Translate

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ESTUDANDO PAULO DE TARSO - 7




                                       7



"E EU, IRMÃOS, NÃO VOS PUDE FALAR COMO A ESPIRITUAIS, MAS COMO A CARNAIS, COMO A MENINOS EM CRISTO. COM LEITE VOS CRIEI, E NÃO COM MANJAR, PORQUE AINDA NÃO PODÍEIS. TAMPOUCO AINDA AGORA PODEIS, PORQUE AINDA SOIS CARNAIS. POIS, HAVENDO ENTRE VÓS INVEJA, CONTENDAS E DISSENSÕES, NÃO SOIS, PORVENTURA, CARNAIS E NÃO ANDAIS SEGUNDO OS HOMENS?"

I Coríntios 3: 1-3.



Paulo, para justificar sua pregação em vários níveis, usou a comparação do "leite e o manjar". 

O leite era o ensinamento menos duro, em termos de profundidade: segundo ele, as "criancinhas em Cristo" seriam capazes de ingeri-lo. Já o manjar, alimento sólido, exigiria uma postura espiritual amadurecida. 

Em tudo que é relativo, surgem os prós e os contras! 

No caso, os "prós", quando a Verdade é passada como "leite”, sendo adaptada à capacidade momentânea de assimilação do estudante, são as facilidades criadas objetivando uma abertura de compreensão em quem se vê ainda totalmente preso às crenças na matéria. 

Os "contras" ocorrem quando estas "adaptações", por gerarem ensinamentos relativos diversos, criam também bloqueios à Verdade Absoluta, permitindo uma infinidade de religiões diferentes, cada uma com adeptos se julgando os únicos "donos" da Verdade. 

Em outras palavras, é quando as pessoas se habituam a ficar "bebendo leite" de diferentes "marcas", esquecendo-se de que "o manjar" já o deveria estar substituindo.

Quando o "manjar" é oferecido e recebido como alimento definitivo, acabam as diferenças todas! DEUS É TUDO! Não existe mais nada! 

Mas, como aqui escreve Paulo, como dizer a "carnais" que Deus já está sendo a real identidade deles?

Hoje em dia a coisa está diferente. Por já existirem tantos "ensinamentos-leite", torna-se possível alguém se dedicar exclusivamente a oferecer o "ensinamento-manjar". 

Assim, estas séries se destinam a oferecer unicamente "alimento sólido". Para ingeri-lo, VOCÊ deverá estar desejoso de se livrar da "crença na matéria", assumir a revelação de que "possui a mente de Cristo", e, IDENTIFICADO com esta Mente , reconhecer o óbvio: DEUS, SENDO TUDO, ESTÁ SENDO VOCÊ!

Pai, sei que Tu és Espírito Onipresente! Tendo aceito a Tua Revelação de que "tenho a mente de Cristo", abro-me à percepção interna de que, em virtude da Onipresença, a "minha" presença é a Tua Presença, o "meu" Espírito é o Teu Espírito, o "meu" corpo é o Teu Corpo. Não somos dois: somos UM.


(permanecer quieto e receptivo por alguns segundos).









GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário