Numa brincadeira infantil, era posta água gelada com pó de café em garrafa de Coca Cola, e a garrafa era deixada sobre a mesa, como se já estivesse consumida até a metade.
A partir daí, a ideia era esperar alguém aparecer com sede, provar, e dar um sonoro sinal de que havia descoberto a farsa, com o líquido de sabor horrível caindo-lhe pela boca! Que lhe causaria aquela triste experiência? Acreditar na APARÊNCIA de ser Coca Cola!
O que aqui deve ser observado, é o seguinte: quem preparou o trote também via a aparência, mas não acreditava nela, pois foi quem a preparou! Portanto, diante da “aparência preparada”, não poderia, tal pessoa, em momento algum, acreditar que o “pó de café com água” fosse realmente Coca Cola! Logo, uma coisa é “aparência”, e outra coisa, é “acreditar na aparência”.
Quem “acredita em aparências” é aquele que se ilude; quem “conhece a Verdade” sobre as “aparências”, mesmo frente a elas, sabe que “aparências”, de si mesmas, não o podem iludir!
O estudo da Verdade se resume nestes dois pontos:
1-) conhecer que Deus, em Sua perfeição permanente, é a Verdade onipresente, e,
2-) estar diante das “aparências”, entendendo-as como imagens completamente destituídas da Verdade.
Para isso, os “princípios espirituais” são expostos, conhecidos, e serenamente “contemplados”.
O papel real dos princípios é dar o “preparo”, para que alguém, diante das “aparências”, fique bem avisado de serem elas falsidades, e que, em vez de se apavorar, possa permanecer em sua paz interior, firmada na Verdade de que DEUS É TUDO! Seria como se a garrafa com o pó de café, preparada para enganar alguém, fosse mostrada antes a alguém, para que os dois ficassem “aguardando um terceiro” para ser enganado! A pessoa avisada também veria a suposta “Coca Cola; entretanto, graças ao prévio aviso, não seria iludido por aquela “aparência”. Saberia que sempre ali havia “ausência total” de Coca Cola.
Esta simples ilustração explica o “estudo da Verdade”, que não é meramente alguém ler e acreditar que DEUS SEJA TUDO, e, logo em, seguida, frente a qualquer APARÊNCIA de imperfeição, dedicar-lhe todo o seu envolvimento e endosso interno!
A ação hipnótica das “crenças coletivas”, ao lhe apresentar uma “imagem de imperfeição”, conta com o seu imediato apoio e endosso ilusórios! E, se VOCÊ entrar no esquema, verá quadros e mais quadros de falsidades desfilando em série, quando poderia tê-los evitado, assim que a primeira “aparência” deu o ar de sua graça!
A Bíblia diz que “Deus é socorro bem presente na hora da tribulação”.
Muita gente vê nesta frase só o sentido superficial, isto é, que “Deus nos socorre quando vemo-nos em apuros”.
O sentido absoluto é outro: AS TRIBULAÇÕES NÃO EXISTEM! SÃO APARÊNCIAS ILUSÓRIAS! FIRMADOS EM DEUS, O “SOCORRO” SURGE PELO RECONHECIMENTO INABALÁVEL DE QUE A VERDADE ESTÁ SEMPRE PRESENTE! É este o “treino diário” a que devemos nos dedicar com relação a este “mundo de aparências”.
As frases de Jesus, “buscai o Reino de Deus em primeiro lugar”, e “o príncipe deste mundo é o pai da mentira”, por certo, são bem conhecidas no meio religioso. Porém, não constam na Bíblia só para serem lidas!
Não acredite que “buscar o Reino de Deus em primeiro lugar” seja só para “momentos de meditação”. Saiba que “buscar o Reino, em primeiro lugar”, é uma ATITUDE DE CADA MOMENTO, quando este “momento” lhe apresentar uma “APARÊNCIA DE IMPERFEIÇÃO”. É neste momento que VOCÊ dirá, e a SI MESMO, se acredita que “água com pó de café” é Coca Cola ou é ilusão, isto é, se VOCÊ acredita que “APARÊNCIA FRAUDULENTA” É VERDADE, ou se acredita que DEUS É TUDO!
*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário