Translate

sábado, 7 de fevereiro de 2015

A ESSÊNCIA QUE SOMOS SÓ PODE SER PERCEBIDA EM SILÊNCIO E QUIETUDE -



Quando conseguirmos meditar quatro vezes por dia, começaremos a obedecer à imposição de Paulo de "orar sem cessar".

Os místicos revelaram que tanto Deus quanto nossa força só podem ser encontrados no sossego e na quietude, e não num culto exterior.

Jesus deu um passo além quando nos pediu para orar em segredo: entramos no santuário interior, fechamos a porta e oramos onde ninguém nos vê, pois a sós e não em público há mais chances de algo acontecer. Por quê?
Porque quando estamos em público, o ego aparece. Não podemos ser nós mesmos, mesmo na presença de nossos entes queridos. Toda a tendência de exibir o ego destrói nossa integridade espiritual. Quanto mais secreto e sagrado for nosso relacionamento com Deus, mais poder nele haverá.

O ego deve ser destruído para dar lugar a um Único Eu, nossa Cristicidade. Como seres humanos temos nosso próprio ego que gostamos de glorificar. 

Todo o ensinamento de Jesus foi para destruir este ego pessoal: "As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que habita em mim, é quem faz as obras[ ... ] Minha doutrina não é minha, mas do Pai que me enviou". Ele superou seu ego e deixou um modelo para seguirmos: Orar em segredo.

Ainda foi mais longe ao dizer: "Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não veja o que faz a tua direita [...] e teu Pai, que vê em segredo, Ele mesmo te recompensará".

Cada vez que fizermos nossas doações em público, rezarmos para sermos vistos e expressarmos nossas convicções religiosas em voz alta, estaremos glorificado nosso próprio ego, tentando mostrar o muito que fazemos ou quanto sabemos, esquecendo de que nosso Pai, que vê em segredo, é quem nos recompensará.

Há um grande mistério espiritual em tudo isso. Por mais estranho que pareça, quanto mais nos aproximamos de Deus, mantendo tudo secretamente no nosso interior, maior é o nosso desenvolvimento espiritual. Quando isso é segredo em nós, Deus, à Sua própria maneira, torna nosso desenvolvimento conhecido àqueles que querem saber mais, tanto sobre nossa caridade quanto sobre o nosso relacionamento com Ele.
                    
                      

                        JOEL S. GOLDSMITH

Nenhum comentário:

Postar um comentário