Translate

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

SEGUNDO CAPÍTULO DO GÊNESIS - CRIAÇAO MENTAL: PROJEÇOES DE BEM E DE MAL





O segundo capítulo do Gênesis afasta-se radicalmente do primeiro, pois é um relato de uma criação mental, uma mente produzindo imagens mentais, não uma realidade exteriorizada, mas formas mentais em pensamentos; mentes aparecendo como pensamento, mutável como o tempo, pensamentos que nunca saem do reino da mente para adentrar no reino do Ser.



A verdade concernente a essa questão é que, quer achemos que dois vezes dois são quatro, quer não achemos, não podemos mudar o fato. 

Dois vezes dois SÃO quatro. Não há nada que se possa fazer a respeito. 



Seria assim mesmo que nós não o achássemos, porque o fato É. 

O nosso achar - pensar não pode tornar algo verdadeiro; mas, no silêncio interior, que é uma atitude de escuta, de aprendizado de Deus, na qual Ele faz soar a Sua voz, o coração derrete – desaparecem o pecado, a doença, as faltas – e Deus nos faz saber o que realmente É.

Apenas no reino do Ser estamos fora do pensamento, onde a realidade é. 

Haverá quem não tenha tido bons pensamentos, ou que não os tenha tido maus? 

Qual de nós não terá tido pensamentos agradáveis ou desagradáveis, saudáveis ou doentios, puros ou pecaminosos? Assim acontece porque os pensamentos gerados unicamente pela mente são sempre bons ou maus.

Essa criação mental não é obra do Espírito ou da Consciência, mas uma criação da mente carnal, dualista, feita da dicotomia, que pensa correta ou incorretamente, sem a Consciência de Deus como guia.

Todo o mundo sensorial, feito daquilo que podemos ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear, não tem existência a não ser como criação da nossa mente carnal, que por sua própria natureza e princípio é irreal, é inconstante, sem substância de suporte, com seus pensamentos que se alteram do bem para o mal e vice-versa.

A partir do momento em que compreendemos que o segundo capítulo do Gênesis descreve a ação da mente, temos a chave para a sua superação, para nos elevarmos para além da mente e do pensamento. 

Os pensamentos de Deus são os nossos pensamentos. 

Nós não temos a capacidade de pensar como Deus, mas quando a mente é transcendida para além do pensamento, e em nós se faz o Silêncio, Deus pode fazer soar Sua palavra através de nós.

Quando nos tornamos capazes de ir além do reino do pensamento, para a elevada esfera onde não se tem opiniões sobre qualquer coisa ou pessoa ser boa ou má, e temos o desejo de ser perfeitamente transparentes às instruções de Deus, Ele fala a nossos ouvidos; Ele nos mostra a realidade espiritual que existe ali onde há aparência humana, do “homem de carne” que “não pode agradar a Deus”.

Mas, nesse momento em que Deus fala, o “homem de carne” é transformado no Filho de Deus e volta de imediato para o Éden, onde, como filho de Deus, vive sob sua direção.

A crença em dois poderes é o que nos prende às alternâncias dos pares de opostos – harmonia e discórdia, pobreza e abundância, vida e morte, doença e saúde.

Na medida de nossa habilidade em permanecer centrados em nosso ser interior, descobrimos que só há um poder – que não é bem ou mal sob qualquer aspecto – e isso nos torna livres e nos traz a paz da compreensão.

O único demônio é o reconhecimento do bem e do mal, QUE PROJETA APARÊNCIAS DE BEM E MAL -  AMBAS SEM SUBSTANCIA  

Decidimos que algo é bom, e o é para nós, ou que algo é um mal, e também assim o será embora a verdade seja: “Não há nada que seja bom ou mau, é o nosso pensar que assim o faz”.

Livrando-nos dos pares de opostos, podemos parar a gangorra da mente humana, o que não é de fato tão difícil ou impraticável como parece.

Perguntaram-me muitas vezes: “Como posso parar de pensar?” 

E eu encontrei um modo. No momento em que posso olhar para uma pessoa ou condição, sabendo que não é boa e nem má, meu pensamento para e minha mente se aquieta. E isso é o seu fim, pois agora não emite pensamentos em que possa se fixar; não penso o bem e não penso o mal. Tudo o que sei é que É, e estou de volta ao centro do meu ser, onde está todo o poder.

Nossa mente não tem descanso quando pensamos a respeito das coisas ou pessoas, tanto em termos de bem como de mal, mas ela descansa quando abandonamos todos esses conceitos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário