Translate

domingo, 25 de fevereiro de 2024

A Prática Assídua Da Verdade

 



“Orai em todo o tempo… 
e vigiai… com toda a perseverança.”

Efésios 6: 18



A crença coletiva lhe diz que “há objetivos” em suposta vida terrena. Esta distorção da verdade precisa ser anulada conscientemente, para que nossa permanência nos princípios divinos seja contínua e que a “Prática da Verdade” conte com nossa exemplar assiduidade. 

Se perguntamos a alguém se ela tem meditado e contemplado as Verdades estudadas, muitas vezes escutamos: “Tenho sim! Não todo dia, mas sempre que posso, ou me lembro, eu revejo os princípios!” 

 Esse tipo de resposta revela a ação hipnótica da “crença coletiva”, no sentido de que há “atividades deste mundo” que, “de tão importantes que são”, podem consumir as vinte e quatro horas do nosso dia! E, nestes casos, se o dia tivesse oitenta ou duzentas horas, iria ocorrer a mesmíssima coisa!

“Orai em todo o tempo, e vigiai com toda a perseverança” (Efésios, 6: 18), diz a Bíblia! 

Este suposto “mundo material” é seu cativeiro, e não palco de realizações! Jamais o coloque à frente da Verdade! 

Enquanto ele ocupar todo o seu tempo, você poderá considerar-se o “filho pródigo”, citado por Jesus em sua parábola! Que ocorreu a ele? Distante do pai, vendo-se esvaziado de tudo, mesmo com o mundo inteiro à sua frente, somente uma saída pôde ele vislumbrar: retornar à casa do pai.

Quando alguém se vê em apuros, e encontra um ensinamento espiritual, dedica-se a ele com assiduidade e constância, esperando “resultados benéficos” em sua vida. E, quando eles acontecem, muitos se voltam novamente única e exclusivamente às atividades puramente terrenas, envolvendo-se por completo com todas elas, e, novamente, largando de meditar ou de fazê-lo com alma e de forma devida! 

Quando leem os artigos, fazem-no apressadamente, sem ponderar o sentido pleno dos temas abordados, a fim de “contemplá-los” eficientemente! E esta “dedicação”, inconstante e superficial, só serve para que possam dizer a si mesmos: “Hoje eu me dediquei!” 

Entretanto, não houve dedicação alguma, mas tão somente enganação! Com a mente voltada ao mundo, e às realizações materiais, apenas a suposta “personalidade” estava, aparentemente, em cena!

O estudo da Verdade requer dedicação verdadeira! A pessoa deve entender o que é “este mundo”, ou seja, que é um embuste formado de crenças falsas, sem quaisquer objetivos; e, principalmente, entender que o homem dele não faz parte! 

“Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (João; 17: 16), disse Jesus! 

E disse também: “No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo: eu venci o mundo” (João; 16: 33).

Estas duas frases, analisadas em conjunto, dizem-nos o seguinte: Permaneça consciente de que VOCÊ VIVE EM DEUS, que seu único objetivo é expressar espiritual e perfeitamente Deus! Você não é “personagem de ficção”; Deus é o seu “Eu”, o “Eu” que vence o mundo!

Quando isto for bem compreendido por alguém, a “PRÁTICA DA VERDADE” será sempre a prioridade em sua vida! Jamais será alguma atividade esporádica, ou algo a ser praticado quando “sobrar-lhe tempo”.




GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário