Translate

domingo, 15 de setembro de 2024

A Graça Divina Como “Agir Pelo Não Agir”

 


A Graça de Deus, em sentido absoluto, é alguém viver confiante a ponto de não viver dentro de supostos planos e desejos do ego, mas sim como “testemunha” da Verdade. 

“Minha vontade é fazer a vontade daquele que me enviou”, disse Jesus. 

Esta intenção é a prova maior de que alguém reconhece não estar vivendo de si mesmo, de uma suposta sabedoria cerebral isolada da Sabedoria infinita, mas, estar vivendo como “experiência de Deus”.

O apóstolo Paulo assim disse: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifício sobre ele” (I Co. 3: 10). 

Quando pedreiros são contratados para a construção de uma obra, não ficarão inativos, mas ativos “dentro do projeto” feito pelo engenheiro responsável. Se algum deles resolver fazer “sua parte” de sua própria cabeça, só irá comprometer todo o trabalho geral da equipe! Porém, seguindo passo a passo o projeto, confiante no engenheiro, o edifício será erigido dentro das ideias e normas projetadas.

Paulo se comparou a um “sábio arquiteto” que, conhecedor da Verdade de que “tudo está feito”, de que “as obras de Deus são permanentes”, dentre as quais está O CRISTO de seu próprio Ser, explicou ter feito desta Verdade o “fundamento”, e, sobre ele, “outro edifício”. Em outras palavras, está dizendo que deixou de manifestar-se aparentemente como “humano de desejos próprios”, para que, neste mundo, se desdobrasse livremente a “manifestação visível” daquilo que, na Essência, “sempre É”.

Isto é exatamente o que Lao Tse chamou de “agir pelo não agir”, ou seja, não prevê um “ego” agindo tenso, estressado, cheio de vontades particulares, como se fosse peça solta e separada da atividade global do universo! Antes, prevê uma ação ininterrupta integrada à ação do Todo, que é Deus! Isto somente será cumprido com segurança e tranquilidade quando alguém medita e lida com a Verdade no Absoluto, e não diretamente no ilusório “mundo de aparências”. Por quê? Por requerer a “contemplação da Oniação - ATIVIDADE UNICA DIVINA E ONIPRESENTE NO UNIVERSO” em que ele deverá se discernir estando incluso! Identificado! Uno! Desse modo, “a graça de Deus” é reconhecida, e, aparentemente falando, “tudo fluirá” naturalmente em seu cotidiano, sem a suposta “mente ilusória” do “eu quero que seja assim”. A partir destes princípios é que “outro edifício” é posto sobre o real alicerce da Graça!

CONTEMPLO A VERDADE DE QUE O UNIVERSO É A ONIAÇÃO - ATIVIDADE ÚNICA PERFEITA E UNIVERSAL  EM AUTOEXPRESSÃO.

CONTEMPLO A MINHA EXISTÊNCIA, A MINHA PRESENÇA, INCLUSA NESTA ONIAÇÃO PERFEITA!

CONTEMPLO A ATIVIDADE DE DEUS EM UNIDADE COM A MINHA ATIVIDADE INDIVIDUAL, ASSIM COMO UM PEDREIRO EXECUTA SUAS OBRAS CONSCIENTE DE ESTAREM ELAS INTEGRADAS AO PROJETO GLOBAL DA CONSTRUÇÃO!





*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário