Se, de um lado, há uma didática na explanação dos princípios espirituais, reveladores de que “o Homem é Deus, habitante permanente do Paraíso”, de outro, há a Verdade de que “a palavra mata e o Espírito a vivifica”.
Em outras palavras, quem aceita intelectualmente os “princípios revelados”, e recebe instruções para “neles permanecer”, o que precisa ser realmente “entendido” é o seguinte: esta permanência na Verdade não é uma obrigação exigida à suposta “mente humana”, mas sim uma rendição da mente humana no sentido de que a pessoa, imediatamente, reconheça ser IMPOSSÍVEL deixar de “permanecer nos princípios”.
Quem mal entende a exposição da Verdade é sempre a “mente ilusória”; é ela que tenta nos sugerir a ideia de que “temos de nos esforçar para permanecer na Verdade”.
Contudo, a Verdade não é “dever da mente ilusória”, mas sim “a manifestação eterna e consumada da Mente divina como cada Ser individual!’ Disto decorre o seguinte: o chamado “despertar espiritual” é uma ilusão!
DEUS É TUDO! A Mente divina, única, portanto, já É a Mente única de toda a Realidade! E já é “Mente Iluminada!”.
TUDO que Deus É, já está totalmente expresso como TODO PONTO DO UNIVERSO DE LUZ! Não há mais Deus ou menos Deus em parte alguma!
Por isso Jesus disse que “os pequeninos” entram no Reino dos Céus, enquanto “sábios e entendidos” FICAM sempre “batendo com o nariz na porta”.
Os “pequeninos” se veem cheios de júbilo, diante dos “princípios eternos” expostos a eles: “Eu Sou Deus! Tudo é Deus! Somos Um! Sou Luz do Mundo!” Tudo é Agora!
Esta “alegria da Alma”, aos “pequeninos”, é imediata! Isto porque os “princípios espirituais”, no caso deles, não enfrentam o “intelecto”: caem diretamente na “sintonia coração-coração”. Não encontram uma “inteligência” que diz: “Eu, um dia, estarei consciente destas Verdades!”
A Bíblia afirma: “os puros de coração verão a Deus”. Nunca isto significa “mente humana purificada”, através de “evolução” , “aprimoramento de estágios mentais”, ou “conscientização paulatina da Verdade”.
Antes, o significado é que não existe intelecto! E, se VOCÊ for um dos “pequeninos”, exatamente AGORA estará como “puro de coração”, por se admitir “SER ILUMINADO”, e, portanto, IMPOSSIBILITADO de “Despertar para a Verdade”; entretanto, se VOCÊ for um dos “sábios e entendidos”, continuará alimentando a MENTE QUE NÃO EXISTE, se irritando por não vislumbrar a Verdade que INTELECTUALMENTE aceita, e, dessa forma, se vendo como “fora da Mente divina, como “ramo cortado da Videira”, como “mortal com o dever de “aplicar princípios teóricos da Verdade, etc.
Aquilo que Deus É, é o que VOCÊ AGORA É! “SOIS DEUSES!” – se a Palavra de Deus lhe é dirigida! E, agora, somente ELA lhe é dirigida!
*GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário