Translate

domingo, 14 de janeiro de 2024

“Nenhum Servo Pode Servir A Dois Senhores”


 


“Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar o outro, ou há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.
Lucas, 16: 13.


O interesse e dedicação pela Verdade deveriam ser as prioridades na vida de todos, uma vez que o Universo, revelado por todos os mestres, não é material e sim espiritual. Em vista disso, aquele que se voltar a estas prioridades estará, como recomendou Jesus, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus, ciente de que “as demais coisas” lhe vêm naturalmente por acréscimo.

“Conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está estabelecida em Ti” – diz a Bíblia (Isaías, 26: 3). 

Costumeiramente isso é entendido como alguém do mundo volvendo sua mente a Deus e buscando, com isso, ter paz interior. Mas o ensinamento requer, na verdade, um renascimento espiritual, ou seja, a “percepção consciente” de que Deus, sendo a Mente única, é a Mente real e ativa em todos os seres. 

Havendo a dedicação a esta Verdade, de que “Temos a Mente de Cristo”, naturalmente deixamos de “servir a dois senhores”, uma vez que a Mente de Cristo e a Mente de Deus são, em nós todos, a mesma.

A suposta “mente humana”, de si mesma, jamais será “uma com a Vontade de Deus”, por ser a expressão da “crença coletiva” de que vivemos em mundo material, que dependemos de dinheiro e bens materiais para viver, e que, isso tudo, nos vem do seu trabalho, de sua inteligência e, em muitos casos, de sua esperteza ou astúcia em lidar com o próximo, esperando tirar dele algum tipo de benefício. Domar esta mentalidade ilusória para amolda-la às verdades espirituais poderia ser uma ideia louvável, mas, resultados efetivos desta boa intenção não são costumeiramente comprovados na prática! 

Um empresário experiente comentou que há pessoas incorruptíveis, mas, logo depois, avaliou em cinco por cento a quantidade delas, enquanto a maioria, segundo ele, “teria o seu preço” para ser corrompido.

O suposto mundo material segue sempre nesse curso anticrístico, noticiado diariamente pela mídia, onde a intenção de lesar o próximo é denunciada e testemunhada sob as mais variadas formas!

O ponto de partida, para quem desejar estar em sintonia com a Verdade, é achar tempo para “orar e vigiar sem cessar”, tempo este que deve ser entendido como prioritário em sua vida, pois, com ele, poderá PERCEBER A MENTE QUE É DEUS SENDO A DELE! Desta percepção diária virá sua “proteção” diante “deste mundo”, se a ele surgirem oportunidades de “lucrar” ou “levar vantagem” indevidamente, seja com subornos, com venda de produtos adulterados, com mentiras, tapeações, ou seja com qualquer outra forma ilícita! 

Diante da informação dada pelo empresário, de ter encontrado, na vida dele, apenas cinco por cento de pessoas totalmente incorruptíveis, não será difícil imaginar que esta porcentagem é referente àquelas pessoas de moral construída por dedicação espiritual. 

As pessoas ignorantes e cegas para a Verdade pensam, em sua maioria, unicamente no lucro imediato e fácil, nos ganhos abusivos, mostrando, com estes ganhos, serem falsas, interesseiras, ambiciosas, avarentas e exploradoras.

Quando Jesus revelava que “um servo não pode servir a dois senhores”, diz a Bíblia que os fariseus avarentos ficaram zombando dele.  E ouviram de Jesus: “Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então, é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei” (Lucas, 16: 15- 17).

O que Jesus deixa claro é o seguinte: aquele que está buscando o Reino diretamente, fica livre das supostas “leis” da “mente carnal”; desse modo, a Mente divina estará conscientemente sendo a dele, e, desse modo, não se deixará levar às causas negativas dos supostos problemas deste mundo, que são a ganância, a avareza, o interesse desmedido por coisas materiais. Segundo as leis do mundo, todas estas causas geram seus efeitos correspondentes, mesmo que seus “autores” não entendam que a coisa funcione assim.

“A lei e os profetas duraram até João”, disse Jesus; “desde então é anunciado o REINO DE DEUS”.

“Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça”, pois, unicamente pela nossa identificação total com a Mente divina é que ficamos livres pela Graça e pela Verdade! A Mente de Deus, obviamente, é incorruptível!









*GRATIDÃO ETERNA AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário