Translate

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

“Nascer De Novo”

 




Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”.

João, 3: 3.



Ao comentar os princípios da Verdade Absoluta com uma pessoa, ela me disse: “Todos os caminhos levam a Deus, você não acha?”. 

A própria pergunta já revela a sua disposição em permanecer acreditando naquilo que já vinha aceitando, sem demonstrar interesse algum em se amoldar aos princípios absolutos.

O estudo absolutista não é “caminho que leva a Deus”: é a revelação de que DEUS É TUDO, e que, portanto, não existem “caminhos a Deus”, no sentido de haver “alguém” que não seja, exatamente AGORA, o próprio Deus!

Há ensinamentos, como é o caso da Seicho-no-ie, que pregam a “ideia conciliadora harmoniosa” de se aceitar tudo como “caminho que leva a Deus”, explicando que cada um deve se conservar na religião tradicional de sua família, enquanto vai conhecendo a filosofia e aprendendo a colocar em prática o que a sua própria religião ensina. Desse modo, por ninguém se sentir pressionado a deixar de lado o que já vinha aceitando, este ponto de vista acaba agradando a muitos e sendo bem recebido. No meu entender, isso não funciona! A Verdade não faz acordos com crenças errôneas, e todas as religiões que eu conheço apresentam falhas que contradizem os princípios absolutos.

Há também ensinamentos, inclusive absolutistas, dizendo que “devemos deixar cada um em suas crenças de sempre”, apenas passando o ensinamento àqueles que se mostrarem inteiramente abertos a ele. Não concordo também com isso, uma vez que toda Verdade, uma vez dita, permanece como “semente” nos ouvidos de quem a escutou.

Joel S. Goldsmith fazia palestras abertas e em aulas fechadas. Quando fazia as abertas, dizia: “Ouçam o que é o ensinamento de O Caminho Infinito; caso alguém sentir ser o que buscava, é o ensinamento para ele, e caso não o sinta, não é!”.

Se formos analisar, há pontos de vista variados sobre esta questão, e, no meu caso, eu sempre levei em consideração o seguinte:

1-) Nada acontece por acaso; e 2-) vale o ponto de vista que acaba dando frutos na prática. 

Que quero dizer com isto? O primeiro ponto é que ninguém chega a me conhecer por acaso, seja pessoalmente, seja por meio dos livros, por meio de sites, blogs ou mensagens, etc.. 

E, como nada é por acaso, quem quer que me conheça, eu entendo que já possui abertura à Verdade da forma como eu a divulgo, mesmo que a própria pessoa ainda não tenha se dado conta disso naquele momento. 

E onde entra o segundo ponto? Na comprovação do primeiro ponto na vida prática, ou seja, muitos que se mostravam arredios e incomodados, por ouvirem as colocações radicais absolutistas, mostraram depois, no decorrer do tempo, que realmente tinham em si mesmos algum interesse por elas; assim, aplicaram de alguma forma o que haviam escutado, e tiveram os benefícios trazidos pelo ensinamento.

O que eu acredito ser fundamental é frisar com veemência a Verdade de que DEUS É TUDO, INCLUSIVE O HOMEM. Não importa o que a “mente carnal” pense sobre ela! Esta premissa básica anula a crença em “caminhos a Deus”, e anula também a crença no “tempo”. Desse modo, DEUS É TUDO, E DEUS É VOCÊ AGORA!

Diante destas afirmações absolutas, se você as aceitar com “coração de criança” e passar a meditar para reconhecê-las e se ver “identificado com elas”, de forma radical e absoluta, a Verdade estará sendo conhecida e você estará se vendo livre! 

Caso você as receba, e intente vivenciá-las sem abrir mão das antigas crenças em que vinha se apoiando, poderá, obviamente, fazê-lo, mas jamais encontrará textos meus aprovando esta atitude. Por quê? PORQUE O ENSINAMENTO ABSOLUTO É VOCÊ NASCIDO DE NOVO! VOCÊ SENDO DEUS CONSCIENTE DE SER O CRISTO! 

Qualquer ideia contrária, e retida na mente, só poderá puxá-lo de volta à ILUSÃO de existência humana!

“Sem nascer de novo o homem não pode ver o reino de Deus” (João, 3: 3), disse Jesus a Nicodemos, príncipe dos judeus. 

Este radicalismo é o que eu defendo e acredito deva ser passado, com incentivo para que seja adubado e muito bem cuidado, através de assíduas “contemplações da Verdade”.

DEUS É TUDO! SOMENTE ESTA VERDADE DEVE SER ACEITA! E ACEITA EXATAMENTE AGORA! 

Nenhuma outra crença poderá “conviver” com esta Verdade, assim como nenhum número, que não seja o “quatro”, poderá estar sendo aceito como “resultado para dois mais dois”.

A Verdade tem seu princípio exato! Absoluto! 

E alguém dizer que “todos os caminhos levam a Deus”, significa admitir que “há algo além de Deus”. NÃO EXISTE! 

DEUS É TUDO! INCLUSIVE VOCÊ!




*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário