevê um “ego” agindo tenso, estressado, cheio de vontades particulares, como se fosse peça solta e separada da atividade global do universo! Antes, prevê uma ação ininterrupta integrada à ação do Todo, que é Deus! Isto somente será cumprido com segurança e tranquilidade quando alguém medita e lida com a Verdade no Absoluto, e não diretamente no ilusório “mundo de aparências”. Por quê? Por requerer a “contemplação da Oniação - ATIVIDADE UNICA DIVINA E ONIPRESENTE NO UNIVERSO” em que ele deverá se discernir estando incluso! Identificado! Uno! Desse modo, “a graça de Deus” é reconhecida, e, aparentemente falando, “tudo fluirá” naturalmente em seu cotidiano, sem a suposta “mente ilusória” do “eu quero que seja assim”. A partir destes princípios é que “outro edifício” é posto sobre o real alicerce da Graça!

CONTEMPLO A VERDADE DE QUE O UNIVERSO É A ONIAÇÃO - ATIVIDADE ÚNICA PERFEITA E UNIVERSAL  EM AUTOEXPRESSÃO.

CONTEMPLO A MINHA EXISTÊNCIA, A MINHA PRESENÇA, INCLUSA NESTA ONIAÇÃO PERFEITA!

CONTEMPLO A ATIVIDADE DE DEUS EM UNIDADE COM A MINHA ATIVIDADE INDIVIDUAL, ASSIM COMO UM PEDREIRO EXECUTA SUAS OBRAS CONSCIENTE DE ESTAREM ELAS INTEGRADAS AO PROJETO GLOBAL DA CONSTRUÇÃO!





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

sábado, 14 de setembro de 2024

“Eu Tenho Alimento Que O Mundo Desconhece!”

 



Na vivência de O Caminho Infinito, há um princípio que nos foi dado pelo Mestre: “Eu tenho alimento que o mundo desconhece”. Ele atua realmente como uma condensação de tudo o que acaba por gerar nossa demonstração. 

Eu cito esta passagem como sendo uma das maiores passagens bíblicas jamais citadas pelo Mestre, para que tenhamos uma forma espiritual de vida, e que também se traduza em termos humanos de sucesso, harmonia e paz.

“Eu tenho alimento que o mundo não conhece”.

Vejamos como trazer isto às nossas vidas. 

Diariamente, notamos que algo se mostra como sendo necessário em nossa experiência. 

Nesse instante, devemos nos volver de todo medo ou dúvida, e recordar: instantaneamente: “Eu tenho alimento que o mundo não conhece”. Que alimento é este? 

O Mestre disse: “Eu sou o Pão da Vida”. 

Assim, ele quis dizer: “Eu tenho o Cristo” – a substância espiritual do pão, do vinho, da água. A substância espiritual da vida eterna. A substância espiritual do suprimento. Sim, “eu tenho”, por ter o Cristo, o Filho de Deus em mim.

“Eu tenho alimento que o mundo não conhece”.

Eu tenho, dentro de mim, o Espírito de Deus que constitui todo alimento, vinho e água de que sempre necessitarei, porque tudo me surgirá externamente como aquilo que satisfará a necessidade de cada momento, como o maná, que era substância espiritual na consciência de Moisés, e pôde surgir externamente alimentando seus seguidores; como este alimento, que o mundo desconhece, este Cristo, na consciência de Jesus, e que fora a substância dos pães e peixes que alimentaram a multidão e ainda fazendo restar doze cestos.

Caso você esteja fisicamente, mentalmente, moralmente, ou financeiramente mal, aceite este presente de Deus – o alimento, o maná oculto; e, de modo sagrado e secreto, reconheça: “Obrigado, Pai, eu tenho alimento que o mundo não conhece. Eu tenho uma companhia oculta. Eu tenho uma fonte de suprimento oculta. Eu tenho uma fonte oculta de sabedoria, de avaliação. Eu tenho uma fonte oculta de ideias”. 

Independente de qual venha a ser a necessidade do mundo externo, eu tenho, oculta dentro de mim, a substância de sua forma – lar, família, suprimento, companhia, alegria, paz, saúde, liberdade, e segurança – eu tenho a substância disso tudo, a essência do que tudo é formado, em meu entendimento de que: “Eu tenho alimento que o mundo não conhece”.





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

“Confiai Na Verdade, Mesmo Sem Compreendê-La!”

 




O fato de a Metafísica chamar o suposto mundo material de “mundo de aparências”, deve-se ao seguinte: unicamente o Universo do Espírito divino é realidade! Além disso, é realidade perfeita e permanente! 

Aquele que pautar sua vida procurando se manter neste foco absoluto, irá comprovar a vida harmoniosa também se projetando visivelmente como “sombra” desta Verdade.

Buda disse: “Confiai na Verdade, mesmo que não sejais capazes de compreendê-La, mesmo que no começo vos pareça amarga a sua doçura”. Quis dizer que a Verdade não precisa ser entendida pelo intelecto, para se mostrar verdadeira em sua vida, desde que você nela confie e pratique os seus princípios, muitas vezes completamente destoantes da lógica comum.

Se alguém quiser ir ao sul, bastará ter uma bússola e se guiar pela suas orientações! Precisaria estudar e compreender a fundo o que está por trás desta ação precisa, dada pela agulha da bússola? Não! Bastaria que ele nela confiasse, e a seguisse! Baseado nisso, eu sempre digo o seguinte: resolva logo o seu suposto problema com os princípios da Verdade, em vez de acreditar que só conseguirá fazê-lo depois que “entender a Verdade”. Por qual razão? Porque é o “Pai em mim” quem faz as obras, e não um “intelecto” e seu suposto conhecimento! O que é verdadeiro dá sempre mostras de sua veracidade pela adoção com confiança por parte de alguém.

Os princípios absolutos são-lhe apresentados! Por exemplo: “Só existe o Universo Espiritual”. Aceite com “coração de criança” esta Verdade; e desvincule o pensamento da “crença” em “mundo material”, que é crença falsa! Não importa que pareça absurdo ao intelecto fazer esse tipo de admissão! E vá estendendo esta mesma linha de focalização ao corpo, que é unicamente espiritual, aos negócios, que são puramente a Oniação, etc.. 

Quem assim fizer, entenderá o real valor da frase de Buda: “Confiai na Verdade, mesmo que não sejais capazes de compreendê-la!”






GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

O Ponto Essencial É Você!

 




Como o estudo da Verdade abrange todas as facetas ou segmentos da Existência, explicando a perfeição infinita e permanente de todos eles, uma vez que DEUS É TUDO, os assuntos escritos e comentados nos artigos também são inúmeros, mesmo que o foco central seja sempre repetido e enfatizado. Mas o que precisa ser bem entendido, é o seguinte: O PONTO ESSENCIAL É VOCÊ!

A dedicação ao essencial é o AUTOCONHECIMENTO ABSOLUTO, quando VOCÊ parte da Vida de Deus sendo O CRISTO que VOCÊ É! 

Não há NINGUÉM mais iluminado do que o EU DIVINO QUE VOCÊ É! 

A ilusória mente carnal poderá enaltecer supostos “mestres”, que ela registrou como existentes em vida terrena, mas que, em vez de ensinarem a ser enaltecidos, revelaram que “somos todos um”, e que este UM É DEUS!

É lamentável que ainda hoje o DEUS EM ALGUÉM seja tratado como inferior ao de supostos “mestres”. 

Enquanto a mente carnal não for varrida, esta crença dualista, que divide Deus em pedaços e em categorias, correrá livre e solta, alimentada por religiões que falam em Deus Onipresente, mas sem ressaltar a Sua Presença como sendo a presença real de todos nós! 
E o povo, viciado nas mentiras ouvidas, quando deixam tais religiões, para buscarem o real autoconhecimento, muitas vezes continua acreditando em “mestres e discípulos”, em “pessoas iluminadas”, etc., em vez de pôr fim a tal ilusão!

DEUS É TUDO! Não há “estudo da Verdade” fora deste princípio absoluto! A Verdade é esta! Sempre foi, é e será! 

Portanto, jamais deixe de se IDENTIFICAR COM DEUS, e de forma radical e absoluta, meditando e reconhecendo: “Unicamente DEUS está, aqui e agora, Se manifestando como o Eu que EU SOU, como o CRISTO que EU SOU! ‘Não há OUTROS ao lado de MIM’!”

CONTEMPLO A MIM MESMO COMO O CRISTO VIVO NA ONIPRESENÇA DE DEUS.

CONTEMPLO A PERFEIÇÃO DE DEUS SE EVIDENCIANDO COMO O CRISTO QUE EU SOU. 

DEUS É TUDO, E A TOTALIDADE DO QUE DEUS É, É A TOTALIDADE DO CRISTO QUE EU SOU!







GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Cristo: A Luz Oniativa Brilhando Como Você!

 


Apesar de aparentemente convincentes, as formas materiais captadas pela suposta mente humana são todas irreais, existindo sempre, em seu lugar, as Formas permanentes de Deus em Oniação. 

O Universo é Onipresença espiritual ativa! Não há espaço para “outra existência”! Portanto, quando entendemos que Deus, sendo Espírito, Se manifesta como o Ser que somos, este é o Cristo, a Luz divina oniativa, brilhando como Ser individual.

Esta é a Visão de Deus sobre nós, revelada no Gênesis, onde é dito que “somos seres à Sua imagem e semelhança”. Em vista disso, “contemplamos a Verdade” vendo-nos brilhando com a NOSSA LUZ, INCLUSOS na Onipresença de Perfeição imutável.

Para o Universo ser Oniativo e harmônico, é necessário estar inteiro sendo regido pela mesma Mente. 

Só a Mente divina está, de fato, em atividade universal infinita e perfeita! Por isso, jamais partimos de “outra mente”, quando “contemplamos a Verdade”. 

Não existe “outra mente”! Nem poderia existir! O que existe, é a Mente ÚNICA, em infinitas ramificações distintas, sem, contudo, deixar de ser a Unidade Perfeita que Deus É!

Que é “contemplar a Verdade”? É partirmos desta Verdade Absoluta, da Mente única sendo a nossa, e da “manifestação gloriosa” de Deus como o Cristo que somos!

“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória” (Col. 3: 4). 

Esta revelação de Paulo nos traz à lembrança o AGORA ETERNO, em que “CRISTO É A NOSSA VIDA”, e traz a “rendição do homem natural”, em nossa renúncia à ilusória “mente carnal” pela IDENTIFICAÇÃO com a “Mente de Cristo” que temos. Por isso há a palavra “QUANDO”! Ela só tem sentido para a “mente carnal”, uma vez que, para a Mente divina, É SEMPRE AGORA!

Quem parte da ILUSÃO, do “referencial das trevas”, acredita erroneamente que “nós nos manifestaremos com o Cristo em glória” em “algum dia”, nesta APARÊNCIA de mundo! Porém, nada de Deus se manifesta em “mundo do pai da mentira”. 

Enquanto este “referencial materialista” não for banido, para o real sentido das palavras de Paulo ser entendido, o mundo ficará vendo “Jesus manifestando o Cristo”, na matéria, se julgando e se comparando “carnalmente” com ele, e se diminuindo, ficando na ILUSÃO DE VIDA TERRENA que ele veio destruir!

A pessoa somente entenderá o Cristianismo adotando o “Referencial de Cristo”, e não o “referencial de carnais”. Desse modo, o CRISTO, que É, e não que SERÁ, a NOSSA VIDA, poderá ser reconhecido “já” e sem o “quando”, NO AGORA ABSOLUTO, onde realmente vive como a NOSSA VIDA, COMO O CRISTO QUE SOMOS, OCULTO EM DEUS!

“Porque já estais mortos; e VOSSA VIDA está escondida com Cristo – EM DEUS”.
(Col. 3: 3).






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

terça-feira, 10 de setembro de 2024

“Onde Está Teu Pai?”

 



Quando Jesus disse aos fariseus: “Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou”, disseram: “Onde está teu Pai?” 

E Jesus respondeu: “Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai” (João 8: 18-19).

Que é a fala de Jesus? A Mente de Cristo em atividade; que é a fala dos fariseus? A suposta “mente carnal” em atividade! 

Que entende a Mente de Cristo? Que se VOCÊ conhecer a “MIM”, também conhecerá a” SEU PAI”. Esta é a Verdade passada por Jesus aos fariseus. Vendo-os buscando saber “Onde está teu Pai”, sabia Jesus que era a suposta “mente carnal” a autora da pergunta!

Esta resposta só é conhecida verdadeiramente pela “Troca de Referencial”, quando, em vez de se identificar com esta “mente ilusória”, você segue radicalmente a revelação de Paulo, “Temos a Mente de Cristo”, e com ela se identifica. 

Estando com esta Mente assumida e reconhecida, VOCÊ estará sendo DEUS onde AGORA ESTÁ! E assim, as falas de Jesus lhe soarão claras: VOCÊ ACHANDO O CRISTO, COM A MENTE DE CRISTO, VOCÊ ACHA TAMBÉM A TEU PAI, POR SER UM COM ELE!

Os “fariseus” são a ILUSÃO aparecendo como pessoas! São frutos ilusórios de uma suposta “mente apartada de Deus”! 

Partindo do “Referencial da Mente Onipresente”, obrigatoriamente VOCÊ terá de reconhecer a Mente DIVINA sendo a SUA! E nesta condição, VOCÊ dirá como Jesus: “Eu sou o que testifica de MIM MESMO”, para poder dizer também: “De MIM testifica TAMBÉM o Pai, que me enviou”. 

Este “EU SOU”, portanto, não é “ser separado de Deus”, mas o EU SOU ÚNICO, INFINITO, INDIVÍSIVEL que Jesus sabia estar INDIVIDUALIZADO nele, e sendo UM COM ELE! 

Que disse Jesus aos fariseus? Que se eles tivessem esta mesma visão da Verdade, também conheceriam o Pai, SENDO ELES MESMOS!

CONTEMPLO A UNIDADE DA EXISTÊNCIA, EM QUE DEUS É O EU SOU INFINITO SE EXPRESSANDO COMO O CRISTO QUE EU SOU.

CONTEMPLO A MENTE INFINITA SE EXPRESSANDO INDIVIDUALIZADA COMO A “MENTE DE CRISTO” QUE EU TENHO. 

CONHECENDO A “MIM, EU CONHEÇO A MEU PAI! “EU SOU O QUE TESTIFICO DE MIM MESMO!” E, DE “MIM” TESTIFICA TAMBÉM O MEU PAI”!







GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Você Não É Feito De Barro!

 



Pouco adiantará alguém ficar lendo seguidamente que DEUS É TUDO, se não se dedicar a fazer o reconhecimento pleno desta Verdade! Para isto existe a “Prática do Silêncio”, momento reservado estritamente para este fim: calar a ilusória “mente humana”, para podermos “dar o testemunho da Verdade”, como Jesus deu.

O fato é real e permanente: DEUS É TUDO! Entretanto, há uma “crença coletiva” atuando como hipnotismo, levando a humanidade a acreditar em imperfeições e mudanças, enquanto DEUS, PERFEIÇÃO, É TUDO E JAMAIS MUDA!

Entre em “contemplação” a partir do Fato real: “DEUS É TUDO COMO O SER QUE EU SOU! COMO DEUS NÃO MUDA, EU NÃO MUDO!” 

Contemple esta Verdade em tom de identificação com ela, e não em tom de mera concordância mental. 

Toda Verdade Absoluta já está sendo a Verdade para VOCÊ e para todos! Caso contrário, não seria a Verdade e Deus não seria TUDO!

Nunca Jesus revelou-se identificado com alguma Verdade sem ter dito que ela teria de ser igualmente conhecida e testemunhada por todos nós! Em outras palavras, sua vinda e seu testemunho foram para que repitamos esta IDENTIFICAÇÃO, de nós mesmos e em nós mesmos! Isto requer dedicação e persistência, assim como dele também foram exigidas! Orava sem cessar! E nos ensinou a fazer o mesmo!

Certa vez, falando com um evangélico, eu disse a ele: “Vocês não veem nada de Deus, só veem as “coisas de César”, porque só usam “mente carnal”; se reconhecessem a “Mente de Cristo”, estariam saindo da “ilusão de massa” para discernirem o Reino de Deus!” 

E ele me disse: “Você diz que tem a Mente de Cristo? Isto é HERESIA!” 

E eu respondi a ele: “Vá reclamar com o apóstolo Paulo, porque, no caso, o “herege” foi ele! Pegue sua Bíblia, e ache nela o que você nunca achou, em 1 Coríntios 2: 16: “Porque quem conhece a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. E ele foi realmente consultar a Bíblia para verificar se eu não estava mentindo!

Esse é o “cristão comum”, que vemos por toda parte! Cristão com “mente carnal”! Acha absurdo alguém se identificar com a Verdade e se igualar a Jesus Cristo! 

Entretanto, Jesus veio unicamente para isto! Eliminar a “mente carnal|”, a mente ilusória que esconde a Verdade hipnoticamente, para que o Pai, como o Cristo nele, fosse igualmente discernido sendo o Pai, como o Cristo em VOCÊ, e como o Cristo em todos!

Enquanto a “mente carnal” for empregada, o homem se verá sendo “de barro”, de “matéria”. 

O Evangelho de João diz: “Sem o Verbo – Deus – nada do que foi feito se fez!”. 

Mas você somente verá esta sua real e gloriosa identidade crística pelo “renascimento”, pela “troca de instrumento de percepção”, pela identificação plena com a Mente de Cristo, e não mais com a ilusória “mente carnal”.

É de pequena valia a pessoa acreditar que DEUS SEJA TUDO com a “mente carnal”; ela terá de se IDENTIFICAR com a Mente divina, através de compenetradas orações e contemplações da Verdade! E manter, como objetivo, esta percepção de que JÁ FAZ PARTE DA ONIPRESENÇA, DA VISÃO DIVINA DA EXISTÊNCIA, DO UNIVERSO CONSUMADO DA REALIDADE ETERNA, DA VERDADE EM SI!






*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

domingo, 8 de setembro de 2024

“Mais Próximo Do Que As Próprias Mãos E Pés”

 




“Deus está mais próximo de nós do que nossas próprias mãos e pés. Mais próximo até que nossa respiração”.

Dorothy Baker



Deus é a Essência de todos nós! Vida plena, eterna e perfeita em Automanifestação. Por isso é dito que “o Reino de Deus está em nós”, uma vez que, pelo reconhecimento desta Essência espiritual, podemos perceber o “Cristo que somos”, o qual é um com o Pai infinito.

“Deus está mais próximo de nós do que nossas próprias mãos e pés. Mais próximo até que nossa respiração”, disse Dorothy Baker. Foi sua maneira de colocar a Verdade de que Deus constitui a totalidade do Ser real que somos.

Esta “Essência” é imutável perfeição, eternamente em estado pacífico, condição chamada por Jesus de “A Minha Paz!” Este “Eu” é a Paz do Cristo em Si, e jamais participa das “ilusões humanas” nem jamais é tocado por elas!

Contemple a Verdade entendendo ao máximo sua proximidade de Deus, mas em grau de unidade, e nunca de dualidade! 

Deus não é um Ser separado do Ser que somos! Portanto, as orações e contemplações não contam com alguma suposta “segunda presença” entrando em contato com Deus! 

“Eu e o Pai somos um”, disse Jesus! “Dei-lhes a glória para serem um! Perfeitos em Unidade!”, disse também, para revelar que a Verdade é UNIVERSAL. 

Assim, a totalidade de Deus está constituindo o Universo infinito e tudo o que nele está. 

Não há nada fora de Deus, por não haver “fora de Deus”. DEUS É TUDO! ONIPRESENTE!

CONTEMPLO A PRESENÇA DIVINA SENDO A MINHA PRÓPRIA PRESENÇA, AQUI E AGORA!

CONTEMPLO A MENTE DIVINA SE EXPRESSANDO COMO A MINHA MENTE INDIVIDUAL, AQUI E AGORA!

CONTEMPLO A VIDA DE DEUS LIVREMENTE SE EXPRESSANDO COMO A MINHA VIDA!










*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

sábado, 7 de setembro de 2024

O Sentido De “Pedir Em Meu Nome”

 




“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, 
a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.”

João 14.13



O Taoísmo, pregando o “agir pelo não agir”, anula a suposta “vontade humana”, nutrida pelo ego, que gosta de entender a frase “querer é poder” no sentido de que o Universo inteiro existe para atender aos humanos caprichos!

Certa vez, durante uma palestra, perguntei aos presentes o seguinte: “Quem, daqui, vive deixando que a Vontade de Deus se manifeste livremente em sua vida?” Ninguém se apresentou! 

Mas seria o correto, uma vez que Deus é TUDO, e a Sua Vontade, corretamente entendida, é sempre exatamente a NOSSA, se acreditamos na Verdade de que “somos um com Ele”, e “perfeitos em unidade”.

Todo suposto problema é “ausência” da livre manifestação da Vontade de Deus. É quando o ego acredita “agir de si mesmo”, em vez de amoldar-se ao “agir pelo não agir”. E a diferença entre as duas atitudes se reflete na diferença entre os verbos empregados, ou seja, quando alguém vive “agindo pelo não agir”, ele vive pelo verbo “SER”, enquanto aquele que “vive de si mesmo” vive pelo verbo “QUERER”.

Jesus disse: “Tudo quanto pedirdes em MEU NOME, EU O FAREI”; mas, ele disse também: “Pai, em TUAS MÃOS entrego o meu espírito”. São ideias contraditórias? Pelo contrário! São frases absolutas! 

“Quando VOCÊ pede algo em “MEU NOME”, jamais estará pedindo “algo” em NOME DO EGO, ou PARA O EGO! ! E É POR ISSO QUE “EU O FAREI”, ISTO É, PARA O “EU”, TUDO “JÁ ESTÁ FEITO”!

Há pessoas que dizem: “Eu pedi tanto em nome de Jesus, mas Deus não me atendeu!” Não percebem o erro total deste procedimento! 

A frase de Jesus dizia algo mais: “A FIM DE QUE O PAI SEJA GLORIFICADO NO FILHO!” Quem está em UNIDADE COM O PAI, TEM O NOME DO PAI!

Faça igual: VÁ PARA O “SEU” PAI! Desse modo, estará PEDINDO EM SEU NOME REAL, EM NOME DO CRISTO QUE VOCÊ É! 

Jesus disse: “ORA A TEU PAI, QUE, VENDO SECRETAMENTE, TE RECOMPENSARÁ!”.

Não existe “ego” no estudo da Verdade Absoluta! Não existe “eu quero”! 

Existe DEUS SENDO SEU EU, O CRISTO QUE VOCÊ É! O resto, é PALHA!








*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO