Translate

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

"O QUE ERA DESDE O PRINCÍPIO"- 15 - “O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO”







“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.”

I JOÃO 5:19



Durante a sua pregação, Jesus Cristo ouviu dos escribas: “Ele está possesso de Belzebu; é pelo maioral dos demônios que expele demônios.”
E tiveram por resposta: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; e se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo, e está dividido, não pode subsistir; mas perece. Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa. Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens; os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não terá perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.”(Marcos 3: 22-29).


A Primeira Epístola de João, segundo suas palavras, foi escrita a fim de que saibamos que temos a Vida eterna. 

“Esta cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” (I João 5:13).

Vimos, anteriormente, que o “testemunho no céu” é maior do que o dos homens, dado pela unidade: Pai, Palavra e Espírito Santo. 

Jesus disse que “tudo será perdoado aos filhos dos homens”, menos as “blasfêmias contra o Espírito Santo”. 

O testemunho de Deus é o de que temos a Vida eterna. Tal testemunho, dado pela trindade Pai-Palavra-espírito Santo, está além da visão humana de existência. 

Aquele que blasfema contra o Espírito Santo é o “eu em ilusão”, aquele que é “deste mundo” das aparências, aquele que desconhece sua real identidade, que é divina, por desconhecer o testemunho que Deus dá de Seu Filho.


“Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.” (I João 5:19). 



Este versículo, em outras palavras, é um chamado para o Absoluto. 



Jesus disse que “se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode subsistir’. 



Em resumo, a dualidade “Reino de Deus” e “mundo das aparências” deve ser descartada! 



UNICAMENTE O REINO DE DEUS É REALIDADE!

O “testemunho de Deus” é o de que temos a Vida eterna, que está em Seu Filho. 

“Quando Cristo, que é a nossa Vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória”, disse Paulo em Colossenses 3:4. 

A Vida eterna não pode deixar de estar manifesta, caso contrário, não seria eterna. 

Além disso, esta citação deixa claro que Cristo é nossa Vida! Vida impessoal onipresente! 

O eterno é aquilo que sempre É! Aquilo que AGORA É! 

Quando o “eu ilusório”, aquele que blasfema contra o Espírito Santo, ou seja, a falsa identidade, é “condenado”, a Vida eterna é manifestada, ou melhor, é reconhecida como nossa vida atual.

Há correntes espiritualistas que falam em “vida após a morte”. Julgam que a vida humana, a vida supostamente vivida pelo “eu iludido”, é a vida real de cada um de nós, nesta chamada vida terrena. 

Quem partir do "referencial humano" estará negando o "testemunho de Deus"! 

Nenhuma Verdade absoluta será por ele admitida verdadeiramente! 

Já ouvi, de frequentador de igreja ortodoxa, frase citando "vida eterna" como "futura": 
"Quando eu entrar na vida eterna..."! 

Entretanto, “sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno”. (I João 5:19). 

Isto significa que o “mundo inteiro” está na ilusão, mergulhado na crença em mundo terreno, em vida "temporal", em "vida apartada de Deus"...

Quando a Bíblia, em Atos 17:28, diz que “Nele vivemos, nos movemos e existimos”, revela a Vida eterna de cada um de nós como a VIDA ATUAL, testemunhada por Deus. 

Nada fala de “vida terrena” ou de futura “vida espiritual”. 

A questão envolve um “despertar”! 

Um deixar de ver o que a mente humana nos mostra, para contemplarmos o que ela tenta nos ocultar: O REINO DE DEUS, AQUI E AGORA! 

Toda dualidade precisa ser abandonada AGORA, com vigor e decisão, fundamentados no "testemunho do céu", que é maior que o dos homens, caso pretendamos vivenciar as Revelações Crísticas trazidas por Jesus ou por seus apóstolos iluminados.

“Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte e por esse não digo que rogue. Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte.” (I João 5: 16-17). 

Como Jesus disse que “tudo será perdoado aos filhos dos homens”, não merecendo perdão somente aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, podemos concluir que esta “blasfêmia” é o “único pecado para morte”. Quem concederia ou não perdão ao pecador? Deus? 
Não! Jesus disse claramente: “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo o julgamento.” (João 5:22).

A Palavra de Deus é de libertação, nunca de condenação. Que julgamento cabe ao Filho? 

A separação do joio do trigo, isto é, a identificação de nossa identidade com o “testemunho de Deus”, quando reconhecemos que Cristo é a nossa Vida!

Por exemplo, ao dizer: “Não sou mais eu que vivo, Cristo vive em mim”, Paulo havia feito o “julgamento”. Decretou o fim de sua identidade ilusória, mortal e humana! 

O discernimento espiritual faz com que os princípios revelados sejam por nós vivenciados. 

O Reino de Deus é este Reino em que agora estamos todos. Uma ilusão de mundo parecia nos estar confundindo. 

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.” (João 5: 18-19). 

Estes versículos revelam que o maligno é NADA! Desse modo, eles revelam a ONIPRESENÇA e a TOTALIDADE DE DEUS, O BEM ABSOLUTO e PERMANENTE, “O QUE ERA DESDE O PRINCÍPIO”.


Este entendimento é o Renascimento espiritual, é a “vinda do Filho de Deus", a “descida do Espírito Santo”; é a percepção de que Pai, Filho e Espírito Santo são agora e eternamente UM. O "UM" QUE SOMOS! 

Este entendimento é que nos faz conhecer a Verdade, para que possamos dizer: “EU SOU”.

“TAMBÉM SABEMOS QUE O FILHO DE DEUS 
É VINDO, E NOS TEM DADO ENTENDIMENTO PARA 
RECONHECERMOS O VERDADEIRO; E ESTAMOS NO VERDADEIRO, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. 
ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.”

I João 5:20



Continua..>





GRATIDÃO AO MEU AMIGO DÁRCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário