Translate

terça-feira, 1 de novembro de 2016

AGUA VIVA - MARIE S. WATTS

 

 

 






No capítulo 4 de João, há o diálogo entre Jesus e a samaritana. Jesus pediu-lhe um pouco de água do poço de Jacó: “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos). Jesus disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e que é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tens a água viva?… Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornaria a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.(João 4:9, 11-13,14.).




Este episódio tem profundo sentido espiritual para quem estiver preparado para ver além das palavras, diretamente para a Verdade tão bem conhecida por Jesus.


É óbvio que a samaritana não a havia percebido. A visão dela, tanto do poço como da água, não ia além do que se baseia no ilusório mundo da aparência. Mas Jesus deixou claro que não falava de água a ser extraída de algum poço. Afirmava que esta fonte era interior, deixando implícito que ela jorra constantemente como Vida eterna.





É interessante notar que a palavra “água” é empregada como símbolo de novidade ou de renovação constante; é também utilizada como símbolo de pureza.





Há outras Verdades simbolizadas pela “água”, mas agora queremos abordar a Verdade de que a Vida é eterna, a Vida é perene.


Nesta análise, precisamos contemplar dois aspectos muito importantes do sentido espiritual que há por trás do uso da palavra “água”. Um deles é a pureza.


Frequentemente a Bíblia utiliza a água como símbolo de pureza. Isto quer dizer que Deus, a Consciência, é puro e completamente livre de toda contaminação da chamada materialidade.


Significa também que a Mente divina “é tão pura de olhos que não pode ver o mal”. (Habac. 1:13). 

Somente a consciência que for inteiramente imune de ser contaminada pelo mundo das aparências poderá discernir esta Vida eterna, citada por Jesus.


Mesmo que você pareça não estar plenamente consciente dela, esta é a sua Consciência.


Se você está consciente, necessariamente terá de estar consciente como esta Consciência pura, pois inexiste qualquer outra. 

Esta Consciência pura e imaculada é a sua Substância, sua Vida, sua percepção e sua Inteligência.


Não importa quão reais ou convincentes as aparências em contrário possam ser: o fato é que a Verdade é esta. Deus, a Pureza em Si, é realmente a única Consciência; e não há ninguém , nem coisa alguma, capaz de estar consciente, a menos que fosse Deus estando consciente como aquela Consciência. Somente uma ilusão da ilusão é que estaria se apresentando como os assim-chamados pensamentos ou atos impuros.


Realmente, existe uma só Mente, e ela é tão pura de olhos que não pode ver o mal.


Como poderia você conhecer algo que a Mente única existente desconhecesse?


Como poderia você ter consciência de algo que fosse a antítese total desta Mente única que conhece alguma coisa?


Como poderia você perceber algo que não fosse Deus, a Mente, percebendo a Sua própria pureza perfeita?


Como poderia você agir de modo contrário à atividade pura e perfeita que é Deus em ação? Deus em ação significa Oniação. Isto significa que Deus é TODA ATIVIDADE em ação; não há nenhuma outra atividade sem ser a Consciência, a Mente ou a Inteligência em ação.


Tão certo quanto o mal é desconhecido de Deus, ele é desconhecido de você! Isto porque o único você que existe, é Deus sendo o próprio Deus como sua Consciência, sua Mente, sua Atividade, todo o seu Ser e seu Corpo.



Nenhuma conscientização será mais poderosa do que esta: a percepção de que Deus não tem nenhuma consciência do mal. O conhecimento de que Deus é a única Consciência capaz de estar consciente, e que a Consciência divina desconhece todo tipo de mal, permite-lhe ver com clareza e poder que você não pode estar consciente do mal. Deus, sendo a única Existência, não pode ter consciência da não existência. O mal é não existente.


Atividade é Vida. Sem atividade não poderia existir Vida. Sem Vida não poderia existir Atividade. Vida e Atividade são uma coisa só. Eis por que Jesus falou da água viva. Eis por que interpretamos o seu significado.


Exatamente agora, será ótimo recordar que esta água viva é incapaz de estar existindo separada e apartada da Consciência pura, por serem uma Unidade. Consciência é Vida. Vida é Consciência.


Toda Vida é Vida consciente. Toda Consciência é Consciência viva. A água viva citada por Jesus é Vida consciente. Ela é Vida estando consciente. Ela é Consciência estando viva. Isto significa que a Vida é eternamente consciente. Oh, que Verdade tremenda!


Porém, isso não é tudo: significa que a Vida consciente, vivendo como sua vida, é completamente pura e livre das contaminações de qualquer tipo de mal.


Isto quer dizer que o chamado mal, disfarçado em doença, pecado, carência, tristeza, problema ou morte, é desconhecido pela Vida consciente e pura que você é, exatamente agora. Significa também que a Vida consciente que você é, constantemente é nova e renovada.


Em Apocalipse 21:5, seis, consta o seguinte: “… eis que faço novas todas as coisas… E disse mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida”.


Sim, exatamente onde está o começo, está também o fim. Eles são um e o mesmo, pois no todo infinito e eterno, nenhum começo e nenhum fim são conhecidos. A fonte da Vida perfeita, pura e eterna já está presente como a sua Vida e como a minha Vida.


Entre nós, alguns sabem exatamente o que Jesus quis dizer, ao citar um poço de água interior que salta para a Vida eterna.


Conhecemos este significado por experienciarmos esta gloriosa Vida consciente. É como se existisse uma fonte interior (embora saibamos que não existe exterior algum), e esta fonte pura e vibrante jorrasse constantemente como uma sempre crescente atividade pacífica e jubilosa.


Na verdade, é como se esta fonte cintilante e efervescente fosse consciente de ser a própria Vida; Vida livre, irrestrita, ilimitada, sem fronteiras.


Isto não é nenhuma alucinação ou autoengano.


É a própria Vida consciente, vivendo jubilosa, livre, pacífica e conscientemente, cheia de propósito. Melhor de tudo é o fato de ela ser a única Vida que está viva.


Esta é a sua Vida. Esta é a sua Consciência. Esta é a sua Vida consciente; a sua Consciência viva. Ela é a sua alegria, paz, perfeição, pureza, liberdade, Substância, atividade, Ser e Corpo. Este é o seu Paraíso. Verdadeiramente, você está no Paraíso, exatamente agora, pois o seu próprio Paraíso é você.


Rejubile-se, e seja extremamente feliz; isto é VOCÊ! 























Nenhum comentário:

Postar um comentário