Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A PARÁBOLA DAS DEZ DRACMAS







“Qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”. 
Lucas, 15: 8-9.



As parábolas, além de propiciarem condições iniciais de transcendência deste mundo, por nos aflorarem a intuição, estendem seus ensinamentos e conteúdo também à vida prática, por nos darem referências claras sobre como agir nesta “aparência de mundo”. 

Em Lucas 15:8, por exemplo, encontramos a “Parábola das Dez Dracmas”, onde Jesus fala que se uma mulher possuísse dez dracmas e perdesse uma delas, acenderia a candeia e varreria a casa até encontrá-la, quando, então, convocaria suas amigas e vizinhas para que, com ela, também se alegrassem com o seu achado. 

E Jesus explica que há esta alegria diante dos “anjos de Deus”, toda vez que um pecador se arrepende. 

A premissa básica deste estudo é a seguinte: DEUS  - ESPIRITO É TUDO! 

Portanto, jamais um filho de Deus, que é “obra permanente de Deus”, poderia se tornar pecador! O que é Espírito é Espírito! 

E o que dizer referente às pessoas que são vistas praticando o mal? 
Todas elas se conservam essencialmente perfeitas, como seres à imagem e semelhança de Deus. 
Se assim não fosse, não haveria necessidade de ensinamentos e revelações divinas! 

Porém, cada um terá de se “arrepender”, ou seja, abandonar sua errônea visão ou julgamento pelas aparências, para reassumir conscientemente sua real identidade espiritual gloriosa, processo a que se denomina "renascimento".

Etimologicamente, a palavra “pecado” quer dizer “errar o alvo”, ou seja, alguém deixa de se ver, ou a outrem, como “Emanação perfeita de Deus”, ou “Cristo”, para dar crédito às falsas crenças materiais e temporais referentes a si mesma e ao próximo.

A parábola fala primeiramente em “se acender a candeia” e, depois, em “varredura da casa”. Por que há o “acender a candeia?” 

Jesus explica que já existe, em todos nós, a Luz divina; assim, o primeiro passo é reconhecermos esta Luz infinita resplandecendo como a nossa própria Consciência. 

Se a “Prática do Silêncio” for exercitada com assiduidade e dedicação, esta Luz, assim reconhecida continuamente, será mais e mais discernida como a Presença divina que somos. 

Que significa “varrer a casa?” 

Significa que, com a “candeia acesa”, as impurezas da suposta mente humana (casa), tais como ódio, temor, desavenças, etc, ficam a descoberto, isto é, as falsas crenças ocultas passam a ser notadas para serem “varridas” através de nossa total identificação com a “Mente de Cristo”, que é a mente verdadeira e única de todos nós. 

Para que uma faxineira possa limpar bem uma casa, ela abrirá todas as janelas para que a luz solar ali penetre e revele onde está a sujeira que deve ser removida. 

Nesta parábola, Jesus nos ensina o processo do “arrependimento” e “libertação”. 

Quando aceitamos radicalmente que “somos seres iluminados”, Emanações perfeitas de Deus, estamos “com a candeia acesa”; e então, todo o aglomerado de crenças pecaminosas poderá ser visto como “sujeira a ser varrida”, ou como “ilusão”: algo que jamais esteve, verdadeiramente, fazendo parte do nosso ser.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário